🏀 Treinador espera que Neemias Queta continue em Sacramento
Bobby Jackson não tem dúvidas que o internacional português vai jogar na NBA em 2023-24 e fala do desenvolvimento que o poste do Vale da Amoreira mostrou nos dois anos na G League.
🚨 É recomendável abrir esta newsletter num navegador (clique no título) ou na app da Substack.
Para apoiar o projecto Borracha Laranja, considere tornar-se assinante pago. Para além das publicações gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos exclusivos para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análises vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
👑 Quetalândia: Treinador e colega de equipa destacam capacidade de trabalho de Neemias
Depois de entrevistas a jornalistas e adversários, a Federação Portuguesa de Basquetebol partilhou novos conteúdos sobre Neemias Queta. O treinador dos Stockton Kings, Bobby Jackson, elogiou o poste de 2,13 metros e disse estar convicto que Queta vai ficar no plantel de uma equipa da NBA, de preferência nos Sacramento Kings.
Vai ser um poste que oferece bloqueio direto, ressalto, desarme de lançamento e será uma âncora na defesa, quando chegar à NBA. O seu papel pode mudar um pouco, mas estamos a tentar acrescentar coisas ao seu jogo que permitam que atue com sucesso nos dois lados do campo.
O ‘front office’ e o treinador Mike Brown têm feito um trabalho fenomenal na avaliação de talento e vão olhar com seriedade para o Neemias este verão. Foi draftado pelos Kings, tem jogado bem e tem-se desenvolvido na G League. Temos muitos jogadores a ficarem livres no verão e foram investidos muitos recursos no desenvolvimento do Neemias, mas é preciso escolher as peças certas para a organização ter sucesso.
É um ser humano maravilhoso. Ama o jogo, é um excelente colega de equipa e o céu é o limite para ele. Faz tudo da forma certa e os colegas adoram-no. É muito treinável, joga e treina duro, e o seu carácter nunca está em questão. Vocês têm um tipo especial no Neemias Queta. E acredito verdadeiramente que é um jogador de NBA. Tenho quase a certeza que vai estar num plantel na próxima época – espero que seja nos Sacramento Kings -, porque é um verdadeiro talento.
Por sua vez, Wes Iwundu, colega de equipa do internacional luso na equipa de desenvolvimento dos Sacramento Kings, garantiu que Neemias tem uma ética de trabalho exemplar.
É fácil jogar com ele. Por ser muito grande, o Neemy limpa muitos dos nossos erros e torna o jogo muito fácil para nós. (...) Uma coisa que adoro no Neemy é que está sempre a trabalhar. Tudo o que faz nos jogos, ele já trabalhou nisso. E dá para ver quão bom jogador ele é.
Falamos muitas vezes, sobretudo sobre coisas fora do campo. Nunca hesito em responder e ele está sempre a fazer perguntas. (...) Isto é a nossa vida e a força mental ajuda a ultrapassar adversidades e pressões. Isso ajuda a levar a época avante e ver, no fim, onde nos leva.
Com a eliminação dos playoffs frente aos ainda campeões Golden State Warriors, em sete jogos, os Sacramento Kings colocaram um ponto final na época 2022-23 e Neemias Queta assinalou o momento no Instagram.
🇵🇹 Rúben Prey bicampeão de Sub18 em Espanha
Rúben Prey é bicampeão de Espanha no escalão júnior (Sub18). O Joventut Badalona derrotou o Real Madrid por 84-75 na final deste sábado e o poste português de 2,12 metros assinou uma boa exibição: 12 pontos, 8 ressaltos, 2 assistências, 1 roubo de bola e 1 desarme de lançamento. Na meia-final, Prey tinha somado 22 pontos e 19 ressaltos no triunfo sobre o Valência por 86-61.
No torneio feminino, a poste lusa Clara Silva foi uma das principais figuras do Unicaja, que encerrou a participação no campeonato júnior em 4.º lugar.
📈 A evolução ofensiva de Brandon Miller
No seu último vídeo no canal de YouTube do Borracha Laranja, Nuno Soares sublinha o crescimento de Brandon Miller, extremo versátil da universidade de Alabama apontado ao top-3 do draft da NBA deste ano.
📚 Mesa de cabeceira
Nas propostas desta semana, destaque para um artigo sobre a portuguesa Ticha Penicheiro, que transitou de lenda da WNBA para agente de jogadoras.
Outras sugestões:
📼 Steph Curry is far more than a shooter - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📝 What would failure mean for the super team Suns? -
(Gaming Society)📼 Why can't Phoenix attack Nikola Jokic's defense? - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📝 The stories of Joe Mazzulla: Why the intense, intelligent and hilarious coach is perfect for these Celtics - Stephen Noh (Sporting News)
🧮 Sopa de números
Wardell Stephen Curry II.
📱 Tweet da semana
📸 Bate-chapas
Bailado de Jayson Tatum.
🗓️ Marcado na pedra
7 de maio de 1995 | Reggie Miller, dos Indiana Pacers, marcou oito pontos nos últimos 16.4 segundos do jogo, numa vitória por 107-105 sobre os New York Knicks, no jogo 1 da meia-final da Conferência Este. Os Pacers acabariam por vencer a série em sete jogos.
☕ Conversa de café
No último episódio do podcast Bola ao Ar, o novo MVP da NBA, a "surra" das antigas aplicada pelos Celtics aos 76ers no jogo 2, e a antevisão de um escaldante jogo 2 entre Lakers e Warriors.
Na primeira edição da semana, a incrível exibição de Steph Curry no jogo 7 frente aos Kings e o início das meias-finais de conferência.