🏀 Semana de sonho para Rúben Prey
O português de 18 anos estreou-se a titular no Joventut Badalona em jogo da EuroCup e foi o atleta mais utilizado pelo treinador Carles Durán na última jornada da liga ACB, registando boas exibições.
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (Queta Report e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de jogadas e tendências)
💬 Participação em Q&As e salas de chat exclusivas
⭐ De não convocado a jogador mais utilizado em duas semanas
Rúben Prey viveu uma semana de sonho no Joventut Badalona. Depois da estreia pela equipa sénior do conjunto espanhol na EuroCup e na liga ACB, o poste português de 18 anos continuou a ganhar espaço no plantel do treinador Carles Durán e brilhou nas últimas três partidas da Penya.
Na mais recente, este sábado, voltou a ser titular e foi mesmo o atleta mais utilizado (34’13” minutos) na derrota do diante do Breogán para a ACB, mas a influência de Prey foi evidente: 12 pontos, 2 ressaltos, 2 assistências, 3 roubos de bola e 1 desarme de lançamento, e um box plus/minus positivo (+5).
“Os meninos tentaram, mas esforço não basta para vencer os jogos. Os jovens estão cada vez mais duros, Prey faz coisas inimagináveis aos 18 anos.” - Carles Durán (treinador Joventut Badalona)
“Jogar aqui aos 18 anos e com o campo cheio é muito complicado e serve para ele continuar a aprender.” - Albert Ventura
“Vejo o Prey muito envolvido no jogo. Ele comete poucos erros e isso é muito incomum para os jovens. Ele fez um ótimo jogo e quero parabenizá-lo.” - Pep Busquets
“Há muitos lesionados e tenho que dar um passo em frente. Estou muito feliz com a oportunidade que me foi dada.” - Rúben Prey
As declarações à Esports BDN mostram a confiança que treinador e colegas de equipa têm no português e espera-se que a aposta em Rúben Prey possa continuar, mesmo quando regressarem os lesionados Ante Tomić e Vladimír Brodziansky.
☘️ Quetalândia: Cada vez mais perto do regresso
Neemias Queta ainda não se estreou oficialmente pelos Boston Celtics, mas está cada vez mais perto de voltar a jogar. O jornalista Bobby Manning reportou este sábado que o português está já a fazer trabalho de campo, mas sublinha que a equipa treinada por Joe Mazzulla prefere não apressar o regresso de Neemias.
Em declarações à CNLS Media, num artigo que revela que a lesão de Neemias é uma fractura de stress, o poste luso mostrou-se esperançoso num regresso ao activo para breve e assegura que tem feito tudo o que está ao seu alcance para continuar a aprender, mesmo não podendo jogar.
(Pain) comes and goes. There are ups-and-downs, but I definitely feel like it’s trending the right way.
I’ll still get in the mix in practice. I’m trying to be with them on the road… I’m just trying to be cautious about it. Hopefully it’ll be a quick return within the next couple of days… it just depends on how it feels… how it recovers after days of harder work. We’ll go day-by-day and see how it goes. Hopefully it’ll be soon.
It sucks. You gotta be mature and we gotta be able to adjust to all the situations that come your way. I feel like this’ll be a year full of adversity, but at the same time, there’s stuff I gotta be able to deal with. I’m really not too concerned about it. I’m trying to stay locked in through the process, keep learning all the stuff I can besides just playing. I can watch, I can talk, I can listen… just trying to take advantage of opportunity, whichever way it comes.
Entretanto, os Celtics tiveram um gesto bonito, esta semana, ao colocarem as bandeiras de todos os países de origem dos jogadores e staff no topo do "The Auerbach Center", onde treina a equipa de Neemias Queta. Portugal também está representado.
Neemias tem estado em permanência com a equipa principal de Boston e, por estar lesionado, falhou também os dois primeiros jogos da época dos Maine Celtics, a contar para a Showcase Cup da G League.
A equipa afiliada aos Boston Celtics apresentou nas redes sociais o plantel para o arranque da temporada 2023-24 e, sem poder contar com o gigante do Vale da Amoreira, foi derrotada nas duas partidas efectuadas.
🇵🇹 Clara Silva dominante em Espanha
Depois de ajudar o Unicaja a subir ao segundo escalão espanhol, a poste Clara Silva continua em bom plano e assinou, esta semana, a melhor exibição desde que actua na LF Challenge.
A internacional portuguesa Sub18 registou 28 pontos, 13 ressaltos e 4 assistências no triunfo do Unicaja sobre o Boet por 73-68, na 9.ª jornada da prova.
A cumprir a última temporada na Europa antes de rumar à NCAA, Clara Silva foi entretanto apresentada oficialmente como futura jogadora da universidade de Virginia Tech.
📚 Mesa de cabeceira
A não perder no Substack:
Outras sugestões:
📝 Tyrese Maxey's new role as a lead guard, the next step in LaMelo's game and the genius of Draymond - Zach Lowe (ESPN)
📝 Finding a Role: Peyton Watson - Charlie Cummings (Swish Theory)
📼 The OTHER rookie unicorn - Thinking Basketball
📼 "I may have messed something up." | Shaq vs. Kobe, Part 3 - Secret Base
📼 Luka Doncic and the Mavs are Unstoppable on Offense - ben pfeifer
📼 The Minnesota Timberwolves Are Looking Scary... - Alex Hoops
📼 Is Scottie Barnes Taking the Leap? - Hoop Venue
🧮 Sopa de números
L.A. Clippers, clientes habituais de Luka Dončić.
📱 Post da semana
O árbitro internacional português Paulo Marques usou um microfone durante o jogo da Basketball Champions League entre Unicaja e Peristeri e o resultado é delicioso.
🗓️ Marcado na pedra
14 de novembro de 2006 | Peja Stojaković tornou-se no primeiro jogador da história da NBA a marcar os primeiros 20 pontos da sua equipa num jogo. O “atirador” sérvio estabeleceu um recorde dos New Orleans Hornets, ao concretizar 22 pontos no primeiro quarto. Stojaković marcou um total de 42 pontos nessa partida - recorde de carreira -, ajudando os Hornets a vencer os Charlotte Bobcats por 94-85.
🏆 Faz de contas
As nossas sugestões para a fantasy incluem um wing, um ballhandler e um big que brilharam nos jogos da última semana:
🔥 Ausar Thompson (DET): 12.0 PTS, 11.0 REB, 3.3 AST, 2.3 STL, 2.0 BLK
🔥 Jalen Suggs (ORL): 17.0 PTS, 46.7 3P%, 2.7 REB, 3.3 AST, 2.7 STL
🔥 Bismack Biyombo (MEM): 10.7 PTS, 60.0 FG%, 12.0 REB
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, João Dinis e Lucas Niven falam sobre os Philadelphia 76ers sem James Harden, os quentinhos Minnesota Timberwolves e o início titubeante dos LA Lakers.
E na primeira edição da semana, João Dinis e Ricardo Brito Reis falam sobre equipas com bons bases, equipas que não têm bases e equipas que andam a fazer experiências para a posição de base, e ainda do regresso de Ben Simmons.