🏀 Recuperação de Neemias Queta para breve?
Português integra comitiva dos Celtics para «road trip» de cinco dias e estará na fase final da recuperação da lesão no pé direito que o obrigou a falhar os últimos jogos da equipa de Boston.
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (Queta Report e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de jogadas e tendências)
💬 Participação em Q&As e salas de chat exclusivas
☘️ Quetalândia: Dores no pé direito adiam estreia de Neemias
Com os Boston Celtics invictos e a vencer jogos com alguma margem, só uma lesão poderia impedir que Neemias Queta tivesse uma oportunidade de jogar numa partida oficial em 2023-24. Infelizmente, foi isso mesmo que aconteceu e o poste português vai falhar, este sábado, o terceiro encontro seguido dos “verdes” com dores no pé direito, o mesmo onde sofreu uma reação de stress e entorse da cápsula metatarsal em julho passado, durante a Summer League de Las Vegas.
Depois das vitórias confortáveis frente a Washington Wizards (126-107) e Indiana Pacers (155-104), o conjunto treinado por Joe Mazzulla iniciou uma road trip que terá paragens em Brooklyn (4/11), Minnesota (6/11) e Philadelphia (8/11). Neemias viajou com a equipa, o que pode significar que, apesar da persistência das dores no pé, o regresso pode estar para breve. Ou que o português é visto, pelo menos para já, como elemento da equipa principal.
Depois dos três jogos na condição de visitantes, os Celtics voltam a casa e recebem três equipas em quatro noites, no TD Garden: Brooklyn Nets (10/11), Toronto Raptors (11/11) e New York Knicks (13/11). O primeiro back-to-back da temporada pode ser sinónimo de descanso para Al Horford e/ou Kristaps Porziņģis, o que abriria uma oportunidade na rotação interior de Mazzulla.
Entretanto, foi sem o poste luso que os Maine Celtics iniciaram o training camp com vista à estreia na Showcase Cup da G League, agendada para 10 de novembro. O rookie Jordan Walsh juntou-se à equipa afiliada aos Boston Celtics, tal como JD Davison e Nathan Knight, ambos com contrato two-way. Da equipa secundária faz parte, também, o veterano Tony Snell.
🇵🇹 Rúben Prey estreia-se na ACB e soma minutos na EuroCup
Rúben Prey tornou-se no 15.º português da história a jogar na liga ACB. O poste luso de 18 anos e 2,12 metros entrou em campo no decorrer do 3.º quarto do jogo entre Zaragoza e Joventut Badalona, e terminou a partida com dois pontos, dois ressaltos e uma assistência numa derrota por 83-113.
Depois de Travante Williams se ter juntado à lista de internacionais portugueses que passaram pelo principal escalão espanhol, há poucas semanas, agora foi a vez de Prey jogar os primeiros minutos na melhor liga doméstica da Europa, isto já depois de se ter estreado pela equipa sénior do Joventut na EuroCup.
Prey viveu o melhor momento da época esta semana, ao somar 2 pontos, 5 ressaltos, 2 assistências e 1 desarme de lançamento nos 19’53” minutos de utilização no triunfo do Joventut sobre os alemães do Hamburg, por 108-76, em que o internacional Sub20 teve desempenho positivo na defesa do pick & roll e nas leituras no ataque.
Por sua vez, Travante continua a ganhar espaço na rotação do Manresa e, esta semana, foi protagonista a dobrar no top-10 das melhores jogadas da semana da ACB: um desarme de lançamento a Evaldas Kairys, atlata de 2,07 metros, e uma assistência para alley-oop a finalizar um contra-ataque perfeito.
📈 Contagem decrescente para o regresso da NCAA
Os atletas portugueses que jogam no basquetebol universitário dos Estados Unidos voltam à acção esta semana e aqui, no Borracha Laranja, vamos dar-lhe todas as informações sobre as prestações das grandes promessas nacionais como Inês Bettencourt (UConn), Stanley Borden (Duke), Inês Vieira (Utah), Diogo Seixas (San Jose State), Ana Barreto (Ball State), Hugo Ferreira (Bryant) ou Sara Barata (Cleveland State), entre muitos outros.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 No James Harden, no problem: Tyrese Maxey is a one-cut running back -
📝 'He's Beethoven': How Nikola Jokic became the best passer in NBA history - Baxter Holmes (ESPN)
📼 The Victor Wembanyama era has begun - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📼 Big dog, little dog | Shaq vs. Kobe, Part 2 - Secret Base
🧮 Sopa de números
Wembymania.
📱 Post da semana
The Scream.
📸 Bate-chapas
O mesmo atleta. O mesmo pavilhão. Vinte anos de diferença.
🗓️ Marcado na pedra
5 de novembro de 1971 | Elgin Baylor, extremo dos Los Angeles Lakers, retirou-se após uma carreira de 14 anos e 846 jogos, que incluiu 23.149 pontos. Cinco anos depois, tornou-se membro do Hall of Fame.
🏆 Faz de contas
As nossas sugestões para a fantasy, esta semana, são dois jogadores atléticos que estão a subir de forma e que, na última semana, somaram bons números com eficácia assinalável.
🔥 Shaedon Sharpe (POR): 21.3 PTS, 48.2 FG%, 45.0 3P%, 5.5 REB, 3.0 AST, 1.3 BLK
🔥 Lonnie Walker IV (BKN): 15.7 PTS, 46.9 FG%, 3.0 REB, 3.0 AST, 1.3 STL
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, o arranque a meio gás dos Milwaukee Bucks e um debate sobre o jogador mais subvalorizado da liga.
E na primeira edição da semana, análise à troca que leva James Harden para os Los Angeles Clippers e reações exageradas à primeira semana de NBA.
Com o bom jogo do Kornet ontem, será que esta janela de oportunidade de início de época está a fechar-se?
Haverão outras e até esta foi de certa forma inesperada devido às boas exibições de um e más do outro da preseason mas se não fosse a lesão parecia que havia ali uma oportunidade de agarrar um espaço mais cedo do que esperado