🏀 Regresso de Kristaps Porziņģis rouba espaço a Neemias Queta
O letão voltou ao activo mais cedo do que estava previsto e os Boston Celtics têm todos os postes disponíveis pela primeira vez esta época, o que reduzirá a utilização do gigante do Vale da Amoreira.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Além da nossa newsletter de fim-de-semana e outras publicações gratuitas, disponibilizados conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, Q&As mensais, participação em ligas fantasy e acesso a salas de chat exclusivas.
Para uma experiência de leitura otimizada, faça download da app da Substack. Siga-nos também nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
☘️ Quetalândia: Kristaps Porziņģis voltou antes do previsto. E agora, Neemias?
Kristaps Porziņģis voltou a jogar esta semana, o que não acontecia desde 17 de junho, dia em que os Boston Celtics se sagraram campeões da NBA pela 18.ª vez na história da organização. Menos de seis meses depois, o poste letão voltou a pisar o parquet do TD Garden, para alegria dos fãs dos Celtics.
Para os adeptos portugueses, a notícia tem um sabor agridoce, especialmente por chegar na melhor fase da carreira de Neemias Queta. O regresso de Porziņģis inevitavelmente influencia a utilização do poste português, como ficou evidente na partida contra os Chicago Bulls, este sábado. Neemias jogou apenas 6 minutos e 35 segundos, após uma sequência de 13 jogos com uma média superior a 22 minutos por partida, sempre com tempo de jogo acima dos 13 minutos.
A boa notícia, no entanto, é que Neemias foi chamado a jogo durante esses 6’35”, assumindo o papel de terceiro poste na rotação, atrás de Porziņģis e do veterano Al Horford. Apesar de Luke Kornet e Xavier Tillman estarem disponíveis, o treinador Joe Mazzulla optou por Queta, deixando os outros dois bigs no banco em Chicago. Durante o seu tempo em campo, o poste luso somou dois ressaltos e fez uma bela assistência.
Embora seja previsível uma redução nos minutos de jogo, Neemias mantém-se optimista. O internacional português acredita que a rotação de postes dos campeões da NBA, composta por jogadores versáteis como ele próprio, Porziņģis e Horford, oferece aos Celtics um leque variado de opções.
Em declarações aos jornalistas no final de um treino, Queta afirmou que o regresso de Porziņģis traz uma nova dimensão à equipa, tanto na defesa como no ataque, e mostrou-se entusiasmado com a possibilidade de jogar ao lado do letão.
No entanto, se a temporada passada for referência, Porziņģis não tem sido o parceiro de frontcourt mais frequente para Neemias. Dados do site Cleaning the Glass mostram que, na época anterior, Joe Mazzulla utilizou Queta e Horford em simultâneo em 120 posses de bola, com um net rating de +14.9, enquanto a combinação Queta-Porziņģis foi usada em apenas 23 posses, resultando num net rating de -41.2.
Com base no volume de jogo e nos números de 2023-24, a dupla “Al Queta” parece ser a melhor aposta para Neemias continuar a dividir o frontcourt. Foi, de facto, ao lado de Horford que o português jogou os tais 6’35” em Chicago, num possível vislumbre de como poderá ser a sua utilização nos próximos jogos.
🇵🇹 Inês Vieira lidera Utah a vitória sobre #3 do ranking
Inês Vieira foi eleita para a All-Tournament Team do torneio Cayman Island Classic, da NCAA.
A base portuguesa de 21 anos destacou-se como uma das grandes figuras da competição, que terminou com a vitória da universidade de Utah sobre Notre Dame, terceira colocada no ranking nacional do basquetebol universitário norte-americano.
Vieira tem sido peça-chave no excelente início de temporada de Utah. Contra Notre Dame, registou o seu sexto jogo da época com 5 ou mais assistências, contribuindo para seis triunfos das Utes nesses encontros.
Esta temporada, Inês também alcançou um marco impressionante na NCAA ao superar as 400 assistências na carreira.
A BLACK FRIDAY também chegou ao Borracha Laranja e a oportunidade é imperdível! Se subscreverem a versão premium da nossa newsletter até ao final do dia de hoje, 1 de dezembro, beneficiam de 50% de desconto *para sempre*.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 The alien's right-hand man: How Stephon Castle is turning into the perfect Wembanyama sidekick -
📥 How To Read Off-Ball Screens Feat. Steph Curry & Buddy Hield -
📥 Keepie Uppie -
📥 Picking Cherries: Advanced Stats That Stand Out to Me - The Broken Press
📥 Rebounding Thresholds, Offensive Investment, and Separability -
📥 Bayern’s Basketball Symphony: Devin Booker Hits the Right Notes -
📝 ‘The Basketball 100’ GOAT Points: A new way to look at the greatest (players) of all time - John Hollinger (The Athletic)
📝 How NBA fines turn bad moments into good deeds -
(SB Nation)📝 Why Jalen Williams Is One Of The NBA’s Most Versatile Defenders - Jackson Frank (SportsCasting)
📝 OG Anunoby Is Indispensable To The Knicks’ Elite Offense - Ben Pfeifer (SportsCasting)
📝 Ime Udoka on What’s Fueling Houston’s Surprising Start - Michael Pina (The Ringer)
📝 Finding a Role: 2024-25 Introduction - Lucas Kaplan (Swish Theory)
📝 WNBA Mock Draft 1.0: Post-Lottery - Mark Schindler (They’ve Got Now)
📼 LaMelo Ball is Breaking All the Rules - Alex Hoops
📼 Why No One Wants To Pass To Rudy Gobert - BBallBreakdown
📼 Meet The NBA's Next Great Rim Protector - Hoop Venue
🧮 Sopa de números
📱 Post da semana
A BLACK FRIDAY também chegou ao Borracha Laranja e a oportunidade é imperdível! Se subscreverem a versão premium da nossa newsletter até ao final do dia de hoje, 1 de dezembro, beneficiam de 50% de desconto *para sempre*.
🗓️ Marcado na pedra
4 de dezembro de 1987 | Kareem Abdul-Jabbar viu a sua sequência de 787 jogos consecutivos a marcar 10 ou mais pontos interrompida em Milwaukee.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, a jogatana de Neemias Queta frente aos Los Angeles Clippers, o duplo confronto da Seleção Nacional com a Eslovénia na qualificação para o EuroBasket 2025 e muito mais.
Na primeira edição da semana, a recuperação dos Milwaukee Bucks, o momento das equipas de Los Angeles e os 50 pontos de LaMelo Ball.