🏀 Queta Report | Com a chegada de Xavier Tillman, o que acontece a Neemias?
Os Boston Celtics fizeram uma troca de jogadores com os Memphis Grizzlies e adicionaram um atleta que pode ter impacto na situação do português.
A menos de 24 horas do trade deadline, Adrian Wojnarowski fez tremer os corações dos adeptos portugueses, ao anunciar uma troca entre Boston Celtics e Memphis Grizzlies que leva o poste Xavier Tillman para Boston e lança dúvidas sobre o papel de Neemias Queta na equipa orientada por Joe Mazzulla.
Xavier Tillman é um poste baixo para a posição (2,03 metros) e está na sua quarta temporada na NBA - foi escolhido na 35.ª posição do draft anterior ao de Neemias, em 2020 -, mas já soma 207 jogos (3666 minutos) em fase regular e 18 jogos (340 minutos) em playoffs, pela equipa de Memphis.
Como se pode concluir por este gráfico comparativos entre Queta e Tillman, retirado do site Dunks & Threes, o novo reforço dos Celtics tem-se especializado como defensor e o seu contributo nesse lado do campo tem crescido à medida que a sua ainda curta carreira na NBA foi avançando.
Esta identidade defensiva foi destacada também pelo Martim Pardal, elemento do colectivo do Borracha Laranja, na rede social X/Twitter.
Para além de excelente defensor, Tillman é um bom conector no ataque, dá bons bloqueios e toma decisões acertadas quando procurado no short roll - é fácil vê-lo a ter sucesso no sistema dos Celtics -, como foi destacado neste vídeo de outubro passado de Ben Pfeifer.
No Queta Report que se segue (32’15” minutos), respondemos às seguintes questões:
Por que razões os Boston Celtics trocaram por Xavier Tillman, se pareciam demonstrar confiança em Luke Kornet e Neemias Queta?
Neemias terá menos oportunidades na equipa principal até ao final da fase regular e perde o seu espaço na rotação interior?
A conversão do contrato two-way do poste português para contrato standard é, agora, menos provável? Ou Neemias estará mesmo na porta de saída?
Os Celtics têm outras trocas ou mais adições em perspectiva até ao trade deadline ou no mercado buyout que possam enfraquecer ainda mais o estatuto do português?
Vamos às respostas.