đ Queta Report | A conversĂŁo do contrato de Neemias foi excepção Ă regra?
AnĂĄlise aos 246 «two-way» assinados nos Ășltimos dois anos, padrĂ”es das 30 equipas da liga na gestĂŁo deste tipo de vĂnculos e dificuldades do contexto que o poste portuguĂȘs encontrou em Boston.
A conversĂŁo do contrato two-way de Neemias Queta para contrato standard pelos Boston Celtics, nos Ășltimos dias da fase regular da temporada, levou-nos a questionar como se enquadraria o caso do portuguĂȘs no contexto da liga no que diz respeito Ă postura das 30 equipas da NBA em relação a contratos two-way.
Na globalidade das Ășltimas duas temporadas (2022-23 e 2023-24) , cada equipa da NBA contratou uma mĂ©dia de cerca de oito jogadores (quatro por temporada) com vĂnculos two-way. Desses oito por equipa, apenas um viu o seu contrato convertido para standard.
Eis alguns dados que a nossa pesquisa retornou:
Denver Nuggets e Orlando Magic foram as que assinaram menos jogadores two-way (5) e os New York Knicks a que assinou mais (14);
Denver Nuggets, Los Angeles Lakers e Utah Jazz foram as Ășnicas equipas a nĂŁo converter contratos two-way para standard nas Ășltimas duas Ă©pocas;
New York Knicks (71%), Philadelphia 76ers (55%) e Los Angeles Lakers (50%) registaram as maiores percentagens de jogadores two-way dispensados;
Memphis Grizzlies (43%) e New Orleans Pelicans (38%) foram as equipas com as maiores taxas de conversĂŁo de contratos two-way para standard;
32.9% dos jogadores com contrato two-way (81 de 246) foram dispensados [waived] durante o contrato;
Apenas 17.1% dos jogadores com contrato two-way (42 de 246) viram o seu contrato convertido para standard.
AnalisĂĄmos todos os 246 contratos two-way assinados nas Ășltimas duas Ă©pocas (via Spotrac, Basketball Reference e NBA.com), identificĂĄmos padrĂ”es das equipas da liga na gestĂŁo deste tipo de vĂnculos, fizemos o levantamento da utilização desses jogadores na NBA, e tentĂĄmos concluir se a conversĂŁo do contrato two-way de Neemias em contrato standard foi uma decisĂŁo expectĂĄvel ou pouco comum.
Neste Queta Report de 39â17â minutos, respondemos Ă s seguintes questĂ”es:
Quantos jogadores com contrato two-way em 2023-24 tiveram o seu contrato convertido para standard e quantos deles sĂŁo postes?
Que diferenças existem entre as equipas de topo e as mais frågeis da liga na gestão de jogadores com contrato two-way?
Dos jogadores com contrato convertido para standard, ao longo desta Ă©poca, Neemias estĂĄ entre os mais ou menos utilizados na NBA?
Dos jogadores com contrato convertido para standard, ao longo desta Ă©poca, quantos e quais mostraram qualidades para se fixarem na liga?
Considerando o contexto das respectivas equipas e o espaço na rotação dos plantéis, e comparando qualidades individuais dos jogadores, a conversão do contrato de Neemias era mesmo expectåvel?
Vamos Ă s respostas.
Muito boa, esta investigação e respectiva anålise. Deu trabalho mas valeu a pena para percebermos a dimensão do contrato do Neemias. Pelos vistos, o que aconteceu com ele é pouco frequente. O norrmal é contratos two-way darem em nada. Eu não tinha essa noção.