🏀 Portugueses conquistam Europa
Sete internacionais lusos espalhados pelo Velho Continente brilharam ao longo desta temporada, nas provas domésticas e nas competições europeias.
Apoie o projecto Borracha Laranja! 🏀 Para além da newsletter semanal e das publicações gratuitas, temos conteúdos premium, como a rubrica Queta Report, a secção de Análise vídeo, Q&As mensais e salas de chat exclusivas.
Se não quiser fazer o upgrade para uma subscrição mensal/anual, mas pretende apoiar o projecto com um donativo único, pode fazê-lo em Buy me a coffee.
☘️ Quetalândia: Mais um momento histórico para Neemias
Mais um degrau do trajecto histórico de Neemias Queta na NBA. O português somou os primeiros minutos da carreira em playoffs, com 2’58” no jogo 1 (2 PTS, 2 REB) e 4’58” no jogo 2 (1 REB) da meia-final da conferência Este entre Boston Celtics e Cleveland Cavaliers.
Foi mais um momento feliz para o poste internacional luso, que também recebeu uma boa notícia do lado de cá do Atlântico: a revista Sábado escolheu Neemias como um dos 20 jovens mais influentes de Portugal. O basquetebolista de 24 anos é um de apenas três desportistas da lista, ao lado do nadador Diogo Ribeiro e da futebolista Kika Nazareth.
📈 Scouting report: Ron Holland
Entendo que tenha uma maior amplitude entre chão e tecto e que ‘escolhas seguras’ como Zach Risacher possam ter prioridade, especialmente num fraco Draft de 2024 onde talvez os GMs queiram apenas sobreviver sem fazer asneira da grossa, mas o texano tem facilmente o tecto mais alto da classe, juntamente com Alex Sarr.
Ron Holland começou a temporada como a 1.ª escolha do draft mais ou menos consensual, mas caiu a pique na maioria dos draft boards e o fracasso do projecto G League Ignite não será alheio a esse tombo. No entanto, para o “nosso” Nuno Soares, as expectativas continuam lá em cima.
🇵🇹 Sete portugueses brilharam pela Europa
A época já terminou ou está a chegar ao fim na maioria dos campeonatos europeus e muitos portugueses estiveram em destaque ao longo da temporada. Nesta edição da newsletter semanal colocamos os holofotes nos sete nomes que mais impressionaram em 2023-24, no Velho Continente.
Travante Williams (Manresa)
34 jogos na ACB, em Espanha (17 minutos/jogo)
6.8 PTS, 3.1 REB, 1.3 AST
Travante Williams chegou à ACB e conquistou um lugar na rotação do técnico Pedro Martínez, muitas vezes como primeira opção a sair do banco. Num papel diferente do que teve nas equipas que representou em Portugal, o norte-americano naturalizado português destacou-se como um verdadeiro 3-and-D, recebendo elogios pelos excelentes desempenhos, em especial do lado defensivo.
Rúben Prey (Joventut Badalona / CB Prat)
19 jogos na ACB, em Espanha (12 minutos/jogo)
2.9 PTS, 2.9 REB
11 jogos na EuroCup (10 minutos/jogo)
2.5 PTS, 2.5 REB
16 jogos na LEB Plata, em Espanha (24 minutos/jogo)
11.8 PTS, 7.1 REB, 1.1 BLK
Entre ACB e EuroCup, Rúben Prey somou um total de 30 jogos ao mais alto nível, numa época de afirmação na equipa principal do Joventut Badalona. E sempre que foi chamado ao Prat, a grande promessa do basquetebol nacional provou que a LEB Plata já é demasiado pequena para ele.
Sofia da Silva (Gernika)
30 jogos na LF Endesa, em Espanha (26 minutos/jogo)
7.8 PTS, 5.0 REB, 1.0 AST
8 jogos na EuroCup Women (27 minutos/jogo)
7.6 PTS, 4.4 REB, 1.3 AST
A capitã da Seleção Nacional é um dos pilares do Gernika, que ficou a apenas uma vitória dos lugares de playoffs na Liga Endesa. Sofia da Silva assinou mais uma época consistente, quer a nível interno, quer nas competições europeias, e voltou a mostrar por que razão soma nove temporadas (não consecutivas) na competição de topo em Espanha.
Diogo Brito (Lleida)
33 jogos na LEB Oro, em Espanha (20 minutos/jogo)
8.1 PTS, 2.8 REB, 2.2 AST
Diogo Brito conquistou um lugar no cinco inicial do Lleida, que fechou a fase regular no 3.º lugar da classificação do segundo escalão espanhol e é uma das principais candidatas à subida à ACB. Seguem-se os playoffs e o extremo luso quer dar continuidade à boa fase que atravessa na carreira.
Clara Silva (Unicaja)
30 jogos na LF Challenge, em Espanha (25 minutos/jogo)
9.1 PTS, 5.1 REB, 1.5 AST, 1.2 BLK
Já comprometida com a universidade de Kentucky para 2024-25, Clara Silva deixou uma excelente imagem em Espanha. Depois de ajudar o Unicaja a subir à LF Challenge na época passada, a poste de 17 anos e 1,98 metros adaptou-se à maior fisicalidade do segundo escalão sénior do país vizinho e chegou a ser eleita MVP da 9.ª jornada da prova.
Ana Carolina Rodrigues (Namur Capitale)
25 jogos na Top Division, na Bélgica (29 minutos/jogo)
15.5 PTS, 3.9 REB, 3.3 AST, 1.8 STL
6 jogos na EuroCup Women (31 minutos/jogo)
10.0 PTS, 4.7 REB, 4.7 AST, 1.3 STL
Temporada de excelência de Ana Carolina Rodrigues que culminou no anúncio, nas últimas horas, da contratação da base portuguesa pelo Kangoeroes, campeão belga invicto. “Compal” foi eleita Jogadora da Semana em duas ocasiões e, no final da época, foi nomeada para a All-Belgian League Second Team.
Raquel Laneiro (Fjölnir)
25 jogos na Subway League, na Islândia (39 minutos/jogo)
23.3 PTS, 6.6 REB, 8.0 AST, 2.7 STL
Na Islândia, Raquel Laneiro terminou a época como a líder das assistências da liga e no top-2 em outros quatro rankings estatísticos: pontos por jogo, triplos marcados e tentados, e percentagem de lançamento de três pontos. É uma das principais candidatas ao prémio de MVP do campeonato do país nórdico.
👌 Triplo do canto | Ep. 15 - O voo duplo das “águias”
Nesta edição da rubrica áudio exclusiva para a newsletter do Borracha Laranja sobre basquetebol português, José Pedro Barbosa destaca a única imagem que interessa recordar do fim-de-semana em que se decidiu a edição 2023-24 da Taça Hugo dos Santos e, com a ajuda de José Volta e Pinto, sublinha uma época de basquetebol feminino marcado por reviravoltas.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
- |
📝 Victor Wembanyama is on the path to GOAT. So, why don’t we talk about it that way? -
(Yahoo! Sports)📝 Nikola Jokic and a forgotten basketball legend: Inside an MVP connection nearly 60 years in the making - Baxter Holmes (ESPN)
📝 Meet the mother of the only NBA-NHL brother tandem - James L. Edwards III & Max Bultman (The Athletic)
📝 The NBA’s One-Man Band Era Is Here - Kirk Goldsberry (The Ringer)
📝 The On-and-Off Debate About Luka Doncic - Howard Beck (The Ringer)
📼 Changing of the Guard - Pass The Rock, Season 2 (NBA)
🧮 Sopa de números
Nikola Jokić no clube dos 3x MVP.
📱 Post da semana
Paulo Marques, árbitro internacional português, em destaque na Final Four da EuroLeague Women.
📸 Bate-chapas
Dor(t) de crescimento.
🗓️ Marcado na pedra
17 de maio de 1995 | Jason Kidd e Grant Hill foram nomeados co-vencedores do prémio Rookie of the Year. Foi a primeira vez desde 1971 - quando Dave Cowens e Geoff Petrie foram nomeados co-vencedores - que dois jogadores partilharam o troféu Eddie Gottlieb.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, os primeiros minutos de Neemias Queta nos playoffs e a surra dos Oklahoma City Thunder na estreia da série frente aos Dallas Mavericks.
Na primeira edição da semana, os campeões Denver Nuggets encostados às cordas e a inspiração de Jalen Brunson na liderança dos New York Knicks.