🏀 O talento escondido de Neemias Queta
Poste dos Sacramento Kings está em Portugal para uns dias de férias e recebeu convite para realizar um desejo antigo: comentar um jogo da NBA na televisão.
🚨 É recomendável abrir esta newsletter num navegador (clique no título) ou na app da Substack.
Para apoiar o projecto Borracha Laranja, considere tornar-se assinante. Para além das publicações gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos exclusivos para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análises vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
👑 Quetalândia: Comentador por um dia
A convite da SportTV, Neemias Queta foi comentador de NBA por um dia. O poste, que quer terminar o curso de Comunicação na universidade de Utah State, está em Portugal para passar uns dias com a família e concretizou o sonho de comentar em directo uma partida da NBA. O internacional português de 2,13 metros esteve nos comentários ao jogo 4 da final da conferência Este, entre Miami Heat e Boston Celtics.
Enquanto não regressa a Sacramento para cumprir os últimos dias do atual contrato two-way com os Kings, Neemias tem aproveitado para assistir a vários jogos do basquetebol nacional, sem nunca descurar o treino diário que costuma realizar no pavilhão da SIMECQ, na Cruz Quebrada.
Estivemos no podcast The Kings Beat, do jornalista James Ham, para falar da evolução de Neemias Queta, do potencial encaixe do Sasha Vezenkov nos Sacramento Kings e dos desafios dos fãs europeus de NBA.
🏆 Uma Final Four para a eternidade
Queria tomar nota do aquecimento de equipa para pensar se faz sentido alterar algo do que as equipas que treino normalmente fazem: a que minuto entram em campo, como começam o aquecimento, que ordem seguem. Queria, mas várias vezes mudei o meu foco para as bancadas. A festa em vermelho tinha começado.
O Miguel Tavares foi assistir à Final Four da EuroLeague, na cidade lituana de Kaunas, e relata a experiência: os problemas com a organização, a festa dos adeptos gregos e - claro! - aquele lançamento incrível de Sergio Llull.
Ainda em Kaunas, o Miguel teve a oportunidade de ver ao vivo o prodígio português Rúben Prey, que brilhou num torneio internacional do escalão de Sub18.
🏆 Os “outros” Nuggets e 5 campeões que eram estreantes nas Finais
Seja qual for a equipa do Este que chegue à final, os Denver Nuggets partem como favoritos. E tenho a certeza absoluta que Nikola Jokić – vencedor do prémio de MVP nas Finais de Conferência a Oeste – seria o primeiro a dizer que isso nunca teria acontecido sem o contributo inestimável do elenco que o rodeia.
Depois de, no seu último artigo, ter elogiado Nikola Jokić, esta semana o Pedro Quedas destaca o elenco secundário do poste sérvio e sugere uma viagem ao passado para que os Nuggets possam tirar algumas lições.
📚 Mesa de cabeceira
A história do braço direito de Nikola Jokić.
Outras sugestões:
📝 A king’s ransom — the untold tales of the 2003 sneaker courtship of LeBron James - Aaron Dodson e Nick DePaula (Andscape)
📼 How good is Jamal Murray in the playoffs!? - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📝 Carmelo Anthony Is at Peace With His Retirement - Chris Herring (Sports Illustrated)
📥 Melo -
🧮 Sopa de números
À 29.ª é de vez.
📱 Tweet da semana
Most Improved Recruta.
📸 Bate-chapas
Poking the bear.
🗓️ Marcado na pedra
27 de maio de 1985 | Scott Wedman acertou quatro lançamentos de três pontos e 11 em 11 no total, ambos recordes das Finais da NBA, na vitória dos Boston Celtics sobre os Los Angeles Lakers por 148-114, no jogo 1. Os 148 pontos de Boston e 62 lançamentos de campo permanecem recordes das finais da NBA.
☕ Conversa de café
No episódio desta semana do videocast NBA na SportTV, debate sobre se os Boston Celtics têm capacidade para virar a final da conferência Este de 0-3 para 4-3 e a declaração de LeBron James sobre uma possível retirada.
No último episódio do podcast Bola ao Ar, as hipóteses dos Celtics virarem a eliminatória frente aos Heat, a “varridela” dos Nuggets aos Lakers e os rumores de final de carreira de LeBron James.
Na primeira edição da semana, as aparentemente resolvidas finais de conferência e Carmelo Anthony, que anunciou o final da carreira.