🏀 O que mostrou Neemias na G League?
Na semana em que estreou o documentário «Dream Big: Neemias Queta», olhamos para aquilo que o poste português fez nos primeiros quatro jogos ao serviço dos Stockton Kings, na G League. O António Dias juntou-se à nossa equipa e olhou em detalhe para os sinais positivos e os aspetos a melhorar por Neemias, num artigo absolutamente imperdível.
Esta semana temos, ainda, uma texto do Diogo Santos para ler com phones, um áudio exclusivo do Nuno Soares sobre uma futura estrela da NBA, o humor desconcertante do Picho Tenicheiro e as melhores dicas do Márcio Martins para a vossa fantasy, entre outros conteúdos preparados especialmente para vocês.
Obrigado a todos os que subscreveram a newsletter e pelo feedback que nos têm feito chegar. E muito obrigado pelos números redondos de 2000 seguidores no Twitter e 1000 no Instagram! Partilhem esta newsletter com os vossos amigos e ajudem-nos a fazer crescer a família do Borracha Laranja!
📋 O início esperado para Neemias?
O António Dias viu e reviu (e voltou a rever) aquilo que o português tem feito pelos Stockton Kings, na G League, tentando perceber o que Neemias já melhorou, o que se mantém e o que é preciso alterar no futuro. No artigo em baixo, podem ver o breakdown (com vídeos de apoio) de toda a atividade do poste luso nos primeiros quatro jogos na liga de desenvolvimento da NBA.
Os primeiros tempos de Neemias na G League — borrachalaranja.pt
📽️ Do Vale da Amoreira para o mundo
O documentário Dream Big: Neemias Queta, curta-metragem do projeto Betclic NXT, apresenta o basquetebolista português em todo o seu percurso e as dificuldades por que passou até chegar à NBA.
«Dream Big», o documentário que mostra o sonho de Neemias Queta (VÍDEO) — borrachalaranja.pt
🏀 Quetalândia: Lesão de Neemias não é grave
Mais uma semana, mais dois jogos de Neemias Queta pelos Stockton Kings na G League. Desta vez, uma derrota (82-103) e uma vitória (102-83) nas duas receções aos Agua Caliente Clippers.
Na equipa afiliada aos Los Angeles Clippers estava Serge Ibaka e o extremo/poste congolês naturalizado espanhol foi mesmo o principal «matchup» do poste português em ambas as partidas.
Apesar dos números mais modestos (10pts, 5reb, 1stl no primeiro jogo e 4pts, 5reb, 1blk no segundo encontro) em comparação com o duplo confronto com os Santa Cruz Warriors, Neemias fez o possível para ter impacto no jogo.
Pouco procurado pelos «ball handlers» dos Kings, o poste luso destacou-se sobretudo pela defesa a Ibaka, em especial no segundo jogo, em que o jogador dos Clippers marcou apenas um lançamento de campo e cometeu cinco turnovers.
Nota para a lesão do português, precisamente no momento em que fez a sexta falta pessoal. Neemias sofreu uma entorse ligeira num tornozelo, mas que não o impede de estar disponível para as próximas quatro partidas dos Stockton Kings, frente a Salt Lake City Stars e G League Ignite, entre 23 e 29 de novembro.
📝 Rúben Prey no segundo escalão espanhol
Rúben Prey deu mais um passo na carreira ao ser cedido pelo Joventut de Badalona ao C.B. Prat, da LEB Oro (segundo escalão espanhol). O internacional português de Sub16 começou a época na equipa sénior secundária do Joventut na Liga EBA (quarto escalão) e, em cinco jogos, somou médias de 9.6 pontos, 7.8 ressaltos e 1.8 roubos de bola, em quase 29 minutos de utilização. Com esta cedência ao C.B. Prat, Prey terá oportunidade de jogar a um nível superior, na competição imediatamente abaixo da Liga Endesa, considerada a melhor liga europeia por muitos analistas.
Depois de um U16 FIBA Challenger (prova que substituiu o Europeu em tempo de pandemia) em que brilhou com a camisola da equipa das quinas - médias de 17.0 pontos, 18.2 ressaltos, 2.0 roubos de bola e 5.2 desarmes de lançamento e uma referência como o melhor jogador interior avaliado por Mike Schmitz, da ESPN -, Rúben Prey dá, aos 16 anos, um grande salto na carreira.
Prey estreou-se pelo C.B. Prat no passado dia 9 de novembro, numa vitória sobre o HLA Alicante por 89-77. O poste luso de 2,07 metros entrou perto do final da partida e jogou cerca de quatro minutos, ainda a tempo de marcar um triplo.
🖊️ Mais duro, melhor, mais rápido e mais forte
Diogo Santos conta-nos a história de Julius Randle, extremo/poste dos New York Knicks, ao som de Daft Punk e Nas. Para ler com o volume bem alto.
A origem: Julius Randle — borrachalaranja.pt
🎧 Diário de Bordo | Draft '22 - episódio #1
Numa rubrica exclusiva para subscritores da newsletter do Borracha Laranja sobre os melhores prospects do draft de 2022, Nuno Soares fala de Paolo Banchero e não só.
📰 Britney dá a mão a Simmons, as borboletas de LeBron e a nova alcunha de Mobley
Na edição desta semana do Ball don't lie, o Picho Tenicheiro revela a inesperada relação de Britney Spears e Ben Simmons. Há, ainda, novidades sobre a saúde de LeBron James e a nova alcunha de Evan Mobley que promete andar de boca em boca.
Ball don't lie: #FreeBenSimmons — borrachalaranja.pt
🏆 Faz de Contas
NBA Fantasy por Márcio Martins
Se ainda não foram buscar o Dillon Brooks (19.3 pts, 3 res, 2.8 ast e 1 rb nos quatro jogos realizados desde que regressou da lesão), vão lá fazer isso e já continuamos.
Está?
Então, continuando: e o Josh Giddey, já foram buscar? O rookie australiano tem sido uma das revelações da temporada e um dos bases mais polivalentes (com certeza o mais polivalente disponível na vossa liga). A sua marcação de pontos pode ser irregular (e as percentagens de lançamento nos últimos tempos não têm sido nada famosas), mas, se conseguirem viver com isso, os contributos nas outras áreas podem mais do que valer a pena. Um base que faz quase 7 ressaltos (6.9 na temporada e 8.1 nas últimas duas semanas!), praticamente 6 assistências (5.9) e 1.1 roubos de bola pode dar um jeitão na vossa equipa.
🛏️ Sugestões de fim-de-semana
Esta semana, um podcast e um artigo.
Da autoria de um jornalista de Philadelphia, Mike Sielski, o podcast I Am Kobe desvenda quem era o teenager Kobe Bryant e inclui registos nunca ouvidos da lenda dos L.A. Lakers.
O artigo, assinado por Jonathan Tjarks, sublinha a genialidade de Kevin Durant, que tem sido dos poucos jogadores não afetados pela mudança de critérios de arbitragem na NBA.
I Am Kobe | Podcast on Spotify — open.spotify.com
How did Kobe Bryant craft the passion, the determination, and the strength to become a legend? This remarkable series reveals intimate, never-before-heard tapes of Kobe as a teenager, exploring his thoughts, his dreams, and his goals.
Kevin Durant Transcends the NBA Rule Changes - The Ringer — www.theringer.com
There are two story lines dominating this NBA season. One is the rule changes impacting some of the game’s best scorers. The other is how little those changes bother the game’s very best scorer.