🏀 O plano de Neemias Queta
Poste português campeão da NBA esteve em Lisboa e revelou aquilo em que está a trabalhar nesta «offseason» para expandir o seu jogo, para conquistar mais espaço na rotação dos Boston Celtics.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, oferecemos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e acesso a salas de chat exclusivas.
Siga-nos no X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp.
☘️ Quetalândia: Neemias define prioridades para a offseason
Neemias Queta, o primeiro português campeão da NBA, esteve nos últimos dias em Lisboa para participar em algumas acções promocionais e, em declarações à imprensa nacional, recordou o título conquistado pelos Boston Celtics e revelou o seu plano para esta offseason, para além das ambições individuais e colectivas para a próxima temporada.
O poste de 25 anos e 2,13 metros confidenciou que, mesmo contra a sua vontade, foram os responsáveis dos Celtics que o impediram de jogar na Summer League depois dos dois jogos inaugurais em que mostrou que o seu nível estava muito acima do que se viu em Las Vegas.
Neemias afirmou que, este verão, quer continuar a treinar o lançamento longo para estender o seu alcance em jogo, mas sublinhou que uma das suas prioridades é tornar-se cada vez mais versátil do lado defensivo, para aumentar as hipóteses de ter impacto dentro das quatro linhas.
O internacional luso acrescentou, ainda, que o objectivo dos Celtics é revalidar o título de campeões da NBA, embora saiba que a equipa de Boston terá um “alvo nas costas”. Quanto à Seleção Nacional, Neemias afirmou que tem as “malas feitas” enquanto espera pelo apuramento de Portugal para o EuroBasket 2025.
Numa passagem pelos estúdios da SIC Notícias, o gigante do Vale da Amoreira mostrou-se satisfeito com a evolução do basquetebol nacional e disse esperar que a sua história possa servir de inspiração para os mais jovens.
Neemias Queta segue agora para São Paulo, no Brasil, para várias iniciativas de promoção da modalidade, que incluem um encontro com o treinador de futebol português Abel Ferreira, do Palmeiras, e uma visita à ESPN, antes do regresso a Lisboa para a primeira edição do seu training camp.
📈 Crónica de uma viagem à Summer League
O “nosso” António Dias viajou até Las Vegas para marcar presença na Summer League da NBA e assume que ver jogos de basquetebol era a última das suas prioridades. Em artigo exclusivo para o Borracha Laranja, o cronista conta-nos tudo o que viu na cidade do pecado.
Nunca pensei estar a assistir a uma partida de basquetebol numa bancada a três cadeiras de distância do ex-árbitro Joey Crawford. Ou ver Ayo Dosunmu e Juwan Howard a chegarem ao casino numa noite de quinta-feira. E Udonis Haslem a gravar um programa para a ESPN num estúdio improvisado a meros metros de uma banca de venda de cachorros quentes e pipocas.
Para além da crónica, António Dias foi convidado do podcast Bola ao Ar e revelou mais alguns detalhes desta viagem inesquecível.
⭐️ Travante Williams muda-se para a Roménia
Terminou a aventura de Travante Williams na ACB. O internacional português de 31 anos foi anunciado como reforço dos romenos do CSM Oradea, depois de uma temporada no principal campeonato espanhol, em que somou médias de 6.9 pontos, 3.1 ressaltos e 1.3 assistências ao serviço do Manresa.
Travante reforça o finalista vencido das últimas duas edições do campeonato romeno e terá a possibilidade de jogar nas competições europeias, uma vez que o Oradea integra, à semelhança do SL Benfica, a fase de qualificação para a Basketball Champions League.
Com a mudança para a Roménia, e tal como antecipávamos na última edição semanal desta newsletter, a ACB perde todo o contingente português, depois da saída de Rúben Prey do Joventut Badalona para a NCAA e a não continuidade de Diogo Brito do promovido Lleida.
🇵🇹 Sub18 conquistam 7.º lugar da Divisão B
A Seleção Nacional de Sub18 masculinos assegurou a continuidade na Divisão B e encerrou a participação no Campeonato da Europa da categoria com a conquista do 7º lugar final. No adeus ao Europeu de Skopje, na Macedónia do Norte, Portugal bateu a Chéquia por 88-54.
Portugueses em destaque no Europeu de Sub18 (Divisão B):
• Nathan Noronha: 15.7 PTS, 54.8% 3P, 2.7 REB, 1.0 AST, 2.3 STL, 13.1 EFF
• João Pedro Panzo: 9.6 PTS, 6.4 REB, 2.7 AST, 1.9 STL, 10.3 EFF
• Apolo Caetano: 9.4 PTS, 2.9 REB, 3.0 AST, 1.9 STL, 9.0 EFF
🇵🇹 Pedro Bártolo no 5 ideal do Europeu (Divisão B)
Pedro Bártolo, basquetebolista do Basket Clube de Gaia, foi eleito para o cinco ideal do Campeonato da Europa de Basquetebol em Cadeira de Rodas (Divisão B), que decorreu em Saravejo, na Bósnia e Herzegovina.
A “estrela” da Seleção Nacional somou médias de 12.3 pontos, 2.8 ressaltos e 5.7 assistências e mereceu o reconhecimento da International Wheelchair Basketball Federation, no culminar de uma prova em que Portugal garantiu a manutenção.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Who are the best NBA dunkers? Who are the "worst" dunkers? -
📝 Air Jordan 39: Michael Jordan’s Most Involved Sneaker in Years (Boardroom)
📝 Dereck Lively II’s hard-won gravity -
(SB Nation)📝 USA Basketball is still an awkward fit at the Olympics - Louisa Thomas (The New Yorker)
📼 AJ Dybantsa Could Be the NBA’s Next Elite Scoring Wing - J. Kyle Mann (The Ringer)
📱 Post da semana
📸 Bate-chapas
Shai contra o mundo.
🗓️ Marcado na pedra
7 de agosto de 1992 | Os Orlando Magic assinam contrato com Shaquille O’Neal, que tinha sido escolhido com a 1.ª escolha do draft da NBA.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, o “nosso” António Dias fala da sua viagem a Las Vegas para assistir à Summer League da NBA.
E na primeira edição da semana, o arranque dos Jogos Olímpicos.