🏀 Derradeiro teste à «Heat Culture»
Em desvantagem por 1-3 nas Finais, os Miami Heat precisam de um milagre para virar a eliminatória frente aos Denver Nuggets. Será desta que um 8.º classificado consegue sagrar-se campeão da NBA?
🚨 GIVEAWAY 🚨
Queres ganhar uma jersey de Nikola Jokić? O Borracha Laranja e a Planeta Basket Store juntaram-se para te fazer esta assistência ao nível das do poste sérvio dos Denver Nuggets e 2x MVP da NBA.
Sabe como participar no post do Instagram:
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações/newsletters gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos exclusivos para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
❓ Participação em Q&As
🔒 O método e a loucura dos Heat
Muita da resiliência dos homens de Miami prende-se com algo que pode parecer um “cliché” mas é a mais pura das realidades: ninguém os equipara no que diz respeito à entrega. Os Heat podem perder jogos, mas nunca porque desistiram ou não deram tudo o que tinham. É fácil ser cínico e gozar com a atitude “pretensiosa” de se venerar a chamada «Heat Culture», mas ela existe.
Os Miami Heat mantêm vivas as esperanças de conquistar o troféu Larry O’Brien e, para isso, continuam fiéis a uma fórmula simples: criar as melhores condições possíveis para serem bafejados pela sorte. O Pedro Quedas garante que a “Heat Culture” não é fachada e lembra 5 underdogs que chegaram ao título.
👑 Quetalândia: Futuro de Neemias decide-se nas próximas semanas
Em contagem decrescente para o termo do contrato com os Sacramento Kings, Neemias Queta aguarda uma definição sobre o futuro. Os californianos só podem manter o poste português no plantel com um contrato standard e, na ressaca de uma época marcada pelo 3.º lugar da conferência Oeste e o regresso aos playoffs 17 anos depois, têm que decidir se Neemias é ou não um dos postes que querem ter na rotação interior para 2023-24.
O jornalista Tony Xypteras, do The Kings Herald, fez um balanço da segunda época de Neemias em Sacramento e defende que o melhor para o atleta luso é encontrar uma equipa onde possa jogar, sejam ou não os Kings.
Queta checks a lot of boxes the Kings need out of a backup center moving forward. In theory. Neemy is a very large man that moves surprisingly well. He can defend the paint better than anyone on the roster right now, so long as he isn't getting into foul trouble. He can rebound. His skill as a passer is high enough that Mike Brown could probably get away with running some of the same sets he's already running through Domantas Sabonis. The problem is that the Kings have shown no signs of giving him an NBA opportunity, and that makes it difficult to expect much out of him moving forward despite the G League tests he continues to ace.
He's reached the level of G League success where the likely best option for him is to find a rebuilding NBA team that can afford those bumpy developmental minutes the Kings can't. Neemy is an incredibly easy player to root for, and I'd like to see him get an opportunity to show the world what he can do on the biggest stage, for better or worse, here or elsewhere.
Sem grandes novidades sobre a situação dos outros jogadores de frontcourt que terminam contrato no final deste mês (Alex Len, Trey Lyles e Chimezie Metu), será interessante perceber o que vai fazer o general manager Monte McNair com as três escolhas do draft do próximo dia 22 de junho (#24, #38 e #58).
Até lá, ficam mais algumas imagens de uma temporada para mais tarde recordar em Sacramento, no novo episódio da série documental The Run, sobre os bastidores da Beam Team.
🇵🇹 Rúben Prey pretendido na Alemanha?
O português Rúben Prey, uma das jóias da “cantera” dos espanhóis do Joventut Badalona, estará a ser cobiçado pelo Ulm, clube alemão que jogou na EuroCup em 2022-23 conhecido pela aposta em jogadores jovens. A informação do interesse do Ulm em Rúben Prey foi avançada pelo jornalista grego Tolis Kotzias.
Por estes dias, Rúben Prey está na cidade italiana de Treviso, depois de ter sido convidado para participar no Adidas Eurocamp, um torneio que reúne jovens atletas apontados ao draft da NBA.
O poste de 18 anos e 2,12 metros integra a equipa Next Gen, treinada pelo finlandês Petteri Koponen e por Dell Demps, antigo jogador da NBA e atual membro do 'front office' dos Minnesota Timberwolves.
Lloyd Pierce, Dave Joerger, Alvin Gentry e Rajon Rondo são outros nomes que fazem parte do lote de treinadores de um campus que, em edições anteriores, contou com nomes como Goran Dragić, Lu Dort, Danilo Gallinari, Bogdan Bogdanović, Jusuf Nurkić e Jaylen Brown.
O convite a Prey surgiu na sequência das grandes exibições feitas no Adidas Next Generation Tournament, torneio de Sub18 organizado pela EuroLeague.
📈 Scouting report: Brandon Miller
Brandon Miller disparou para o top-3 do NBA Draft 2023 com uma brutalíssima temporada de caloiro em Tuscaloosa, projectando-se com o principal ‘plug-and-play prospect’ da classe, com uma rara conjugação de tiro, tamanho e versatilidade defensiva. (…) Mesmo sendo difícil de ver a trajectória super-estrela na carreira de Miller, ser-me-ia impossível considerá-lo menos do que o 5.º melhor prospect da classe. Extremos que driblam, passam e atiram são valiosíssimos.
Ameaça ser escolhido na 2.ª posição do draft, à frente de Scoot Henderson, e a sua versatilidade está a deixar os responsáveis dos front offices da NBA com água na boca. O Nuno Soares apresenta Brandon Miller, extremo da universidade de Alabama, no seu mais recente scouting report.
📈 Scouting report: Noah Clowney
Noah Clowney impressionou na sua única temporada de basquetebol universitário, vestindo o fato de macaco com gosto e correspondido em tudo o que lhe foi pedido, tornando-se essencial para uma das melhores equipas da NCAA em 22/23. O stock do jovem tem sido, ainda assim, algo volátil, flutuando entre o fim da lottery e o início da segunda ronda, com alguns avaliadores a realçar a falta de polimento no seu jogo e a ambiguidade posicional, tanto ofensiva como defensiva.
A um mês de celebrar o 19.º aniversário, Noah Clowney é um big versátil e produtivo que pode ser escolhido nas posições de lottery no draft da NBA do próximo dia 22. Nuno Soares assina o scouting report do extremo/poste que foi colega de equipa de Brandon Miller em Alabama.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📝 The Action That Turned the Nuggets Into a Juggernaut - Michael Pina (The Ringer)
📝 Six Degrees of Jeff Green - Rob Mahoney (The Ringer)
📼 Why supporting casts win championships - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📼 Erik Spoelstra pushes all the right buttons - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📝 2023 NBA mock draft: Best fit vs. best available for the first round - Jonathan Givony e Jeremy Woo (ESPN)
📼 Doris Burke On The NBA Finals, Covering LeBron vs. Steph Games, Jokic's Brilliance, and More - JJ Redick (The Old Man and the Three)
🧮 Sopa de números
Nos últimos 15 anos, quais foram as jogadas mais eficientes da NBA?
📱 Tweet da semana
📸 Bate-chapas
Uma vénia ao mais velho jogador de sempre a jogar numas Finais da NBA.
🗓️ Marcado na pedra
14 de junho de 1995 | Os Houston Rockets tornaram-se na primeira equipa com a 6th seed a ganhar um título da NBA, após uma vitória sobre os Orlando Magic por 113-101 no Jogo 4 das Finais. Os texanos tornaram-se também na primeira equipa da NBA a derrotar quatro adversários consecutivos (Utah, Phoenix, San Antonio e Orlando) nos playoffs que venceram 50 ou mais jogos durante a fase regular.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, o comediante Ricardo Maria é o convidado para falar do jogo 3 das Finais e dos rumores que dão conta da saída de Chris Paul dos Phoenix Suns.
Na primeira edição da semana, os dois primeiros jogos das Finais, a suspensão de Ja Morant e os rumores de que Kyrie Irving tentou recrutar LeBron James para os Dallas Mavericks.