🏀 O asterisco no novo contrato de Neemias Queta
Contrato standard assinado entre o poste português de 2,13 metros e os Sacramento Kings é parcialmente garantido e pode não ir além do «training camp».
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das newsletters gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
❓ Participação em Q&As exclusivos para assinantes
Os Sacramento Kings anunciaram, esta madrugada, a assinatura de um contrato standard com o português Neemias Queta. A notícia foi inicialmente reportada por James Ham na 𝕏, a rede social anteriormente conhecida como Twitter, mas o jornalista não adiantou pormenores sobre o novo vínculo do poste luso com a equipa californiana.
O Borracha Laranja confirmou junto de fontes da NBA que o contrato de Neemias Queta é um Non-Guaranteed Training Camp Contract. Ou seja, o internacional português vai receber, para já, uma verba para participar no training camp de pré-temporada. Caso faça parte do plantel dos Kings no dia do arranque oficial da época [opening day roster], garantirá uma verba adicional e, mais tarde, poderá mesmo ter o contrato totalmente garantido e receber o valor na totalidade.
O site CapSheets.com, do analista Yossi Gozlan, fala de um vencimento anual estimado a rondar os 2 milhões de dólares e, embora os valores possam ser diferentes, os Kings terão oferecido a Neemias um contrato com uma estrutura idêntica ao que assinaram com Nerlens Noel (ver Contract Notes na imagem em baixo).
O objectivo será dar uma oportunidade a Queta e Noel de lutarem pela vaga de 4.º poste da rotação interior da equipa treinada por Mike Brown, partindo atrás de Domantas Sabonis, Trey Lyles e Alex Len, todos com contrato totalmente garantido para 2023-24.
Se a ideia do front office e da equipa técnica dos Kings é fazer uma espécie de casting a Neemias Queta e Nerlens Noel por uma única vaga no plantel, isso significa que pelo menos um deles deve ser dispensado [waived] antes do início da temporada e tornar-se-á jogador livre sem quaisquer restrições [unrestricted free agent].
Nas redes sociais, muitos fãs portugueses têm questionado se uma troca de Neemias é uma possibilidade real no imediato [sign-and-trade], depois da assinatura de contrato standard e na sequência das notícias do interesse de outras equipas da NBA no português. No entanto, convém sublinhar que, se o contrato de Neemias for idêntico ao de Nerlens Noel, o gigante do Vale da Amoreira não poderá ser trocado até 15 de dezembro de 2023.
Em suma, Neemias Queta tornou-se no primeiro jogador português da história da NBA a assinar um contrato standard com uma equipa da liga norte-americana, mas só haverá motivos para festejar se ficar, de facto, no plantel e isso só vamos saber depois do training camp do próximo mês de setembro.
Ler isto e acabar na foto do Ricardo com o menino da lágrima diz tudo sobre o que estou a sentir... 😓