🏀 Neemias reencontra James Wiseman e Scoot Henderson
Com quatro jogos em sete dias, esta é uma semana importante para a afirmação do poste português frente a duas das principais figuras da G League.
👑 Quetalândia: Duelos com James Wiseman e Scoot Henderson
Neemias Queta volta a jogar este sábado pelos Stockton Kings, na G League. Depois de mais de uma semana sem jogos para a equipa afiliada aos Sacramento Kings, o português tem quatro partidas nos próximos sete dias: três frente aos Santa Cruz Warriors, de James Wiseman (26 de novembro, 2 e 3 de dezembro) e uma contra os Ignite, de Scoot Henderson (30 de novembro).
Após um arranque de temporada com bons números (médias de 16.7 pontos, 7.7 ressaltos, 2.7 assistências e 2.0 desarmes de lançamento), estes próximos jogos servirão para colocar o poste luso debaixo dos holofotes, diante da 2.ª escolha do draft de 2020 e da mais que provável 2.ª escolha do draft de 2023.
Na época passada, James Wiseman voltou de lesão prolongada num jogo contra os Stockton Kings e foi recebido por uma comissão de boas-vindas portuguesa de 2,13 metros de altura e 2,24 metros de envergadura.
O jogo frente aos Ignite, na próxima quarta-feira, realiza-se precisamente um ano depois de uma das melhores exibições individuais de Neemias na época passada. Na altura, o poste somou 23 pontos e 14 ressaltos… contra os Ignite.
Fast forward para esta época e, para além dos números mais simples, há vários registos estatísticos do português que devem ser sublinhados, apesar da curta amostra. Dos 78 jogadores com 6+ jogos e 30+ minutos por jogo na G League, Neemias é o mais eficaz (71.4%) e o único acima dos 70%, à frente de Luka Garza (69.6%) e Jay Huff (68.1%). E na defesa é o 2.º em “abafos” por jogo (2.0), 3.º em Defensive Rating (99.8) e 8.º em Defensive Win Shares (0.163).
🎧 Neemias Queta report #10 - PATREON
No mais recente Neemias Queta REPORT, em exclusivo para patronos Hall of Famer no Patreon do Borracha Laranja, analisamos as métricas avançadas do português nos primeiros 6 jogos da G League e que comprovam os bons desempenhos nos dois lados do campo.
Para além dos números, falamos das assistências “roubadas” a Neemias nas folhas estatísticas, dos sucessivos DNP-CD de Richaun Holmes e Alex Len na equipa principal e de uma mensagem de Mike Brown no início da época.
Cliquem no botão em cima para saberem como se podem tornar patronos e quais são os benefícios dos tiers disponíveis. O vosso contributo é essencial para o crescimento do projeto. E muito obrigado pelo incrível feedback que nos têm deixado nas redes sociais!
Também no Patreon, mas para todos os patronos, fizemos um balanço do primeiro mês da fase regular da temporada da NBA, com destaque para os Sacramento Kings, Shai Gilgeous-Alexander, a corrida aberta ao prémio de MVP, uma estranha declaração de Kevin Durant, os melhores e piores 5 iniciais da NBA, e a possível expansão da NBA para o México.
🇵🇹 André Cruz de regresso, Beatriz Jordão quase
Ainda do lado de lá do Atlântico, na NCAA, André Cruz estreou-se finalmente na Division I pelos Incarnate Word Cardinals, depois de recuperar de duas cirurgias a um dedo da mão direita. E estreou-se com estrondo.
Infelizmente, o internacional português Sub20 caiu em cima da mão operada no decorrer da partida e deve falhar mais alguns jogos da universidade texana. Por sua vez, Beatriz Jordão está muito perto do regresso à competição. Afastada dos campos desde abril devido a uma lesão numa perna, a poste de 1,91 metros deve voltar a jogar pelas Iowa State Cyclones ainda esta semana.
Deste lado do oceano, o Benfica conseguiu uma vitória histórica na Basketball Champions League, na deslocação ao pavilhão dos espanhóis do Manresa, finalista vencido da última edição da principal prova da FIBA. A título de curiosidade, o MVP da Champions League em 2021-22 foi Chima Moneke, agora colega de Neemias Queta nos Sacramento Kings.
📼 O sucessor de Gregg Popovich e o futuro dos San Antonio Spurs
Bruno Passos, beat reporter dos San Antonio Spurs, falou sobre a rotina de um jornalista que acompanha diariamente uma equipa da NBA, num exclusivo para o canal de YouTube do Borracha Laranja. Nesta conversa, falámos das dificuldades em fazer perguntas a Gregg Popovich, dos candidatos à sucessão do mítico treinador, do desenvolvimento de jovens como Keldon Johnson, Devin Vassell e o ‘rookie’ Jeremy Sochan, e do que significaria para os Spurs ter a oportunidade de draftar o francês Victor Wembanyama.
📝 É este “o” ano de Luka Dončić?
Dončić assume-se, cada vez mais, como um sério candidato ao MVP da temporada regular. Até agora, o maior entrave tinha sido a sua incapacidade para chegar em forma física adequada ao arranque da época. Luka tem terminado sempre bem as temporadas – incrivelmente bem, diga-se – mas os arranques têm sido um pouco coxos. Mas este ano tudo mudou.
Esta semana, o Pedro Quedas escreve sobre as expectativas para a quinta época de NBA de Luka Dončić e relembra cinco dos melhores arranques de temporada que a liga norte-americana já viu por jogadores que nunca conquistaram o prémio de Most Valuable Player.
No Twitter, o Nuno Soares deixou notas sobre dois prospects da NCAA: Dariq Whitehead, de Duke, e Trevon Brazile, de Arkansas.
E, na Europa, Victor Wembanyama continua a encantar.
Na semana do Dia de Ação de Graças, nos EUA, o Picho Tenicheiro foi à procura do jogador da NBA que mais gosta desta época festiva.
📚 Mesa de cabeceira
📼 Stephen Curry On Building The Warriors Culture, Battling LeBron & Kyrie, Changing The NBA & More - JJ Redick / The Old Man and The Three
📼 Luka’s old school strategy that’s driving teams mad - Ben Taylor / Thinking Basketball
📼 The Boston Celtics Have The Best Offense In NBA History -
📝 An NBA podcaster quit his job to play pickup hoops around the world - Ben Golliver / The Washington Post
📝 The birthplace of basketball analytics: Before the chaos of NBA Twitter, one message board quietly kicked off a stats revolution - Stephen Noh / The Sporting News
📼 Victor Wembanyama Is Something That We Cannot Comprehend - J. Kyle Mann / The Ringer
📼 Victor Wembanyama: The Best Prospect Since Lebron & Future Of Basketball - Esfandiar Baraheni / sdpn
🧮 Sopa de números
57 anos depois, os Cincinnati Royals estão de volta.
📱 Tweet(s) da semana
Uma thread maravilhosa de Todd Whitehead sobre o filme mais visto em todos os Natais, as reações de Jose Alvarado e Ramona Shelburne ao deslize do guarda-redes português Diogo Costa nos descontos do jogo contra o Gana, e os Kangz.
🗓️ Marcado na pedra
5 de dezembro de 1987 | Os San Antonio Spurs retiraram o #44 de George “The Iceman” Gervin.
☕ Conversa de café
Na edição desta semana do videocast NBA na SportTV, o Ricardo Brito Reis, o Miguel Minhava e o Luís Avelãs falaram da loucura no Oeste, da corrida ao prémio de MVP e de equipas que têm que decidir que rumo a tomar.
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, João Dinis e Lucas Niven falam sobre os surpreendentes Indiana Pacers, a quebra dos Miami Heat, a ascensão dos Los Angeles Clippers e o mercado.
E no primeiro episódio da semana do podcast Bola ao Ar, João Dinis e Ricardo Brito Reis analisam o arranque de temporada de Luka Dončić e o que valem estes Dallas Mavericks, e as primeiras candidaturas a prémios individuais.