🏀 Neemias Queta, rei da eficiência na G League
Poste português de 2,13 metros foi o líder do ranking de eficiência na G League, a liga de desenvolvimento da NBA, ao serviço dos Stockton Kings.
Apenas esta quinta-feira, 30 de março, estamos a oferecer um desconto de 38% para novos subscritores pagos, numa homenagem ao máximo de carreira de Neemias Queta. Com esta promoção, podem ter acesso aos conteúdos premium por apenas €2,33/mês (~8 cêntimos/dia):
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análises vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
Neemias Queta está a terminar o segundo ano enquanto profissional nos Estados Unidos e, em 2022-23, consolidou o seu estatuto como um dos mais eficientes jogadores da G League, a liga de desenvolvimento da NBA.
Somando todos os jogos da Showcase Cup e Regular Season, o internacional português disputou 45 partidas oficiais pelos Stockton Kings (em comparação com os 23 de 2021-22) e melhorou em quase todas as estatísticas individuais.
Médias 2022-23 (vs. 2021-22)
17.7 pontos (16.0)
8.7 ressaltos (8.5)
2.8 assistências (1.4)
0.9 roubos de bola (0.8)
1.9 desarmes de lançamento (2.0)
68.4% lançamentos de campo (59.4%)
70.3% lances livres (66.2%)
28.8 minutos (27.7)
O site Basketball Reference coloca Neemias no top-10 de 15 rankings estatísticos na fase regular da edição 2022-23 da G League, com destaque para a liderança em duas métricas avançadas, entre mais de 300 jogadores elegíveis.
O poste luso foi o melhor jogador da fase regular da prova em True Shooting Percentage (TS%), uma métrica ajustada para ponderar o valor dos triplos e dos lances livres na eficiência global de um jogador, e em Player Efficiency Rating (PER), uma fórmula que soma as contribuições positivas e subtrai as negativas para retornar um valor por minuto do desempenho de um jogador.
Neemias foi, ainda, 2.º em toda a G League em Win Shares e Win Shares Per 48 Minutes, métricas atribuídas aos jogadores com base no seu ataque, defesa e tempo de jogo. Em suma, o poste de 2,13 metros confirmou aquilo que prometeu no início da época e dominou nos dois lados do campo.
Pior matchup possível para os Stockton Kings no arranque dos playoffs?
Os Stockton Kings estreiam-se nos playoffs da G League na madrugada de quinta para sexta-feira (3h00, SportTV). Isentos de participar na 1.ª ronda por terem terminado a fase regular com o melhor registo da liga (25 vitórias e 7 derrotas), os Kings ficaram a saber na última noite que os primeiros adversários nos playoffs serão os Sioux Falls Skyforce, equipa afiliada aos Miami Heat.
Os playoffs da G League são jogados em sistema de jogo único (“mata-mata”) até às Finais, que se disputam numa série à melhor de três. Na 1.ª ronda, os Sioux Falls Skyforce (5.º da conferência Oeste) venceram os Salt Lake City Stars (4.º) por 115-107, fora de casa. Agora, os Skyforce visitam os Kings em Stockton, já que o conjunto onde alinha o português terá “vantagem casa” durante todos os playoffs.
Os Kings encerraram a fase regular em grande forma, com 11 vitórias nos últimos 12 jogos, mas a única derrota sofrida nesse período foi precisamente frente aos Skyforce. De resto, a equipa afiliada aos Miami Heat venceu os dois jogos frente a Stockton esta temporada e, com vários atletas com experiência de NBA, provou ser um dos matchups mais complicados para os Kings.
Nos dois jogos diante Sioux Falls em 2022-23, Neemias somou médias de 10.0 pontos (50% FG), 9.0 ressaltos, 2.0 assistências e 1.5 abafos, abaixo dos valores da temporada. Com uma rotação interior que incluiu, ao longo da época, o sérvio Nikola Jović e o turco Omer Yurtseven, o poste mais utilizado nos jogos mais recentes tem sido Orlando Robinson.