🏀 Neemias Queta recebido na Casa Branca
Basquetebolista português de 25 anos viveu momento único na carreira ao ser recebido, juntamente com os Boston Celtics, pelo presidente dos EUA, Joe Biden, em Washington.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, oferecemos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e ligas fantasy, e acesso a salas de chat exclusivas.
Siga-nos no X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
☘️ Quetalândia: Visita à Casa Branca para esquecer momento menos bom
Treze é mesmo número de azar para Neemias Queta. O poste português de 25 anos e 2,13 metros viu interrompida uma série de 13 jogos consecutivos pelos Boston Celtics, incluindo cinco como titular, ao não sair do banco de suplentes na recepção vitoriosa aos Minnesota Timberwolves, este domingo.
A decisão do treinador Joe Mazzulla de deixar Neemias fora da rotação surgiu após duas exibições menos conseguidas frente a Cleveland Cavaliers e Washington Wizards. Nessas partidas, o gigante do Vale da Amoreira registou pela primeira vez na temporada uma eficácia de lançamento inferior a 50% e somou os seus piores box plus/minus da época: -15 e -10.
Um dos motivos para estes desempenhos foi a exploração constante dos bases adversários em situações de isolamento a partir do perímetro. É que, de acordo com
, da newsletter The F5, Neemias Queta é o poste da NBA que passa uma maior percentagem do tempo a defender bases.A insistência de Joe Mazzulla num esquema de trocas coloca três postes dos Celtics no top-6 do ranking da imagem acima, e as dificuldades são mais óbvias para um jogador ainda em desenvolvimento, como é o caso do português. Talvez para o proteger, o técnico optou por não o utilizar com os Timberwolves, que têm Rudy Gobert, Naz Reid e Julius Randle como bigs.
A hipótese de voltar a um papel de menor protagonismo tinha, de resto, sido sugerida por
numa das mais recentes edições da newsletter The Celtics Chronicle, inteiramente dedicada a Neemias:Perhaps now is the time to go back to using Neemy as an impact guy, playing 5-12 minutes off the bench when the Celtics need an energy boost in the middle of the floor. Al Horford and Kornet are a good enough tandem to keep the Celtics pushing forward until Porzingis returns. Xavier Tillman can also provide some physicality and versatility around the perimeter, too.
That means Neemy can go back to developing behind the scenes, where there’s less pressure and less expectation. I get that Mazzulla is putting him in a position to sink or swim, and that will ultimately force growth. However, it’s important to remember that contending teams are rarely in the player development business—at least not as part of their main roster.
Apesar da fase menos positiva em campo, Neemias viveu esta semana um momento especial na sua ainda curta carreira. O plantel dos campeões da NBA foi recebido na Casa Branca pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, numa cerimónia que antecedeu o jogo frente aos Wizards.
🇵🇹 Francisco Amarante: “Para chegar à ACB, tenho que mostrar o meu valor”
Percebi que a intensidade e o aspeto mental são fundamentais, além do talento. Decidi sair da zona de conforto no FC Porto para dar este passo. (…) Para mim, a parte mental trabalha-se no esforço diário e nas repetições, que nos dão confiança. Mas há um nível mental que separa os jogadores comuns dos grandes jogadores, os melhores do mundo.
Aos 24 anos, Francisco Amarante é um dos talentos portugueses em ascensão no basquetebol europeu. Em entrevista à Federação Portuguesa de Basquetebol, o internacional luso falou sobre os desafios de jogar em Espanha, o impacto do trabalho mental na sua carreira, a determinação de voltar ao topo após superar um ano complicado e o sonho do EuroBasket e da ACB.
Esta semana, Amarante ajudou a Seleção Nacional a vencer a Eslovénia, em Almada, no primeiro de dois jogos da fase de qualificação para o EuroBasket 2025 frente à congénere dos Balcãs. O reencontro está agendado para esta segunda-feira, dia 25 de novembro, em Koper, no encerramento da janela FIBA de novembro.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Four Factor Fest -
📝 The NBA’s three-point revolution has gotten extreme. How many is too many? - Ben Golliver & Artur Galocha
📝 The Detroit Pistons Have Found Competence Through Their Defense - Esfandiar Baraheni (SportsCasting)
📼 Cold Ass White Boy | The Story Behind Cooper Flagg - theScore
🧮 Sopa de números
Russell Westbrook tornou-se no primeiro jogador da história da NBA a atingir a marca de 200 (!) triplos-duplos e o extraordinário Greg Harvey partilhou no X (@BetweenTheNums) um gráfico de linha do tempo que permite visualizar os líderes nesta categoria desde a década de 50 até aos dias de hoje.
📸 Bate-chapas
Arte.
📱 Post da semana
Gyökeres Antetokounmpo.
🗓️ Marcado na pedra
28 de novembro de 1988 | Earvin “Magic” Johnson tornou-se no primeiro jogador da história da NBA a somar pelo menos 30 pontos, 10 ressaltos e 20 assistências num jogo, ao registar 32/11/20 numa vitória sobre os Philadelphia 76ers por 109-104. Depois de “Magic”, Russell Westbrook e Luka Dončić repetiram o feito.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, um dos jogos mais duros da carreira de Neemias Queta, o drama em Philadelphia e o “Least Improved Player”.
Na primeira edição da semana, o segundo melhor início da história da NBA, as primeiras jornadas de NBA Cup, e os bons momentos de Houston Rockets e Orlando Magic.
Eu ontem como o Kornet estava lesionado e o Neemias parecia cansado nos outros jogos, pensei que estavam a poupar o Neemias para jogar mais hoje no 2o jogo de back 2 back. Vamos ver o que acontece hoje