🏀 Neemias Queta recebe anel de campeão
Cerimónia de entrega dos anéis de campeão e da subida do "Banner 18" ao topo do TD Garden acontece antes do jogo que abre a época 2024-25, entre Boston Celtics e New York Knicks.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, oferecemos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e ligas fantasy, e acesso a salas de chat exclusivas.
Se subscrever até à bola ao ar do jogo inaugural da nova época da NBA, na madrugada desta terça-feira, oferecemos-lhe um desconto de 40% para sempre!
Siga-nos no X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
☘️ Quetalândia: É este o anel de Neemias?
Neemias Queta e os Boston Celtics contam os minutos para a “Opening Night”, noite em que, antes da bola ao ar na partida inaugural da temporada 2024-25, os campeões da NBA recebem os anéis relativos ao 18.º título da organização.
Nos últimos dias, surgiram nas redes sociais alguns leaks do suposto anel que o internacional português e os colegas de equipa vão receber na cerimónia que antecede o jogo frente aos New York Knicks, no TD Garden.
Por sua vez, os adeptos dos Celtics podem adquirir a t-shirt oficial dos campeões. A imagem estampada é uma ilustração que inclui todos os jogadores e o treinador Joe Mazzulla, e Neemias é um dos atletas retratado nesta peça que se tornou um clássico da NBA, numa tradição que remonta aos anos 90.
Nos últimos dias, Mazzulla voltou a falar da rotação dos postes e abriu a porta à utilização em simultâneo de Xavier Tillman e Neemias Queta em jogos em que a dupla faça sentido, em termos de matchups.
A opção foi testada nos dois jogos de exibição com os Denver Nuggets, em Abu Dhabi, e o técnico gostou do que viu nos minutos em que os dois bigs coabitaram dentro das quatro linhas.
They did a much better job understanding our offensive spacing. They were much better organized. It's hard when we play different lineups that you may not get to in practice. So, I thought their reads on offensive spacing were really good. And I think their defensive versatility was really good. So, that lineup showed some good stuff, and we may have to go to that for whatever reason.
Com Kristaps Porziņģis de fora para o arranque da temporada, Mazzulla conta com quatro opções para o frontcourt, sendo duas limitadas à posição 5 - Luke Kornet e Neemias Queta - e outras duas mais versáteis - Al Horford e Xavier Tillman -, podendo testar lineups com um ou dois jogadores grandes.
A estreia dos Celtics está agendada para a madrugada de terça para quarta-feira, às 00h30 (hora de Lisboa).
⭐ Diogo Brito eleito MVP da Primera FEB
Diogo Brito está em grande forma nesta início de época 2024-25. Depois de ter ajudado o Lleida a subir à liga ACB, o extremo internacional português mudou-se para o Ourense, onde partilha o campo com o base Rafael Lisboa e é treinado pelo antigo selecionador luso Moncho López.
O Ourense soma quatro vitórias nas quatro primeiras jornadas da Primera FEB, o segundo escalão espanhol, e Brito foi eleito MVP da 4.ª jornada, depois de registar 22 pontos (3/7 2P, 5/6 3P, 1/2 FT), 9 ressaltos, 5 assistências, 2 roubos de bola e um desarme de lançamento que foi a melhor jogada da vitória sobre o Menorca por 84-65.
Para além de Diogo Brito, o português Francisco Amarante também foi escolhido para integrar o cinco ideal da semana na Primera FEB, depois de ter assinado uma excelente exibição (17 pontos, 6 ressaltos e 3 assistências) no triunfo do Oviedo sobre o Alicante por 78-74.
🇵🇹 Joana Soeiro: “Quero mostrar o que realmente sou capaz de fazer”
Numa entrevista ao site da Federação Portuguesa de Basquetebol, a base Joana Soeiro fala sobre a experiência difícil na Liga Endesa, na última temporada, e da ambição de crescer na sua nova fase no Zamarat, em Espanha.
A internacional lusa revela que o reencontro com o selecionador Ricardo Vasconcelos foi um factor decisivo na escolha da nova equipa e fala da expectativa de lutar pela subida ao principal escalão espanhol e do impacto emocional de querer alcançar grandes feitos com a seleção nacional.
Eu venho de um ano em que, sinceramente, não aprendi nada a nível técnico ou tático. E eu não tenho problemas em dizer isso, porque nem sempre é tudo brilhante e incrível. Parece que é difícil de acreditar, mas é possível não aprender nada na Liga Endesa. Só porque jogas numa liga top, não quer dizer que saias uma “máquina” no final. Eu estava constantemente acima do nível dos treinos, e isso foi uma desilusão muito grande para mim.
Não estou em busca de dinheiro, de prestígio ou de “spotlight”. Quero um desafio que me faça crescer, que me mostre as minhas fraquezas e me faça trabalhar nelas. E ninguém melhor do que o Ricardo (Vasconcelos) para isso. Ele sabe onde eu sou fraca e vai massacrar-me até eu melhorar. É isso que procuro.
Há um jogo (da Seleção Nacional) em particular que foi muito doloroso. Sentimos que estávamos tão perto e não conseguimos. Eu fiquei com medo de perder essas pessoas, por desgaste. Isso fez com que eu me agarrasse ainda mais a este objetivo. Claro que também o faço por mim, mas é muito por eles. (…) Na seleção, estamos todos lá por um sonho e uma ambição que vai muito além do dinheiro.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Space Jam |
📝 The NBA’s Vanishing 15th Roster Spot |
(Spotrac)
📱 Post(s) da semana
🗓️ Marcado na pedra
22 de outubro de 1976 | Os irmãos Tom e Dick Van Arsdale jogaram juntos pelos Phoenix Suns, numa derrota frente aos New Orleans Jazz por 98-111, tornando-se no primeiro e único par de gémeos a jogar pela mesma equipa da NBA.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, as coisas que mais vão querer ver na “Opening Week” da NBA, o melhor cinco de sempre e dicas de fantasy.
Na primeira edição da semana, Neemias a titular na pré-época dos Boston Celtics, os novos Hall of Famers e a chegada de (mais) um português à G League.