🏀 Neemias Queta prepara primeiros jogos da pré-temporada
Internacional português de 25 anos a caminho de Abu Dhabi com os Boston Celtics para um duplo confronto com Nikola Jokić e os Denver Nuggets.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, oferecemos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e acesso a salas de chat exclusivas.
Siga-nos no X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
☘️ Quetalândia: Neemias a todo o vapor
Quando estamos a um mês do arranque da nova temporada da NBA, o português Neemias Queta já treina há vários dias no Auerbach Center, com os Boston Celtics. Os campeões da liga norte-americana foram uma das primeiras equipas a regressar ao trabalho, uma vez que têm dois jogos de exibição agendados para os dias 4 e 6 de outubro, frente aos Denver Nuggets, em Abu Dhabi.
Numa época em que os Celtics não poderão contar com o poste titular Kristaps Porziņģis nos primeiros meses de competição, vários analistas consideram que este pode ser o ano de afirmação do gigante do Vale da Amoreira, mesmo com a concorrência de Al Horford, Xavier Tillman e Luke Kornet.
“Queta gave glimpses of the energy and intangibles that Robert Williams provided Boston, given his interior energy, work on the glass, and as a playmaker making the right pass. He has that explosive leaping ability of Williams, where he can jump out the gym as a shot-blocker and alter decision-making, suitable rolling to the rim. (…) Queta could have a significant role this season within Boston's second unit. The Celtics will be careful about Horford's workload, and Porzingis likely won't make his season debut until at least December. The Celtics could pace their core more, giving Queta plenty of opportunities to exhibit his improvements further and help hold down the back line.” - Rob Greene (Sports Illustrated)
“While playing on a two-way contract last season, Neemias Queta impressed the Celtics’ front office brass so much that they opted to sign him to a full-time deal over the summer. (…) Queta should have even more time to shine in the NBA this season, so get ready for some high-flying dunks and electrifying blocks whenever he takes the floor.” - Taylor Snow (NBA.com)
Aqui pelo Substack, o cronista
, com quem falámos nesta offseason sobre o verão dos Celtics e o papel de Neemias em 2024-25, escreveu que a área que o internacional luso deve melhorar esta época é o posicionamento defensivo. “Obrigado” a defender em drop coverage, o poste de 2,13 metros será explorado por ballhandlers mais rápidos e a disciplina do lado defensivo será essencial para aumentar a confiança do treinador Joe Mazzulla e ganhar minutos.🇵🇹 Rúben Prey já treina em St. John’s
Depois de várias semanas, Rúben Prey resolveu finalmente os problemas com o visto e viajou para Nova Iorque, nos EUA, para se juntar aos trabalhos da equipa da universidade de St. John’s, onde fará a estreia na NCAA.
O extremo/poste português de 19 anos e 2,08 metros já está a treinar sob comando do lendário Rick Pitino, que, citado pelo New York Post, elogiou o antigo jogador do Joventut Badalona pela forma rápida como se colocou em forma.
“Ruben came in in bad shape, and the change just in two weeks, the transformation, has been amazing.” - Rick Pitino
O analista
publicou uma longa peça sobre Prey, em que escalpeliza os pontos fortes e áreas a melhorar do português e questiona se a promessa lusa poderá ou não ter impacto imediato nos Red Storm.Ainda entre os atletas portugueses no basquetebol universitário norte-americano, destaque para o vídeo de apresentação de Inês Bettencourt em Gonzaga, o trash talk de Clara Silva nos treinos de Kentucky e o encontro de Stanley Borden com o actor Martin Lawrence.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📝 Will the Oklahoma City Thunder’s Defense Be Historically Good? - Michael Pina (The Ringer)
📝 Josh Giddey, like the emu, shouldn’t be defined by what he can’t do -
(The Center Hub)📝 Warriors Create Contract Alignment - Charlie Cummings (Swish Theory)
📝 Do the Warriors Have a Plan to Get Steph Curry Back to the Top? - Michael Pina (The Ringer)
📼 Cooper Flagg Is Running Toward the Grind - J. Kyle Mann (The Ringer)
📼 How Paris Basketball Became a EuroLeague Team: The Complete Story | EuroLeague Documentary Series
📼 Pablo Laso: "Se não tiver paixão, nunca será um grande treinador" - FPBtv
🧮 Sopa de números
Na semana em que se tornou na única jogadora da história da WNBA a marcar 1000 pontos numa temporada, A’ja Wilson foi eleita MVP unânime da liga norte-americana e juntou-se a Sheryl Swoopes, Lisa Leslie e Lauren Jackson na lista de atletas com três prémios de Most Valuable Player.
📱 Post da semana
Marquem na agenda: 9 de outubro.