🏀 Neemias Queta faz história na NBA
Poste português dos Boston Celtics tornou-se no primeiro jogador da história da liga norte-americana a somar 19 pontos, 9 ressaltos e 6 desarmes de lançamento em menos de 24 minutos.
Apoie o projecto Borracha Laranja! 🏀 Para além da newsletter semanal e das publicações gratuitas, temos conteúdos premium, como a rubrica Queta Report, a secção de Análise vídeo, Q&As mensais e salas de chat exclusivas.
Se não quiser fazer o upgrade para uma subscrição mensal/anual, mas pretende apoiar o projecto com um donativo único, pode fazê-lo em Buy me a coffee.
☘️ Quetalândia: Neemias histórico
Foi um final de fase regular histórico para Neemias Queta. Chamado à equipa principal dos Boston Celtics para os dois últimos jogos da época, e ainda na ressaca da conversão do contrato two-way para contrato standard, o português respondeu à altura, com duas da melhores exibições que realizou na NBA:
vs. Charlotte Hornets:
16 PTS (8/10 FG), 6 REB, 5 AST, 2 STL
vs. Washington Wizards:
19 PTS (8/11 FG, 3/4 FT), 9 REB, 1 AST, 6 BLK
Em dois jogos, Neemias estabeleceu máximos de carreira em pontos (19), assistências (5) e desarmes de lançamento (6), e frente à equipa da capital dos EUA registou algo que nenhum outro jogador conseguiu na história da NBA.
As reacções aos dois excelentes jogos do internacional português não se fizeram esperar, entre jornalistas que acompanham os Celtics e adeptos da equipa de Boston, cada vez mais rendidos ao gigante do Vale da Amoreira.
A fase regular da NBA chegou ao fim e Neemias encerrou a sua terceira época com 28 partidas e médias de 5.5 pontos, 4.4 ressaltos, 0.7 assistências, 0.5 roubos de bola e 0.8 desarmes de lançamento, em pouco menos de 12 minutos de utilização, e eficácias de 64.4% de lançamentos de campo e 71.4% de lances livres.
Com a assinatura do contrato standard, o atleta luso pode ser utilizado por Boston nos playoffs, mas, antes disso, ainda terá a oportunidade de se sagrar campeão da G League, uma vez que os Maine Celtics recebem os Oklahoma City Blue no decisivo jogo 3 das Finais da liga de desenvolvimento esta segunda-feira, dia 15 de abril.
Fora de campo, Neemias foi parabenizado por vários elementos da organização, após a assinatura do novo vínculo com os Boston Celtics.
I love Neemy. I’ve been a fan since Day 1. I actually did draft workouts with him [during] my junior year of college, and I ended up going back. So, I’ve been a fan of him since then. He’s a good kid, works really hard, and I think he has so much potential. I mean, he’s a great rebounder, has great hands, [and] finishes well. So, [he] definitely [has a] bright future, and we’re going to say on him and stay working, and he wants to be good himself. - Payton Pritchard (jogador Boston Celtics)
When it finally happened, it wasn’t really a shock to anyone in this organization. We knew that he was an NBA player – he’s dominating the game. We’re just happy he’s on our team. He’s a force to be reckoned with. (…) So I’m definitely happy for him – it’s a big moment for him and hopefully, by him getting that, it will inspire the rest of our guys to work just as hard and do just as well, so they can get the same call up, same conversion. - Jordan Walsh (jogador Maine Celtics)
It’s incredible. I’m so happy for him. He’s worked his butt off, obviously, the whole year. We’re glad to have him here for this last stretch, but it’s incredible, he really earned it. It’s incredible to be able to watch, and inspiring that you put in the work and the time, and good things happen. - Drew Peterson (jogador Maine Celtics)
It’s a great recognition and a great opportunity. But he’s the same guy – whether a two-way, assignment, he loves being here. He loves being a part of this group, and getting the opportunity to play major minutes. So, I think the only thing I said before he came in is, he owes me a couple of lunches. Other than that, Neemy’s Neemy. - Blaine Mueller (treinador Maine Celtics)
E do lado de cá do Atlântico, Neemias foi o protagonista de uma reportagem especial da SIC em Boston, da autoria do jornalista Vítor Lopes, com imagem de Rui do Ó e edição de Carlos Craveira.
🇵🇹 Clara Silva troca Virginia Tech por Kentucky
Depois do anúncio, em setembro do ano passado, que estaria comprometida com a universidade de Virginia Tech para 2024-25, Clara Silva vai, afinal, representar as Kentucky Wildcats na NCAA.
A saída do treinador Kenny Brooks de Virginia Tech rumo a Kentucky levou a que várias atletas optassem por fazer o mesmo trajecto e a poste portuguesa de 17 anos e 1,98 metros segue para Lexington.
Na LF Challenge, cuja fase regular terminou este fim-de-semana, Clara somou médias de 9.1 pontos, 5.1 ressaltos, 1.5 assistências e 1.2 desarmes de lançamento, em quase 25 minutos de utilização (30 jogos), ajudando o Unicaja a conquistar o 3.º lugar da classificação do segundo escalão espanhol.
Ainda na NCAA, Ana Barreto deixa Ball State e muda-se para a universidade de Queens, em Charlotte. A internacional Sub20 participou em 34 jogos das Cardinals em 2023-24 e opta por jogar na mesma universidade que tem o ex-atleta português Carlos Andrade no Hall of Fame.
E por falar em Hall of Fame, fez manchete a “transferência” de Ticha Penicheiro. A lenda portuguesa da WNBA uniu forças com Ramon Sessions, antigo jogador da NBA, na On Time Agency, naquela que é a primeira joint venture entre jogadores que se tornaram agentes da WNBA e da NBA.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📝 Russell Westbrook has found perfect, chaotic harmony with the Clippers - Katie Heindl (SB Nation)
📝 What it takes to lose in the NBA - Dotun Akintoye (ESPN)
📝 The ‘humbling experience’ of trying to shoot over Victor Wembanyama - Tim Cato (The Athletic)
📼 Victor Wembanyama Reacts To His Best Highlights! - Omar Raja (ESPN)
📼 The best rookie duo this century - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📼 Chauncey Billups, The Story You Haven't Heard Before - Matisse Thybulle
🧮 Sopa de números
Mr. Nice Guy.
📱 Post da semana
📸 Bate-chapas
Dirk e o eclipse.
🗓️ Marcado na pedra
15 de abril de 2010 | Kevin Durant, dos Oklahoma City Thunder, tornou-se no jogador mais novo da história da NBA a ganhar o título de melhor marcador da temporada, aos 21 anos de idade.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, a lesão de Giannis e os novos dados do contrato do Neemias Queta com os Boston Celtics.
Na primeira edição da semana, o contrato standard de Neemias com os Celtics e a presença dos Maine Celtics à final da G-League.