🏀 Neemias Queta convence «front office» e imprensa de Boston
Exibições na Summer League de Las Vegas "obrigaram" equipa técnica dos Celtics a poupar poste português e levaram jornalistas a "exigir" mais espaço na rotação dos campeões da NBA.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, oferecemos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e acesso a salas de chat exclusivas.
Siga-nos no X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp.
☘️ Quetalândia: Neemias convenceu em apenas dois jogos
Bastaram dois jogos para Neemias Queta convencer os responsáveis dos Boston Celtics a não voltar a utilizar o poste português na Summer League de Las Vegas.
As boas exibições do gigante do Vale da Amoreira frente a Miami Heat e Los Angeles Lakers valeram-lhe a eleição de Player of the Game em ambas as partidas e ditaram o fim da sua participação na liga de verão.
Em Las Vegas, o internacional português teve a oportunidade de revelar alguns pormenores acerca da negociação do novo contrato com os Celtics. Neemias afirmou que o front office do conjunto mais titulado da NBA está satisfeito com o seu trabalho e evolução, pelo que o acordo foi fácil.
O poste de 25 anos e 2,13 metros acrescentou que está feliz pela aposta a longo prazo que a equipa fez nele, garante que ainda está longe do seu máximo potencial e espera que, no decorrer dos três anos de contrato, possa entrar em definitivo na rotação e ajudar a conquistar mais troféus Larry O’Brien.
Numa entrevista ao site Mass Live, Neemias considerou que a assinatura de um contrato de longo prazo valida o trabalho feito desde que chegou à liga, confessou sentir-se muito acarinhado em Boston e revelou as áreas do seu jogo em que quer focar a sua atenção na próxima temporada.
We’ve been fighting for this for a long time. We’ve been trying to get settled in the NBA, find a roster spot, being able to contribute on a team at a high level. I’m really glad it was here and they gave me a chance from the beginning when I got here. I just want to be able to keep on going and be helpful.
I felt a lot of love from the moment I stepped into the Auerbach Center. Even the fans, too. I felt so much love in this city. It was pretty much a no-brainer for me coming back. It was really good for me to find a home. I just want to keep building it, so I can keep on making everybody happy.
Just being a big communicator defensively. Being more solid, whether it’s on the perimeter or the post. Being a commander, telling everybody where to go. I’m just trying to get my teammates in the right positioning, and at the same time, get better at my own craft.
E entre a imprensa especializada que acompanha os Boston Celtics, Neemias Queta está pronto para assumir maior protagonismo na rotação interior de Joe Mazzulla, pelo menos durante a ausência prolongada de Kristaps Porziņģis.
Queta showed why the Celtics invested a three-year contract into him on Monday evening. The Portuguese behemoth was by far the best big man on the floor, and the Lakers had no answer for him. (…) Queta has also been challenged with defending on the perimeter more, as the coaching staff are attempting to prepare him for potential real minutes in Boston next season. - Celtics Blog
Neemias Queta played two games in Vegas and averaged 21 points and 8.5 rebounds before shifting to spectator mode. He’s maybe the most likely of Boston’s summer squadders to play a meaningful role this year. Queta could be important depth with Kristaps Porzingis sidelined to start the season. - NBC Sports Boston
🇵🇹 Sub20 falham subida à Divisão A
Quatro vitórias, três derrotas e um 7.º lugar. A Seleção Nacional de Sub20 falhou o objectivo da subida à Divisão A, reservada apenas aos três países no pódio do Campeonato da Europa da categoria (Divisão B), que terminou este domingo, na Roménia.
Portugal era um dos candidatos à ascensão à elite do basquetebol europeu, mas as ausências de Rúben Prey e Daniel Vieira-Tuck enfraqueceram a equipa das quinas, embora tenha ficado a sensação que, mesmo com essas baixas, a turma orientada por André Martins poderia ter tido melhor sorte.
Duas das três derrotas lusas foram por apenas dois pontos de diferença e uma delas foi registada diante da Finlândia, que viria a fechar o Europeu no 3.º lugar e com passaporte para a Divisão A.
Portugueses em destaque no Europeu de Sub20 (Divisão B):
Miguel Baker: 7.6 PTS, 67.6 FG%, 6.1 REB, 1.4 STL, 13.3 EFF
Diogo Seixas: 10.6 PTS, 7.0 REB, 1.9 AST, 1.7 STL, 11.9 EFF
Pedro Santos: 14.0 PTS, 52.4 2P%, 2.7 REB, 2.0 STL, 11.4 EFF
Danilo Horta: 9.4 PTS, 60.0 2P%, 56.5 3P%, 3.6 REB, 1.4 AST, 1.1 STL, 10.9 EFF
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Minimum times -
📥 Klay Thompson, Paul George and when business gets personal -
📥 Bronny James, "Awful Coaching", and the Player Perception Phenomenon -
📝 Team USA Is Tearing Through Its Olympic Tune-Up Games. What Has Stood Out? - Michael Pina (The Ringer)
📼 Cooper Flagg Pre-Season Scouting Report | Potential #1 Pick in the 2025 NBA Draft -
🧮 Sopa de números
Arike Ogunbowale, uma de 8377.
📱 Post da semana
Ganhar não é para todos.
🗓️ Marcado na pedra
22 de julho de 2020 | Os Orlando Magic e os L.A. Clippers jogaram o primeiro de quatro jogos de preparação no campus do Walt Disney World em Orlando, Flórida, como parte do reinício da época 2019-20, naquela que seria recordada como a “temporada da bolha”.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, os destaques da Summer League, o pay cut de Jalen Brunson e a inércia dos Los Angeles Lakers.
Na primeira edição da semana, recebemos o Miguel Candeias para falar da experiência de assistir a umas Finais da NBA com um português campeão.
Que maravilha. Ver o Keith Smith a escrever isto dá-me anos de vida - no início ele estava muito céptico relativamente ao histórico do Neemias e agora deu a volta. Muito bom. Parabéns ao Quetao! 🍀🇵🇹