🏀 Neemias Queta com dez jogos em 23 dias
Os Stockton Kings, que o poste português representa, querem assegurar um dos primeiros seis lugares da conferência Oeste e carimbar o acesso aos playoffs da G League
O mês de março marca o final da fase regular da G League, a liga de desenvolvimento da NBA, e para Neemias Queta e os Stockton Kings este é um mês recheado de jogos e pouco descanso. São dez jogos em apenas 23 dias, embora o calendário defina que o último segmento desta fase da temporada será maioritariamente passado em casa para a equipa afiliada aos Sacramento Kings, com oito dos 10 encontros agendados para a Stockton Arena.
Dois confrontos com os Texas Legends (Dallas Mavericks) e outros dois frente a Westchester Knicks (New York Knicks) fecham uma série de seis jogos caseiros que começou com os triunfos sobre Ontario Clippers e Cleveland Charge. Depois, curtas deslocações a Los Angeles e Salt Lake City para jogar com South Bay Lakers (Los Angeles Lakers) e Salt Lake City Stars (Utah Jazz), antes do regresso a Stockton para as derradeiras quatro partidas: Sioux Falls Skyforce (Miami Heat), G League Ignite e Mexico City Capitanes (2x).
Para o poste português de 23 anos, são mais dez oportunidades para se mostrar às 30 equipas da NBA - Queta disse recentemente que se sente preparado para ajudar uma equipa na liga principal -, numa altura em que o segundo e último ano de contrato two-way está a chegar ao fim. Em 19 jogos na fase regular, Neemias soma médias de 16.9 pontos, 8.3 ressaltos, 2.5 assistências, 0.9 roubos de bola e 1.6 desarmes de lançamento, com excelentes eficácias de 67.9% nos lançamentos de campo e 79.1% nos lances livres.
O excesso de jogos em poucos dias poderá levar o treinador Bobby Jackson a gerir os minutos e a alargar a rotação, embora não exista muita margem de erro para os Kings, uma vez que Stockton está em boa posição para assegurar um dos seis lugares da conferência que dão acesso aos playoffs da G League. Neemias tem uma utilização média de quase 28 minutos por jogo e divide a rotação interior com Chance Comanche (24 min./jogo) e o recém-chegado John Butler Jr., rookie dos Portland Trail Blazers, que não têm equipa secundária.
Atualmente, Stockton ocupa o 2.º lugar do Oeste, com 16 vitórias e 6 derrotas, apenas atrás dos Memphis Hustle (17-5) e já com 4.5 jogos de vantagem sobre a primeira equipa fora do top-6, os Santa Cruz Warriors (11-10). A última presença nos playoffs para a equipa afiliada a Sacramento foi em 2018-19, quando perderam logo na primeira ronda frente aos Memphis Hustle. A época seguinte foi cancelada na sequência da pandemia de COVID-19, em 2020-21 os Kings optaram por não participar e na última temporada ficaram em 8.º lugar.