🏀 Neemias Queta com 11.675 razões para sorrir
Português dos Boston Celtics ficou à frente de postes titulares na liga como Mark Williams e Wendell Carter Jr. na votação para o All-Star, num reflexo da sua crescente base de apoio em Portugal.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Além da nossa newsletter de fim-de-semana e outras publicações gratuitas, disponibilizamos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, Q&As mensais, participação em ligas fantasy e acesso a salas de chat exclusivas.
Para uma experiência de leitura optimizada, faça download da app do Substack. Siga-nos também nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
☘️ Quetalândia: Neemias recebe 11.675 votos para o All-Star
Neemias Queta, o primeiro português na NBA, recebeu uma amostra do carinho e reconhecimento dos adeptos durante a votação para o novo formato do All-Star. O poste dos Boston Celtics terminou em 66.º lugar na classificação geral do frontcourt da conferência Este, mas destacou-se entre os fãs, ocupando a 54.ª posição com 11.675 votos. Este número é significativo, pois supera postes titulares da liga como Mark Williams (9.327), Wendell Carter Jr. (7.582) e Nick Richards (6.564), além de alguns dos seus próprios colegas de equipa, como Luke Kornet (3.746) e Xavier Tillman (2.159).
Os titulares do frontcourt do Este para o All-Star serão Giannis Antetokounmpo (4.435.266 votos), Jayson Tatum (3.613.835) e Karl-Anthony Towns (3.203.104), escolhidos por um sistema de votação que combina 50% do peso dos votos dos adeptos, 25% dos votos dos jogadores e 25% dos votos da imprensa. Além de Antetokounmpo, Tatum e KAT no frontcourt, Donovan Mitchell e Jalen Brunson são os titulares pelo backcourt do Este. No Oeste, os eleitos foram Nikola Jokić, LeBron James e Kevin Durant no frontcourt e Shai Gilgeous-Alexander e Steph Curry no backcourt.
Tal como já aconteceu na votação do MVP das Finais de 2022/23 e na decisão dos dez prémios mais importantes da temporada 2023/24, o jornal A BOLA voltou a ser um dos poucos órgãos de comunicação social fora dos Estados Unidos a integrar o painel de votantes para o jogo das estrelas da NBA. Miguel Candeias foi novamente convidado a integrar esse painel e, na comparação com os jogadores eleitos, o jornalista português escolheu Trae Young em vez de Jalen Brunson, Anthony Davis e Jaren Jackson Jr. nos lugares de LeBron e KD, e Jalen Green em vez de Steph Curry.
Quanto a Neemias, apesar de estar longe dos números astronómicos dos eleitos, a presença no top-55 entre um total de 125 atletas reflete o impacto que tem tido em Portugal e a crescente base de apoio que conquistou ao longo das suas quatro épocas na NBA. Dentro de campo, o gigante do Vale da Amoreira participou em três dos quatro jogos dos campeões na NBA na última semana, com destaque para o back-to-back frente às duas equipas de Los Angeles.
🇵🇹 Duas portuguesas no cinco ideal da jornada da LF Challenge
A 17.ª jornada da LF Challenge, segundo escalão espanhol, trouxe destaque para duas portuguesas que brilharam em campo: Josephine Filipe e Eva Carregosa. Apesar das exibições de grande qualidade, ambas as jogadoras viram as suas equipas sair derrotadas. Josephine Filipe, extremo do Al-Qázeres, somou 27 pontos, 7 ressaltos, uma assistência e 3 roubos de bola na derrota por 58-72 frente ao Recoletas Zamora, equipa da também portuguesa Joana Soeiro. Já a base Eva Carregosa, jogadora do Barça CBS, registou 8 pontos, 12 ressaltos, 2 assistências, 2 roubos de bola e 1 desarme de lançamento, mas não conseguiu evitar a derrota frente ao Lima-Horta Barcelona por 53-63.
Josephine Filipe reforçou o motivo pelo qual integra a convocatória de 14 atletas da Seleção Nacional para a terceira e última janela de qualificação para o EuroBasket 2025. Sob a liderança do selecionador nacional Ricardo Vasconcelos, Portugal enfrenta um momento histórico: após quatro jogos e três vitórias, as Linces estão a apenas dois passos de alcançar, pela primeira vez, o apuramento para o Campeonato da Europa de seniores femininas. Os jogos decisivos realizam-se nos dias 6 e 9 de fevereiro, em Coimbra, contra a Ucrânia e a Sérvia, respectivamente.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Portland Trail Blazers: Scoot Henderson is Taking Charge -
📝 Victor Wembanyama Is Reshaping the NBA as We Know It - Kirk Goldsberry (The Ringer)
📝 'Randy's been his co-pilot for 22 years': Inside the life of LeBron James' fixer - Dave McMenamin (ESPN)
📼 Houston's two video-game defenders are terrorizing offenses - Ben Taylor (Thinking Basketball)
🧮 Sopa de números
Dominar e ver o último quarto sentado no banco.
📱 Post da semana
Oficial: Joe Mazzulla é um sicko.
🗓️ Marcado na pedra
30 de janeiro de 1996 | Earvin “Magic” Johnson sai da reforma e ajuda os Los Angeles Lakers a vencer os Golden State Warriors, por 128-118, com 19 pontos, 8 ressaltos e 10 assistências. Johnson apareceu pela última vez num jogo da NBA durante as Finais da NBA de 1991, contra os Chicago Bulls.
☕ Conversa de café
Esta semana, no podcast Bola ao Ar, três episódios dedicados ao All-Star: as escolhas a Este e Oeste, e uma simulação do draft do novo formato do torneio das estrelas.