🏀 Neemias Queta agarra titularidade
Entrosamento com as estrelas dos Boston Celtics cresce a olhos vistos e português continua a merecer a confiança do treinador para integrar cinco inicial dos campeões da NBA.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, oferecemos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e ligas fantasy, e acesso a salas de chat exclusivas.
Siga-nos no X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
☘️ Quetalândia: Neemias titular em quatro dos últimos sete jogos
Neemias Queta parece ter conquistado, em definitivo, a confiança do treinador Joe Mazzulla e das estrelas dos Boston Celtics. O poste português de 25 anos e 2,13 metros foi titular em quatro dos últimos sete jogos dos campeões da NBA, mostrando cada vez mais conforto ao jogar tanto com quanto contra os principais protagonistas da liga norte-americana.
O gigante do Vale da Amoreira esteve em campo mais de 20 minutos por jogo nesses sete encontros, atingindo mesmo a marca dos 30 minutos – com um recorde pessoal de 33’07” – na vitória sobre os Toronto Raptors, este sábado, no TD Garden. Nesse período, Neemias acumula médias de 7.9 pontos (com 63.2% de eficácia), 6.6 ressaltos, 1.4 desarmes de lançamento e um box plus/minus de +8.3.
Mais do que a titularidade e os minutos de utilização, a confiança da equipa técnica reflete-se no facto de Neemias estar presente nos momentos decisivos de jogos equilibrados, mesmo com outros postes mais experientes, como Luke Kornet e Xavier Tillman, disponíveis. Contra os canadianos, por exemplo, a Associated Press destacou uma jogada do português como o momento-chave da partida nos instantes finais do prolongamento.
Segundo o site Cleaning the Glass, Neemias integra o segundo lineup mais utilizado por Joe Mazzulla nesta temporada, ficando apenas atrás do cinco inicial habitual. O português contabiliza 80 posses de bola ao lado de Jrue Holiday, Derrick White, Jayson Tatum e Al Horford, com um net rating de +19.6. Isto significa que, com esse quinteto, os Celtics marcam mais 19,6 pontos por cada 100 posses de bola do que sofrem, um dado que evidencia o excelente desempenho coletivo da equipa com Queta ao lado das suas principais estrelas.
Não é por acaso que, ao longo da última semana, Neemias tenha sido muito elogiado por elementos dentro e fora da organização:
He can protect the rim, he can protect the paint, you could switch him 1 through 5. Guards like to go at him, but he’s such a big body and has so much length to be able to protect from the 3-point line, and then he’s quick enough to kind of meet you at the rim too. Neemy gives us versatility and is a really good defender. - Jrue Holiday (base dos Boston Celtics)
At that time (Sacramento), a lot of raw talent. Neemy started playing basketball late, in Portugal. I know him well because one of my teammates was his agent and then I got to coach him, and he’s an amazing kid - now a grown man. Very happy to see where he’s at right now, playing for the team that he’s playing and with the career he’s having. (…) When players go through every step seriously and work really hard, they usually get rewarded. Now Neemy is a legit NBA player. - Jordi Fernández (treinador dos Brooklyn Nets e antigo adjunto dos Sacramento Kings)
Entretanto, de acordo com a beat writer Noa Dalzell, Neemias Queta e a equipa dos Celtics terão a honra de ser recebidos pelo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca. A cerimónia está marcada para a próxima quinta-feira, um dia antes do confronto frente aos Washington Wizards.
Este encontro é uma forma de celebrar a conquista do título da NBA pelos Celtics, reforçando o simbolismo do desporto como ferramenta de união e reconhecimento a nível nacional. Para Neemias, esta será uma oportunidade única de estar presente num evento de grande prestígio, marcando mais um capítulo notável na sua ascensão na NBA.
🇵🇹 Clara Silva eleita «Freshman of the Week»
Clara Silva, poste portuguesa de 1,98 metros da Universidade de Kentucky, está a dar que falar na sua temporada de estreia no basquetebol universitário norte-americano. Apontada como um talento de topo e potencial escolha no top 10 de recrutamento se tivesse crescido nos EUA, a jovem natural de Faro não desiludiu, conquistando o prémio de "Freshman of the Week" da Conferência Southeastern (SEC) na primeira ronda de distinções da época.
Nos jogos inaugurais frente a USC Upstate e Northern Kentucky, Clara registou médias impressionantes: 16.0 pontos, 5.5 ressaltos, 2.0 assistências e 5.5 desarmes de lançamento, em apenas 23 minutos por jogo. Com uma eficácia notável de 75% nos lançamentos de campo (15/20) e um impacto claro na defesa e no ataque, a jovem portuguesa confirmou as altas expectativas que recaem sobre si.
Após uma semana de estreia memorável, Clara já disputou mais dois jogos pelas Wildcats, que continuam invictas. A média de 3.5 desarmes de lançamento por jogo (14 no total) nas quatro partidas coloca-a no 5.º lugar do ranking nacional nesta estatística. Representada pela On Time Agency, cuja vice-presidente é a lendária Ticha Penicheiro, Clara contou com a presença da Hall of Famer no jogo contra Louisville, este sábado. Numa publicação no Instagram onde aparece ao lado de Clara Silva, Ticha escreveu "The Past x The Future". Será Clara Silva a próxima portuguesa a brilhar na WNBA?
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📝 Nikola Jokic Was Already the Best Basketball Player Alive. Somehow, He’s Even Better Now. - Zach Kram (The Ringer)
📝 Monster Reborn: Have the Warriors Brought Their Dynasty Back From the Dead? - Mat Issa (The Analyst)
📝 Bilal Coulibaly: A Star is Born - Charlie Cummings (Swish Theory)
🧮 Sopa de números
📱 Post da semana
Klay Thompson regressou a São Francisco.
🗓️ Marcado na pedra
18 de novembro de 2020 | O draft de 2020 da NBA é realizado virtualmente pela primeira vez na história da liga. Anthony Edwards, da Universidade da Geórgia, foi selecionado com a primeira escolha, pelo Minnesota Timberwolves.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, a melhor versão de Nikola Jokić, a liberdade de Wemby e o regresso de Klay Thompson a São Francisco.
Na primeira edição da semana, as abismais diferenças entre Este e Oeste, as lesões que têm atormentado este início da liga e a antevisão da NBA Cup.