🏀 Kevin Durant é a peça que faltava aos Phoenix Suns?
Ainda a recuperar de lesão, o ex-jogador dos Brooklyn Nets deixa água na boca pelo que pode dar e receber da partilha do campo com Devin Booker, Chris Paul e DeAndre Ayton, na equipa do Arizona.
🚨 Como as nossas newsletters são muito longas para as caixas de e-mail, é recomendável abrir num navegador (clique no título) ou na app da Substack, disponível para iOS e Android.
⭐ “Slim Reaper” no deserto: O encaixe de Kevin Durant em Phoenix
Para bem ou para o mal, Phoenix reforça a sua estratégia de falta de ataques directos ao cesto e procura de um jogo mais à base de lançamentos de média-distância. A dieta de lançamentos de Durant é uma versão mais extremada – e mais eficiente – da que os Suns já têm vindo a fazer.
A adição de Kevin Durant resulta no nascimento de uma nova super-equipa e, enquanto aguardamos a sua estreia, o Martim Pardal projectou como KD se encaixa em algumas das principais acções da equipa do Arizona.
👑 Quetalândia: Neemias preparado para brilhar no Next Up Game da G League
Depois de dois jogos frente aos Iowa Wolves (22pts/9reb/3ast + 15pts/8reb/3stl), Neemias Queta viajou para a zona dos EUA onde passou a carreira universitária, o estado de Utah, e está pronto para mostrar a sua qualidade no jogo da “estrelas” da G League, durante o fim-de-semana All-Star da NBA.
O poste português dos Stockton Kings foi escolhido na 14.ª posição do draft do Next Up Game pelo base Scoot Henderson, que é, a par de Luka Garza, um dos capitães do jogo que celebra o talento da liga de desenvolvimento da NBA.
Neemias é um dos cinco elementos dos Sacramento Kings presentes em Salt Lake City: Keegan Murray participou no Rising Stars Game, esta sexta-feira, Kevin Huerter estará no concurso de triplos, este sábado, e a dupla De’Aaron Fox e Domantas Sabonis vai jogar no All-Star Game, no domingo.
Com médias de 18.1 pontos, 8.5 ressaltos, 2.8 assistências e 1.8 desarmes de lançamento nos 31 jogos oficiais desta temporada (Showcase Cup + regular season), o internacional luso terá uma oportunidade privilegiada de jogar contra os maiores talentos da G League.
Depois destes highlights, é mais fácil perceber que o ChatGPT, algoritmo baseado em inteligência artificial que entende e responde a pedidos de texto ou voz, tenha proposto o seguinte quando lhe pedimos um soneto sobre a prestação de Neemias no Next Up Game:
Próximos jogos de Neemias Queta & links YouTube
19 fevereiro, 20h00: G League Next Up Game (SPORT.TV)
23/24 fevereiro, 03h00: Stockton Kings vs. Ontario Clippers (ESPN+)
28 fevereiro, 19h00: Stockton Kings vs. Cleveland Charge
🇵🇹 Rúben Prey MVP do Next Generation Patras
Rúben Prey, internacional português que acaba de festejar o 18.º aniversário, foi eleito MVP do Adidas Next Generation Tournament, torneio organizado pela EuroLeague em Patras, na Grécia. O jovem luso liderou os espanhóis do Joventut Badalona à conquista da competição, que permitiu carimbar o passaporte para a Final 8 da prova, entre 19 e 21 de maio, em Kaunas, durante a Final Four da EuroLeague.
No dia da final do ANGT, chegaram a Patras vários scouts de equipas da NBA e, ao somar 19 pontos, 15 ressaltos e 4 abafos no derradeiro triunfo sobre os franceses dos Asvel, Rúben Prey fechou o torneio com chave de ouro.
O António Dias olhou em detalhe para a brilhante prestação do português de 2,08 metros nos quatro jogos e, numa thread no Twitter, mostrou o que levou a que Prey fosse considerado o melhor jogador do ANGT Patras.
Elogiado pelo treinador do Joventut, David Gimeno, o extremo/poste mereceu também um espaço na análise de Eric Guilleminault, do site NBADraft.net, que coloca o prodígio português como o 47.º melhor prospect da classe de 2024.
"Ruben is a special guy and he has a special demeanor on the court. He has really developed very well as a leader." - David Gimeno
Prey is long, and can show versus guards on a pick and roll, but his running style and movement laterally can be a little awkward at times and he lacks some strength which works at this level but may cause him problems at the next level. It’s something to pay attention to when he gets his cup of coffee on the senior team of Juventut Badelona. He finishes strong to the right and has a good feel for when to shoot or pass. He is a wiling outside shooter but for the moment hasn’t been able to show any efficiency from beyond the arc or from the free throw line. He is a good shot blocker at this level and has a very good understanding of how his length causes opponents to take poor shots. On offense, he still is overwhelmingly a right hand dominant player. - Eric Guilleminault
Entretanto, Rúben Prey e os Sub18 de Portugal ficaram a conhecer, esta semana, os adversários no Campeonato da Europa - Divisão B, entre 21 e 30 de julho, em Matosinhos. A equipa das quinas, que terá como objectivo a subida à Divisão A, integra o grupo D com a Letónia, a Bélgica, a Bulgária e a Suiça.
Sem tempo para descansar e, como anunciámos na edição da semana passada, Prey já se encontra a treinar em Salt Lake City, no Basketball Without Borders Global Camp, que reúne 40 jovens talentos mundiais, de 27 países diferentes.
Se quiserem espreitar os bastidores do fim-de-semana All-Star, onde Neemias Queta e Rúben Prey representam Portugal, sigam o IG do jornalista Miguel Candeias, que marca presença no evento há quase 30 anos.
🔨 O Dunk Contest não tem solução?
Temos de aprender a aceitar afundanços mais “normais” de novo. Temos de aprender a não exigir o impossível e depois ficarmos desapontados porque não foi possível. Temos de aprender a ser mais positivos em relação a um evento que é suposto ser uma festa. Porque enquanto mantivermos esta atitude, cada vez menos jogadores vão querer participar. Estrelas ou não.
Numa altura em que é fácil cair na crítica ao concurso de afundanços do All-Star da NBA, o Pedro Quedas defende que a solução passa por cada um de nós. E deixa cinco propostas para resolver o All-Star Weekend.
📚 Mesa de cabeceira
Luka-Kyrie: monstro de duas cabeças?
Outras sugestões:
📝 The Legend of Michael Jordan - The Players Tribune
- ()
📝 Meet the 2028 NBA All-Stars - Zach Kram (The Ringer)
📝 Jeremy Sochan rookie diary: Spurs' Rising Star dishes on hair, flair, fashion & more (Part I) - Jeremy Sochan (Sporting News)
📼 The Orlando Magic Are Delightfully Bizarre - J. Kyle Mann (The Ringer)
📝 Exclusive Thoughts From Kevin Durant on Joining the Phoenix Suns - Boardroom
📝 The Nets Want Mikal Bridges To Build On His Role With The Suns, And It’s Already Paying Off - Jackson Frank (UPROXX)
📝 How Evan Mobley is blossoming into more than just a defensive star - Dan Devine (Yahoo)
📝 Inside NBA's unwritten rule: Passing the ball with seconds left on clock - Tim MacMahon (ESPN)
🧮 Sopa de números
Pontos em barda e um especialista em marcá-los.
📱 Tweet da semana
Uma efeméride da GOAT cá do burgo.
📸 Bate-chapas
Kevin Love atira-se para fora de Cleveland.
🗓️ Marcado na pedra
24 de fevereiro de 1998 | Hakeem Olajuwon, dos Houston Rockets, tornou-se no oitavo jogador na história da NBA a jogar 1.000 ou mais jogos pela mesma equipa. John Stockton é o líder da categoria, com mais de 1.300 partidas pelos Utah Jazz.
☕ Conversa de café
Na edição desta semana do videocast NBA na SportTV, previsões para os concursos e MVP do All-Star, o aniversariante Michael Jordan e as últimas novidades de Brooklyn Nets e Boston Celtics.
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, João Dinis e Lucas Niven fazem um Draft das equipas do All-Star Game, falam das expectativas que têm para o jogo das estrelas e apostam nos vencedores dos jogos e dos concursos.
No primeiro episódio da semana, o momento de forma dos Milwaukee Bucks e os principais candidatos ao mercado buyout.