đ Joe Mazzulla desafia Neemias Queta
Treinador dos Celtics mantĂ©m padrĂ”es elevados de exigĂȘncia para o internacional portuguĂȘs, que destaca o trabalho do posicionamento defensivo como chave para a sua evolução nos Boston Celtics.
Apoie o projecto Borracha Laranja! AlĂ©m da nossa newsletter de fim-de-semana e outras publicaçÔes gratuitas, disponibilizamos conteĂșdos premium, como a rubrica ĂĄudio Queta Report, a secção de artigos de AnĂĄlise vĂdeo, Q&As mensais, participação em ligas fantasy e acesso a salas de chat exclusivas.
Para uma experiĂȘncia de leitura optimizada, faça download da app da Substack. E siga-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
âïž QuetalĂąndia: Neemias valoriza crĂticas de Joe Mazzulla
Numa semana em que o calendĂĄrio da NBA foi dominado pela final da NBA Cup, os Boston Celtics registaram um saldo de uma vitĂłria e uma derrota no duplo confronto com os Chicago Bulls. No total dos dois jogos, Neemias Queta jogou apenas 19 segundos.
A nĂŁo utilização do poste portuguĂȘs aconteceu na sequĂȘncia da visita aos Washington Wizards, em que, apesar de vĂĄrios bons momentos de Queta, dois lapsos â um defensivo e outro ofensivo â deixaram o tĂ©cnico Joe Mazzulla insatisfeito com o internacional luso de 25 anos.
Em declaraçÔes ao jornalista Jay King, publicadas num artigo do The Athletic, Neemias reagiu de forma graciosa Ă s crĂticas do treinador dos campeĂ”es da NBA, preferindo destacar que tem evoluĂdo com o trabalho feito nos treinos, em especial no posicionamento defensivo nos esquemas dos Celtics.
CrĂticas? Ă isso que ele (Joe Mazzulla) tem de fazer. Eu estou aqui para aprender. Estou a tentar ouvir o feedback e melhorar. Tenho melhorado simplesmente por ser sĂłlido, estar bem posicionado. Saber onde devo estar mais vezes. Chegar lĂĄ, estar no sĂtio certo com antecedĂȘncia e depois mover-me numa direção em vez de ir para trĂĄs e para a frente. O posicionamento Ă©, sem dĂșvida, o mais importante.
Fazemos muitos exercĂcios diferentes onde ocupo vĂĄrias posiçÔes defensivas, seja a vir do canto ou do topo dos trĂȘs pontos, seja numa troca como âroamerâ ou a marcar o meu atacante direto quando se trata de um nĂŁo atirador, seja a vir do lado fraco. HĂĄ muitas situaçÔes diferentes que simulamos para replicar o jogo e tentar ganhar sensibilidade para isso. AtĂ© agora, tem dado resultados.
Ler o jogo? à mais sobre åreas cinzentas, acima de tudo. O jogo não tem um guião. Nem sempre vai acontecer aquilo que replicamos nos treinos. à preciso conseguir pensar rapidamente, porque hå muitos jogadores bons que tomam decisÔes råpidas e que te colocam numa posição defensiva em que tens de pensar no momento, ter o entendimento completo do jogo, compreender quem estås a defender e quem estå a atacar. Hå muitos aspetos diferentes, nuances, que podem influenciar tudo isso, e esses são os meus principais desafios. Quanto mais tempo passo em campo e mais me desafio a melhorar, sinto que estou no bom caminho.
Questionado pelos jornalistas de Boston no final de um treino no TD Garden, Mazzulla explicou porque tem exigĂȘncia mĂĄxima com o portuguĂȘs.
Fui muito duro com ele em duas jogadas (frente aos Wizards), porque essas jogadas traduzem-se para os momentos cruciais do jogo, quando Ă© preciso estarmos no nosso melhor. Ele Ă© fantĂĄstico porque tem âpele grossaâ [thick skin]. Quer ser treinado e quer manter-se a um nĂvel elevado. NĂŁo se trata de um Ășnico aspeto; trata-se de mantĂȘ-lo a um padrĂŁo elevado, seja nos momentos cruciais do jogo ou nos minutos finais. Existe um padrĂŁo que ele tem de alcançar, e ele tem correspondido a isso.
Os Boston Celtics terĂŁo quatro jogos esta semana â uma visita a Orlando e trĂȘs recepçÔes consecutivas frente a Philadelphia, no dia de Natal, e Indiana (duas vezes) â, dando a Neemias Queta novas oportunidades para continuar a demonstrar o seu progresso.
đ”đč Sofia da Silva na equipa da jornada da LF Challenge
Sofia da Silva, poste portuguesa de 34 anos e 1,90 metros que alinha no Azul Marino Palma Mallorca, foi eleita para o Cinco Ideal da 12.ÂȘ jornada da LF Challenge, segundo escalĂŁo de Espanha.
A capitã da Seleção Nacional somou um duplo-duplo de 16 pontos (5/6 2P, 1/1 3P, 3/6 FT) e 12 ressaltos em apenas 20 minutos de utilização, para um box plus/minus de +31 e uma valorização de +26, numa vitória sobre o Lima-Horta por 68-35.
Depois de 12 temporadas nos principais campeonatos de Espanha, Turquia e BĂ©lgica, Sofia da Silva rumou ao segundo escalĂŁo espanhol esta Ă©poca. Em 13 jogos na LF Challenge, a internacional lusa regista mĂ©dias de 6.7 pontos, 5.8 ressaltos e 1.0 assistĂȘncias.
đ Mesa de cabeceira
Outras sugestÔes:
đ„ Seeing monsters -
đ„ Home Court Conundrum -
đ„ Three Things I Noticed on League Pass: The Suggs Swipe -
đ„ The Alex Caruso Extension -
đ„ 6 Basketball Writers And Their Most Underrated Player of All-Time -
đŒ How the Bucks Demolished the NBA's #1 Defense - Alex Hoops
𧟠Sopa de nĂșmeros
LeBron James, o jogador com mais minutos jogados na histĂłria da NBA.
đ± Post da semana
Nunca mudes, Pop.
đïž Marcado na pedra
23 de dezembro de 2007 | Kobe Bryant tornou-se no jogador mais jovem de sempre (29 anos e 122 dias) a atingir 20 mil pontos, frente aos New York Knicks, em pleno Madison Square Garden.
â Conversa de cafĂ©
No mais recente episĂłdio do podcast Bola ao Ar, a conquista da NBA Cup pelos Milwaukee Bucks, o novo formato do All-Star Game e os possĂveis estreantes na edição deste ano do jogo das estrelas.
Na primeira edição da semana, a antevisão da final da NBA Cup, a troca de Dennis Schröder para os Golden State Warriors e o misterioso "desaparecimento" de LeBron James.