🏀 O factor diferenciador de Neemias Queta
Depois de um ano de adaptação à NBA e à G League, o poste português está a mostrar novamente aquilo que, para além dos instintos defensivos, o torna um jogador especial: a capacidade de passar a bola.
👑 Quetalândia: Estreia agridoce na NBA 2022-23
Duas das melhores exibições da época na G League - duplo-duplo de 24 pontos e 11 ressaltos contra Oklahoma City Blue e jogo all-around de 18 pontos, 7 ressaltos e 7 assistências na vitória sobre os Ignite - antecederam a chamada à equipa principal dos Sacramento Kings, para o embate com os Philadelphia 76ers.
Mas a estreia na piscina dos grandes, esta época, foi agridoce. O português entrou logo no 1.º quarto para um matchup com Joel Embiid, após a segunda falta de Domantas Sabonis, mas fez três faltas em pouco mais de dois minutos e voltou para o banco. Acabaria por entrar nos últimos segundos da primeira parte e não voltaria a ser opção do treinador Mike Brown. Pelo meio, um ressalto e uma assistência (?) na mesma jogada.
Tal como anunciámos em primeira mão, Neemias Queta continuou com a equipa para as visitas a Toronto e Detroit, mas não foi utilizado por Mike Brown.
De resto, estes três encontros frente a 76ers, Raptors e Pistons viram renascer Richaun Holmes, concorrente direto do gigante luso, que parecia definitivamente fora da rotação interior dos californianos e acumulava 12 DNP-CD (Did Not Play – Coach's Decision) nas 17 partidas anteriores.
Apesar da “maldade” de ter que defrontar o poste mais dominante da liga na estreia em 2022-23, isso não tirou o sorriso a Neemias.
📈 A arte de passar a bola, por Neemias Queta
Os números de Neemias rebentam com qualquer escala da temporada passada, com 3,4 assistências por jogo (1,2 no ano passado) e 16,6% de percentagem de assistências (7,4% em 21/22). São números que o colocam em 4.º lugar em ambas as categorias, entre os postes da NBA G League.
A fase regular da G League está quase a começar e o António Dias identifica uma clara evolução de Neemias Queta durante os jogos da Showcase Cup da liga de desenvolvimento da NBA. Com uma maior utilização como eixo ofensivo dos Stockton Kings, o português de 2,13 metros está a brilhar como passador.
🇵🇹 Estreia a titular de Inês Bettencourt em UConn
Depois de ter sido decisiva com três lances livres clutch na vitória sobre Princeton, no “baptismo de fogo” lhe valeu um destaque na imprensa norte-americana, Inês Bettencourt viveu novas emoções com a estreia como titular da equipa da universidade de Connecticut no jogo frente a Maryland.
Dois pontos, três ressaltos e duas assistências em 28’45’’ minutos de utilização, num dia de sonho para a base portuguesa que esteve recrutada para jogar na universidade de Northwest Florida State, em JUCO (Junior College), e três meses depois foi titular da mais emblemática equipa da NCAA.
E até o treinador Geno Auriemma, em declarações à comunicação social, afirmou que nem ele imaginou que a base lusa poderia estar nesta situação, nesta fase tão embrionária da carreira universitária.
Está a ser colocada numa situação que remota no seu pensamento. Pensar que estaríamos a jogar aqui, numa transmissão televisão nacional e a Inês é a base titular em Connecticut… Há dois meses, isto teria sido a coisa mais absurda que poderíamos imaginar.
Do lado de cá do Atlântico, a FIBA anunciou as dez melhores jogadas de 2022 no basquetebol 3x3 e a #1 foi uma bola incrível da base portuguesa Joana Soeiro.
E esta semana fica marcada pela triste notícia do falecimento de Hermínio Barreto, uma das maiores referências do basquetebol português. Com uma paixão enorme pelo ensino do jogo, o “mestre” Hermínio foi um exemplo de ética, rigor, exigência, sabedoria e mobilização para a modalidade. E, sobretudo, foi um ser humano carismático e inspirador.
📋 Anfernee Simons desbloqueou um novo Damian Lillard
Era preciso criar um contexto no qual Damian estivesse confortável em ceder mais o controlo do ataque e o plantel encontra-se repleto de jogadores que conseguem controlar acções ofensivas e colocar pressão na defesa. São exemplos Josh Hart, Jerami Grant e, particularmente, Anfernee Simons.
Damian Lillard é um dos melhores do planeta em isolamentos e situações de 1x1, mas a sua baixa estatura obriga-o a lançar mais longe do cesto do que a maioria dos grandes lançadores da NBA. Esta época há um novo “Dame” e o Martim Pardal mostra o que os Portland Trail Blazers fizeram para ajudar o base.
💎 As futuras estrelas da NBA estão aqui
O António Dias, o Nuno Soares e o Artur Freitas anunciaram o lançamento da DRAFT GEMS, uma revista digital mensal sobre os prospects que podem vir a ser as próximas estrelas da NBA. E o melhor de tudo? O download é gratuito.
📚 Mesa de cabeceira
Estreou a série “Pass the Rock”, exclusiva para a app da NBA, sobre a nova geração de estrelas da melhor liga de basquetebol do mundo.
📝 The NBA, ranked - Rob Mahoney, J. Kyle Mann, Kevin O’Connor, e Michael Pina / The Ringer
📝 NBA trade deadline 2023: Player eligibility as of Dec. 15 - Bobby Marks / ESPN
📝 NBA Trade Rules To Know As Trade Season Opens - Keith Smith / Spotrac
📼 Doc Rivers, Steve Kerr & More Several NBA coaches break down the Xs and Os! | Coaches Corner - NBA
📝 Why Luke Kornet's Contest is effective for the Celtics - Tim Bontemps / ESPN
🧮 Sopa de números
Os Denver Nuggets venceram os Washington Wizards por 141-128, num jogo em que os comandados por Mike Malone marcaram apenas 4 triplos. Foi um autêntico banquete de Nikola Jokić e companhia na área restritiva.
📱 Tweet da semana
📸 Bate-chapas
Trae Young tenta arrefecer o gene clutch do rookie AJ Griffin, autor de dois buzzer beaters esta temporada, pela lente de Brett Davis (USA Today).
🗓️ Marcado na pedra
18 de dezembro de 2017 | Os números 8 e 24 de Kobe Bryant foram retirados pelos Los Angeles Lakers, numa cerimónia no Staples Center. Kobe tornou-se no único jogador da história dos californianos com duas jerseys retiradas.
☕ Conversa de café
No videocast NBA na SportTV, o trio Ricardo Brito Reis, Luís Avelãs e Diogo Carreira analisa o impacto da lesão de Steph Curry nas aspirações dos campeões Golden State Warriors, o momento positivo dos Brooklyn Nets, os novos nomes dos troféus individuais da NBA e muito mais.
No último episódio do podcast Bola ao Ar, João Dinis e Lucas Niven conversam sobre os primeiros minutos de Neemias Queta pelos Sacramento Kings na presente época da NBA e a entrada de Joel Embiid na corrida pelo prémio MVP.
No primeiro episódio desta semana, João Dinis e Ricardo Brito Reis Reis falam sobre as aspirações dos Memphis Grizzlies para esta época e fazem um redraft da classe de 2020.