đ Estreia nos playoffs Ă vista para Neemias Queta?
LesĂŁo de Luke Kornet e superioridade esperada na sĂ©rie frente aos Miami Heat pode proporcionar os primeiros minutos da carreira do poste portuguĂȘs numa fase a eliminar.
Apoie o projecto Borracha Laranja! đ Para alĂ©m da newsletter semanal e das publicaçÔes gratuitas, temos conteĂșdos premium, como a rubrica Queta Report, a secção de AnĂĄlise vĂdeo, Q&As mensais e salas de chat exclusivas.
Se nĂŁo quiser fazer o upgrade para uma subscrição mensal/anual, mas pretende apoiar o projecto com um donativo Ășnico, pode fazĂȘ-lo em Buy me a coffee.
âïž QuetalĂąndia: Ă espera de uma oportunidade para mostrar serviço nos playoffs
Os playoffs da NBA arrancaram este fim-de-semana e os Boston Celtics entraram com o pé direito na fase a eliminar, com uma vitória no jogo 1 (114-94) frente aos Miami Heat, que não contam com o lesionado Jimmy Butler.
A equipa de Neemias Queta esteve a vencer por 34 pontos, mas o conjunto da Flórida recuperou perto do fim e isso impediu uma maior rotação do treinador Joe Mazzulla, que deixou o gigante do Vale da Amoreira no banco de suplentes.
Mas o internacional portuguĂȘs alimenta a esperança de fazer mais histĂłria e, entre as vulnerabilidades dos Heat e a lesĂŁo de Luke Kornet, os primeiros minutos da carreira em playoffs podem ser mesmo uma realidade.
Entretanto, Neemias voltou a ser bastante elogiado por Brad Stevens, presidente das operaçÔes para o basquetebol dos Celtics, em declaraçÔes Ă imprensa local. Na sequĂȘncia da conversĂŁo do contrato two-way do portuguĂȘs para standard, o responsĂĄvel do front office dos âverdesâ destacou atĂ© que o poste Ă© mais do que apenas um jogador para o presente, mas sim alguĂ©m que pode ajudar no futuro.
First of all Neemy has been great when heâs been with us. Weâve had moments this year when weâve had only two bigs available and oftentimes heâs been able to some in and really fill a role and keep our team at a high, high level. The likelihood of anybody you sign at that 15th spot playing huge minutes in a playoff run is probably pretty low but heâs shown that heâs able to do that if surrounded by the right guys in the right role.
That was one thing and then obviously with the contract that we signed, we think Neemy is more than just a right now player. We think heâs a guy that can help us in the future.
If you would have asked me going into the year with our four bigs, maybe we were a little bit unproven. By the middle of the year I was like âdamn thatâs a really good group.â They can really play. They can play Al at the four, Kristaps at the four, with those guys or single without them. So they gave us a lot of flexibility this year and Neemy was a big part of it.
As declaraçÔes de Brad Stevens ganham mais importĂąncia porque Neemias nĂŁo tem, para jĂĄ, contrato garantido para a prĂłxima Ă©poca. Os Celtics tĂȘm uma team option que terĂŁo que accionar atĂ© 29 de junho deste ano para que o portuguĂȘs se mantenha em Boston em 2024-25.
Com a visĂŁo a mĂ©dio/longo prazo de Stevens em relação a Queta, que brilhou nos Ășltimos dois jogos da fase regular, fica implĂcita a intenção da equipa de accionar essa opção de continuidade.
đ”đč RĂșbenPrey entre os nomeados para Melhor Jovem da liga ACB
O portuguĂȘs RĂșben Prey, do Joventut Badalona, Ă© um dos 16 candidatos ao prĂ©mio de Melhor Jovem da edição 2023-24 da liga ACB, principal campeonato espanhol que Ă© considerado por muitos analistas a melhor liga domĂ©stica do mundo depois da NBA.
O poste de 19 anos e 2,08 metros soma 16 jogos pelos catalĂŁes, seis deles como titular, com mĂ©dias de 2.9 pontos e 3.0 ressaltos, em 11â56â minutos de utilização. Esta Ă©poca, RĂșben Prey tambĂ©m se estreou na EuroCup pelo Joventut e jogou vĂĄrias partidas pelo Prat, emblema satĂ©lite do emblema de Badalona.
Para alĂ©m de Prey, sĂŁo candidatos Ă distinção vĂĄrios colegas do internacional luso no Joventut, embora os favoritos a vencer o trofĂ©u sejam Jean Montero (MoraBanc Andorra), Juan FernĂĄndez (RĂo BreogĂĄn), Thijs De Ridder (Bilbao Basket) e Marcis Steinbergs (BAXI Manresa).
Sergio RodrĂguez (2005), Ricky Rubio (2007), Juancho HernangĂłmez (2016), Luka DonÄiÄ (2017 e 2018) sĂŁo alguns dos nomes mais sonantes que conquistaram este prĂ©mio no passado, para alĂ©m de um nome bem conhecido dos pavilhĂ”es portugueses: Micah Downs (2012).
â O novo patamar para Luka DonÄiÄ
HĂĄ uma forte possibilidade de ficar aquĂ©m â no abstrato â do sucesso nos playoffs que se espera de um jogador do seu calibre. E começarĂŁo a chover âhot takesâ sobre um âempty stats guyâ. Consigo ouvi-los jĂĄ na minha cabeça. SerĂĄ absurdo, ignorante e profundamente injusto. Mas assim Ă© a vida de um jogador com o talento e potencial de Luka DonÄiÄ.
Na ressaca da melhor Ă©poca da carreira de Luka DonÄiÄ, o ânossoâ Pedro Quedas escreve sobre o peso das expectativas sobre o base esloveno, que estĂŁo mais altas do que nunca.
đ Triplo do canto | Ep. 12 - O basquetebol nacional Ă© uma Festa
Nesta edição da rubrica ĂĄudio exclusiva para a newsletter do Borracha Laranja sobre basquetebol portuguĂȘs, JosĂ© Pedro Barbosa destaca a edição de 2024 da Festa do Basquetebol Juvenil e, com a ajuda de AntĂłnio Dias, eleva as expectativas para o fecho da fase regular da Liga Betclic Masculina.
đ Mesa de cabeceira
Outras sugestÔes:
đ„ Helios or nothing -
đ„ 2023-24's NBA Top Performers -
đ„ The Game Within the Game -
đ To My New York Family - Jalen Brunson (The Playersâ Tribune)
đ The End for LeBron and Steph Is Uncomfortably Close - Danny Chau (The Ringer)
đŒ Does Jokic's genius actually make him a good defender? - Ben Taylor (Thinking Basketball)
𧟠Sopa de nĂșmeros
O efeito Caitlin Clark nas audiĂȘncias do draft da WNBA: 2,45 milhĂ”es de telespectadores.
đ± Post da semana
đž Bate-chapas
Playoffs, um âbichoâ diferente.
đïž Marcado na pedra
24 de abril de 1988 | Jack Sikma, dos Milwaukee Bucks, tornou-se o jogador mais alto da história da NBA (2,11 metros) a liderar a liga em percentagem de lançamentos livres numa época, ao registar uma eficåcia de 92.2%.
â Conversa de cafĂ©
Na Ășltima edição do podcast Afunda de 3 (versĂŁo vĂdeo aqui), a antevisĂŁo dos playoffs, os jogadores com mais pressĂŁo na fase a eliminar e o futuro das equipas eliminadas no torneio play-in.
No mais recente episĂłdio do podcast Bola ao Ar, o fim da dinastia (?) dos Golden State Warriors, o torneio play-in, e a retirada de Blake Griffin.