🏀 Brad Stevens elogia Neemias Queta
Presidente das operações para o basquetebol dos Boston Celtics falou do português e de outros jovens do plantel, a poucos dias do arranque do «training camp».
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
❓ Participação em Q&As exclusivos para assinantes
☘️ Quetalândia: Elogios de Brad Stevens a Neemias em vésperas do training camp
O training camp dos Boston Celtics (e da maioria das equipas da NBA) arranca na terça-feira, dia 3 de outubro - o media day é no dia 2 -, e o português Neemias Queta prepara-se para mostrar à equipa técnica liderada por Joe Mazzulla todos os atributos que levaram o front office dos “verdes” a avançar para a sua contratação.
Esta semana, o presidente das operações para o basquetebol dos Celtics, Brad Stevens, elogiou Neemias e outros jovens do plantel. O antigo técnico fez questão de sublinhar que é provável que estes atletas menos experientes não tenham oportunidades todas as noites na equipa principal, mas destacou que a aposta no desenvolvimento de jovens é uma das prioridades do franchise.
I like a lot of our younger guys and what they can ultimately become. We may not see that game to game right now but I’ve been impressed [with] the way they’ve been working. I’m excited about that mix of guys.
We’re trying to win it, but we’re also trying to make sure we are using our other roster spots to make sure we’re investing in younger players.
O Borracha Laranja apurou que Neemias está totalmente recuperado da lesão que sofreu na Summer League, quando ainda estava ao serviço dos Sacramento Kings, e já participou em scrimmages 5x5 nos treinos que os Celtics têm feito no Auerbach Center, na última semana.
Apresentado como um dos seis bigs de Boston para 2023-24, Neemias ficou a saber que o novo treinador nos Maine Celtics, equipa da G League onde o internacional luso deve iniciar a temporada, é Blaine Mueller, ex-adjunto dos Milwaukee Bucks, que ajudou a conquistar o título da NBA em 2021.
Entretanto, a comunicação social de Boston continua a dar a conhecer Neemias Queta aos adeptos dos Celtics e, esta semana, o site SB Nation analisou os três jogadores com contrato two-way e lembrou que a propensão para lesões dos outros jogadores grandes do plantel podem abrir uma porta ao poste de 24 anos.
On offense, Queta will constantly be asked to provide screens, but he showed solid offensive awareness to space the floor for ball handlers to attack the rim without Queta interfering.
Queta won’t find himself on the parquet immediately, but if the frontcourt can’t stay healthy, Queta may be one of the options Joe Mazzulla will look to for brief stints throughout games.
E também do lado de cá do Atlântico, Neemias esteve em destaque. Em Espanha, o jornalista Carlos Toribio escreve que o português é um dos melhores jogadores entre todos os que têm contrato two-way na NBA e, por cá, o ex-treinador Jorge Araújo assinou um artigo de opinião no jornal A Bola sobre o primeiro português a jogar na NBA, que partilhamos no link em baixo.
🇵🇹 Rúben Prey é estrela nas redes sociais do Joventut Badalona
Aos 18 anos, Rúben Prey fez toda a pré-temporada com a equipa principal do Joventut Badalona e, apesar de ainda não se ter estreado nas convocatórias de Carles Durán para os jogos da Liga ACB, o internacional português de Sub20 é sensação nas redes sociais do emblema espanhol.
Como rookie da equipa sénior, Prey tem sido praxado pelos colegas veteranos e assume a responsabilidade de iniciar o grito da equipa antes dos jogos. Antes da bola ao ar de uma das mais recentes partidas do Penya, Rúben inovou e usou uns óculos escuros para animar os colegas. O vídeo tornou-se viral.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Unlocking NBA Stardom: Analytics and Young Player Development -
📥 For the Spurs, 'sustainability' is an idea that runs deep -
📝 NBA survey: League insiders weigh in on Wembanyama, MVP race and 2023-24 favorites - Tim Bontemps (ESPN)
📼 This is Going to Break the NBA... - Alex Hoops
📼 Breaking Down Scoot Henderson's Dynamic Skill Set - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📼 How LeBron's longevity fueled his rise - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📱 Post da semana
🗓️ Marcado na pedra
3 de outubro de 1974 | Jerry West, dos Los Angeles Lakers, retirou-se após 14 temporadas na NBA. “Mr. Clutch” marcou 25.192 pontos na carreira, para além de uma média de 29.1 pontos por jogo em 153 jogos de playoffs.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, a super-troca que enviou Damian Lillard para Milwaukee e o que isso significa para Dame, para os Bucks, para os Phoenix Suns e para os Portland Trail Blazers.