🏀 Boston Celtics querem Neemias Queta a longo prazo
Campeões da NBA não exerceram a «team option» que renovaria o contrato do português por uma temporada, mas apenas porque querem oferecer um vínculo plurianual ao poste.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, oferecemos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e acesso a salas de chat exclusivas.
Siga-nos no X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp.
☘️ Quetalândia: Neemias pode seguir o exemplo de Sam Hauser
De férias na Europa, Neemias Queta continua à espera de uma definição acerca do seu futuro. O prazo para os Boston Celtics exercerem a team option que renovaria o contrato do português por uma temporada terminou este sábado e os campeões da NBA decidiram não a accionar.
No entanto, a notícia da decisão dos Celtics chegou com a indicação de que o front office liderado por Brad Stevens só deixou o poste luso entrar na free agency porque pretende negociar um vínculo mais longo com o internacional luso de 24 anos e 2,13 metros.
A intenção dos Celtics de manter no plantel o gigante do Vale da Amoreira foi reconfirmada com a apresentação uma qualifying offer que torna Neemias restricted free agent, dando à equipa treinada por Joe Mazzulla a possibilidade de igualar qualquer oferta que o português receba de outra equipa da NBA.
Que contrato se pode esperar, então, que os Celtics ofereçam a Neemias? Olhando para o passado recente, é de admitir que o front office proponha ao português um contrato semelhante ao que ofereceu ao extremo Sam Hauser no verão de 2022, até porque há paralelismos no desenvolvimento de ambos os jogadores.
Na altura, o “atirador” vinha de uma época (2021-22) em que jogou 26 partidas pela equipa principal (6 minutos por jogo) e 10 encontros pelos Maine Celtics, da G League. Os Celtics chegaram a acordo com Hauser para a assinatura de um contrato de três anos, no valor total de cerca de 6 milhões de dólares, sendo os dois primeiros anos totalmente garantidos.
Nessa temporada 2021-22, Sam Hauser jogou sobretudo no chamado garbage time, no final de jogos já decididos, mas os Celtics estavam a preparar o extremo para entrar na rotação na época seguinte, e foi isso mesmo que aconteceu, uma vez que o especialista no lançamento de três pontos jogou 80 partidas (16 minutos por jogo) em 2022-23.
Este ano, o poste português participou em 28 jogos (média de 12 minutos por encontro) e esteve em 15 partidas da equipa de desenvolvimento, em Maine. Não se limitou ao garbage time e cumpriu sempre que foi chamado, pelo que os responsáveis dos Celtics poderão ter ficado convencidos que Neemias está preparado para ser um elemento mais importante da rotação interior.
Tendo em conta que Brad Stevens só pode oferecer contratos mínimos e terá dificuldade em manter os outros dois pontes suplentes, Luke Kornet e Xavier Tillman, é admissível que, tal como aconteceu com Sam Hauser em 2022, seja apresentada ao português uma proposta de contrato de vários anos, por um valor anual a rondar os dois milhões de dólares.
A free agency começa oficialmente este domingo, dia 30 de junho, às 23 horas de Portugal Continental. A partir desse momento, todos os jogadores livres podem negociar com qualquer equipa da NBA.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Which NBA Teams Get the Most Bang for Their Free-Agency Buck? -
📝 The real story underlying the French talent invasion of the NBA - John Hollinger (The Athletic)
📝 The True Story of Bruno Caboclo: The NBA Draft’s Last Mystery Man - Danny Chau (The Ringer)
📝 Advantage Creation: The Case For Ron Holland - Roshan Potluri (The Swish Theory)
📝 Prez’s Fifth Annual Disrespectful Draft Comparisons: 2024 NBA Draft Edition - The Strick.Land
📼 Dirk Nowitzki: soft, choker… Hall of Famer - Secret Base
📼 These Are Not The Same New York Knicks - Hoop Venue
📱 Post da semana
Petteri Koponen, antigo jogador finlandês de 36 anos, nunca jogou na NBA e retirou-se em 2022, depois de uma carreira de 18 anos que teve como ponto alto a passagem pelo Barcelona, entre 2016 e 2018. Há uma semana foi nomeado treinador da equipa da Summer League dos San Antonio Spurs. No entanto, os seus direitos *como jogador* foram negociados como parte de uma troca entre Dallas Mavericks e New York Knicks. A reacção de Koponen foi deliciosa.
📸 Bate-chapas
Vive la France!
🗓️ Marcado na pedra
7 de julho de 2016 | Kevin Durant, free agent e 4x melhor marcador da NBA, assina com os Golden State Warriors.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, o rescaldo do draft, a troca que levou Mikal Bridges para os Knicks e os rumores à volta de Kevin Durant.