🏀 Análise vídeo | Neemias Queta vs. Toronto Raptors
Numa atuação marcada por jogadas decisivas, evolução no ataque e desafios defensivos, o português voltou a justificar a aposta dos Boston Celtics no seu processo de desenvolvimento.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, oferecemos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e ligas fantasy, e acesso a salas de chat exclusivas.
Siga-nos no X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
Máximo de carreira de minutos de utilização (33’07”) e vitória no prolongamento com jogadas clutch de Neemias Queta, quer no último quarto, quer nos cinco minutos extra, e uma linha estatística final de 12 pontos, 8 ressaltos, 2 assistências e um desarme de lançamento.
Dito desta forma, e acrescentando que se tratou da quarta titularidade nos últimos sete jogos, poderíamos cair no erro de afirmar que tudo corre bem ao gigante do Vale da Amoreira. Mas houve alguma contestação ao português no #CelticsTwitter e, por isso, vale a pena mergulhar no vídeo da partida.
Criação em meio-campo
Como escrevemos na newsletter de fim-de-semana, o entrosamento de Neemias com os melhores jogadores da equipa campeã da NBA melhora a cada jogo e, frente aos canadianos, perdemos a conta aos ataques em que a acção directa do poste - bloqueios directos, bloqueios indirectos, handoffs - ajudou os Celtics a criar lançamentos sem oposição ou em clara situação de vantagem.
E o seu faro especial para o ressalto ofensivo - quatro, neste jogo - resultou em mais um highlight que segue directo para a mixtape de carreira do poste luso.
Apesar do impacto positivo no ataque, a defesa de Neemias gerou controvérsia, em particular no (suposto) confronto direto com Jakob Poeltl. O austríaco teve uma noite de sonho, com um máximo de carreira de 35 pontos, e 16 lançamentos marcados em 19 tentativas. Mas será que as críticas ao português foram justas? Vejamos, então, toda a verdade sobre a actuação defensiva de Neemias Queta.