🏀 Análise vídeo | Neemias Queta vs. Los Angeles Clippers & Los Angeles Lakers
Entre defesa no perímetro, impacto no ataque com e sem bola, e um cesto decisivo, poste português voltou a ser feliz na Califórnia.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Além da newsletter de fim-de-semana e outras publicações gratuitas, disponibilizamos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, Q&As mensais, participação em ligas fantasy e acesso a salas de chat exclusivas.
Para uma experiência de leitura optimizada, faça download da app do Substack. Siga-nos também nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
Neemias Queta reencontrou motivos para sorrir numa viagem à Califórnia, onde as equipas do estado continuam a ser adversários favoráveis para o poste português.
Desta vez, num back-to-back frente a Clippers e Lakers, Queta destacou-se especialmente no duelo no Intuit Dome, beneficiando das ausências de Kristaps Porziņģis e Al Horford. O internacional luso aproveitou a oportunidade ao máximo e assumiu um papel importante na vitória dos campeões da NBA.
Na segunda noite, frente aos Lakers, Neemias teve menos minutos, entrando apenas nos instantes finais de um jogo já decidido. Ainda assim, não deixou de mostrar a sua qualidade em vários momentos em campo, incluindo um desarme de lançamento a LeBron James.
Sinal + no meio campo defensivo
Assim que Neemias Queta entrou em campo no Intuit Dome, os Clippers procuraram explorá-lo em situações de isolamento, aproveitando o esquema de trocas defensivas dos Celtics. No entanto, o poste português respondeu à altura, frustrando várias investidas do ataque adversário.
Ao contrário de jogos anteriores, onde os seus colegas sobre-ajudaram em demasia, criando problemas de comunicação, desta vez Queta mostrou maior autonomia, revelando-se um elemento sólido no perímetro.
Além disso, a sua faceta de protetor do cesto esteve em destaque nos jogos em Los Angeles, com vários momentos impactantes como um desarme de lançamento ao melhor marcador da história da NBA, LeBron James.
Bem na defesa, ainda melhor no ataque. Numa fase da época em que tem sido aposta menor do treinador Joe Mazzulla, a passagem por L.A. terá servido para aumentar a confiança de Neemias em relação ao que pode fazer no meio campo ofensivo.
Impacto no ataque, com e sem bola
No ataque, Neemias Queta também deixou a sua marca. Em minutos divididos entre jogadores da primeira unidade dos Celtics e uma parceria eficaz com Payton Pritchard, mostrou ser um facilitador ofensivo em situações de 2-man game, seja em bloqueios diretos ou dribble handoffs.
Ainda assim, desperdiçou algumas oportunidades perto do cesto, um aspeto que poderá trabalhar para ganhar maior confiança dos colegas de equipa.
Por outro lado, Neemias destacou-se pelo trabalho de pés de elite, usando todos os seus recursos técnicos para somar pontos.
Para além do footwork, impressionou-nos a capacidade do poste de se mover sem bola. Numa posse de bola, antecipou a rotação de Jayson Tatum para a linha final, cortando em flash do poste baixo até à linha de lance livre, o que arrastou Kobe Brown e abriu espaço para Tatum finalizar.
Nesta posse de bola, lê a penetração pelo meio de Payton Pritchard, limpando o lado oposto para voltar a arrastar Kobe Brown e abrir espaço para o layup do base.
A maior recompensa para Neemias veio no prolongamento frente aos Clippers, quando foi aposta de Joe Mazzulla para fechar o jogo. O poste português não só correspondeu como selou o triunfo dos Celtics com um cesto decisivo.
Entre a solidez defensiva, a inteligência no ataque e o cesto decisivo frente aos Clippers, a passagem de Neemias Queta por Los Angeles mostrou o seu potencial para impactar o jogo em ambos os lados do campo.
Achei o jogo com os Clippers dos jogos mais completos que fez este ano