🏀 Análise vídeo | Neemias Queta vs. Brooklyn Nets
Protecção de cesto do português ajudou a virar o jogo a favor dos Celtics, mas ficou na retina mais uma prova de que o gigante do Vale da Amoreira aprende rápido com os erros cometidos.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, oferecemos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e ligas fantasy, e acesso a salas de chat exclusivas.
Siga-nos no X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
Depois da titularidade e desempenhos elogiados frente a Atlanta Hawks e Golden State Warriors, Neemias Queta voltou ao banco de suplentes na recepção aos Brooklyn Nets. O treinador Joe Mazzulla optou por Xavier Tillman como parceiro de frontcourt de Al Horford, mas ter-se-á arrependido em poucos minutos, quando os Boston Celtics se viram a perder por 2-16 em pleno TD Garden, diante de uma das equipas mais frágeis da conferência Este.
A meio do 1.º quarto, Mazzulla chamou o poste português para proteger o cesto dos campeões, que sofria pontos em barda do conjunto orientado pelo espanhol Jordi Fernández, antigo adjunto dos Sacramento Kings que coincidiu com Neemias na equipa da Califórnia. O efeito do gigante do Vale da Amoreira foi imediato e, consequentemente, Tillman não voltou a jogar.
Neste arranque de temporada em que alguns dos jogadores dos Celtics parecem estar pouco empenhados na defesa de perímetro, a protecção de cesto de Queta torna-se ainda mais valorizada e não é por acaso que o box plus/minus do poste luso seja invariavelmente positivo.
A rim protection de Neemias é uma mais-valia sobretudo enquanto Kristaps Porziņģis continuar ausente, mas o poste de 25 anos e 2,13 metros tem aproveitado os minutos concedidos pela equipa técnica para melhorar em várias áreas do seu jogo. E o jogo desta madrugada foi mais um exemplo disso.