🏀 Análise vídeo | Neemias Queta vs. Atlanta Hawks
Na primeira titularidade da carreira, português teve altos e baixos, mas terminou a noite com sensação de dever cumprido.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, oferecemos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e ligas fantasy, e acesso a salas de chat exclusivas.
Siga-nos no X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
E ao 55.º jogo da carreira na NBA, Neemias Queta foi titular. Joe Mazzulla continua a apostar no poste português e, mesmo com Luke Kornet e Xavier Tillman disponíveis, o treinador escolheu o gigante do Vale da Amoreira para fazer dupla com Al Horford no frontcourt dos campeões Boston Celtics, na visita aos Atlanta Hawks.
Ainda antes de se tornar no primeiro português a ser titular numa partida da NBA, Neemias falou em exclusivo com Leigh Ellis, criador de conteúdos digitais que visitou Lisboa em 2023, sobre a importância de ser o primeiro português a jogar na liga norte-americana.
Depois desta conversa, veio a notícia inesperada da titularidade de Neemias.
Entrada em falso
Enquanto o nome de Neemias se transformava em tendência nas redes sociais em Portugal, o jogo arrancava na State Farm Arena, em Atlanta. No entanto, a primeira passagem de Queta pelo jogo durou pouco tempo e o português foi substituido por Joe Mazzulla na sequência de alguns erros com origem provável no nervosismo de quem estava debaixo dos holofotes.
Voltar ao básico
No regresso ao campo, depois de conversar com Mazzulla e receber palavras de encorajamento de Jayson Tatum e Jrue Holiday, Neemias trabalhou para colocar para trás das costas aquele 1.º quarto de má memória. E fê-lo indo à procura das suas maiores virtudes. Uma delas? A capacidade de bloquear e libertar colegas para lançamentos abertos.
Do lado defensivo, Neemias encaixou no atirador do canto do lado fraco [roamer], evitando ser envolvido em demasia na defesa do bloqueio directo com Trae Young como ballhandler. A partir do lado contrário da bola, esteve atento às rotações defensivas e foi capaz de contestar vários lançamentos perto do aro.
E, como tem sido habitual, impôs o seu físico nas zonas mais próximas das tabelas, com saídas rápidas em transição e ressaltos ofensivos que renderam pontos aos campeões.
Uma das nossas jogadas preferidas da noite foi esta, em que atrapalha o drible de Trae Young - Payton Pritchard completa o serviço - e, no contra-ataque, desacelera o passo para interromper a recuperação defensiva de David Roddy, abrindo espaço para o afundanço sem oposição de Jayson Tatum.
Na soma das pequenas coisas, Neemias voltou a merecer nota positiva da imprensa especializada de Boston e, já no balneário, Leigh Ellis voltou a falar com o internacional português de 25 anos e 2,13 metros. Queta assumiu a má entrada na partida, mas mostrou-se satisfeito pela estreia como titular.
Muito obrigado ao nosso amigo Leigh pela partilha destas imagens com o Borracha Laranja e todos os adeptos portugueses de basquetebol! Sigam o trabalho extraordinário do Leigh no Instagram e no X/Twitter.
Lágrima no canto do olho
Que orgulho ver o percurso do Neemias! Obrigado Ricardo pelo artigo e pelo vídeo!