Playback speed
×
Share post
Share post at current time
0:00
/
0:00
Preview

🏀 Análise vídeo | Ant-Man leva trabalho de casa para as férias

Aos 22 anos, o extremo liderou os Minnesota Timberwolves à final de conferência Oeste e, agora que está oficialmente de férias, deve focar-se em melhorar uma das áreas menos desenvolvidas do seu jogo.

No jogo 4 da primeira ronda dos playoffs, contra os Phoenix Suns, Anthony Edwards marcou 31 dos seus 40 pontos na segunda parte, aos quais acrescentou 9 ressaltos e 6 assistências na vitória por 122-116 que encerrou a série. Foi a primeira eliminatória ganha pelos Minnesota Timberwolves em 20 anos e, nesse jogo 4, Ant ultrapassou Kevin Garnett na lista de jogadores com o maior número de jogos de playoffs com 30 ou mais pontos na história do franchise.

O mundo da NBA ficou de sobreaviso para estes Wolves e a confirmação de que eram mesmo candidatos ao título veio na segunda ronda, quando eliminaram os ainda campeões Denver Nuggets. Mas o sonho terminou na final de conferência, às mãos dos Dallas Mavericks de Luka Dončić. Para Edwards, que se despediu da temporada com uma linha estatística de 29 pontos, 10 ressaltos e 9 assistências, a desilusão da eliminação não mancha uma época em que foi All-Star pela segunda vez e, em estreia absoluta, foi eleito para a All-NBA Second Team.

Nos playoffs, somou médias de 27.6 pontos, 7.0 ressaltos, 6.5 assistências e 1.5 roubos de bola, com eficácia de 40.0% nos lançamentos de três pontos. E brilhou sobretudo pelo atleticismo que está na origem das comparações com o tipo de jogo de Michael Jordan. No entanto, Anthony Edwards ainda está a arranhar a superfície do seu potencial e, para além das capacidades físicas que o tornam único, tem também áreas do seu jogo que precisam de ser desenvolvidas.

A capacidade de passe e de criação no 5x5 em meio campo é uma dessas áreas que pode e deve melhorar. Ainda assim, nos 16 jogos destes playoffs, Ant fez 104 assistências, para a tal média de 6.5 por jogo, bem acima das 5.1 da fase regular da temporada. E nos últimos oito dos 16 jogos dos playoffs de 2024, essa média subiu para 7.4 assistências por partida.

Apesar do volume, é indesmentível que muitas das assistências de Ant-Man são passes simples e directos, para o colega de equipa da primeira linha de passe disponível, como consequência de ajudas mais profundas com a intenção de lhe retirar o arranque explosivo para atacar a área pintada.

Sendo mais ou menos consensual que Ant (ainda) não é um bom passador e que pode elevar bastante o seu nível de jogo se acrescentar essa dimensão à inegável capacidade de desequilibrar no 1x1, algumas jogadas nestes playoffs devem ter deixado a equipa técnica dos Timberwolves com água na boca.

Eis um vislumbre de Anthony Edwards, o facilitador.

The full video is for paid subscribers

Borracha Laranja
Análise Vídeo
Espaço de análise táctica e 'breakdown' de 'set-plays' e tendências de jogadores ou equipas, com recurso a vídeo.
Authors
Ricardo Brito Reis