Playback speed
×
Share post
Share post at current time
0:00
/
0:00

Paid episode

The full episode is only available to paid subscribers of Borracha Laranja

🏀 Análise vídeo | Alperen Şengün é a versão light de Nikola Jokić?

Poste de terceiro ano dos Houston Rockets é vulgarmente comparado ao MVP das Finais e tem mostrado que, em pelo menos um aspecto do seu jogo, o paralelismo não é inteiramente despropositado.

Os Houston Rockets são uma das boas surpresas deste arranque de temporada. À entrada para a jornada desta terça-feira, os texanos eram uma de quatro equipas no top-10 dos rankings de eficiência ofensiva e eficiência defensiva, o que, por si só, costuma separar equipas boas de candidatos ao título.

Não, não estamos a dizer que os Rockets podem sonhar com o troféu Larry O’Brien em junho do próximo ano, mas podemos, pelo menos, afirmar que já se nota o dedo do novo treinador, Ime Udoka, e o impacto das adições dos veteranos Fred VanVleet, Dillon Brooks e Jeff Green.

No entanto, é um poste de apenas 21 anos que lidera vários itens estatísticos da formação de H-Town. Alperen Şengün soma médias de 19.4 pontos, 8.2 ressaltos e 6.0 assistências, com eficácia de 60.0% nos lançamentos de campo, números que fazem do turco uma das boas histórias de 2023-24.

É, por isso, normal que as habituais comparações com Nikola Jokić voltem a surgir, até porque o estilo de jogo de Alpy e a forma como Udoka o tem usado vai buscar inspiração no que faz, noite sim, noite sim, o poste sérvio dos Denver Nuggets.

Estas comparações são, por norma, bastante injustas para a “cópia”, sobretudo se o “original” for um futuro Hall of Famer, como é o caso aqui. No entanto, há (pelo menos) uma área em que Şengün é claramente uma versão light de Jokić.

Qual?

The full video is for paid subscribers

Borracha Laranja
Análise Vídeo
Espaço de análise táctica e 'breakdown' de 'set-plays' e tendências de jogadores ou equipas, com recurso a vídeo.
Authors
Ricardo Brito Reis