Numa eliminatória em que as vitórias tinham caído para a equipa na condição de visitante em todas as quatro primeiras partidas, o jogo 5 prometia equilíbrio até à buzina final, depois de uns 24 minutos iniciais sem grandes vantagens para um lado ou para o outro.
No regresso dos balneários, tudo foi diferente. Na mesma noite em que recebeu o terceiro prémio de MVP das últimas quatro temporadas, Nikola Jokić deu razão a quem votou nele como o jogador mais valioso da NBA e protagonizou uma autêntica masterclass no 3.º quarto.
Mas a segunda parte nem sequer começou bem para o poste sérvio. Em duas posses de bola seguidas, os Timberwolves conseguiram contrariar uma tentativa de ligação de Jokić com Aaron Gordon e, do outro lado do campo, KAT aproveitou a apatia do sérvio a proteger o cesto.
Com 55-53 para Minnesota, o treinador Michael Malone pediu um desconto de tempo que viria a revelar-se providencial. O que se seguiu foi um bloco de minutos do mais impressionante que já se viu na carreira do 3x MVP.