🏀 Análise vídeo | A jogada imparável dos New York Knicks
Adição de Karl-Anthony Towns desbloqueia novas dimensões no ataque da equipa da "Big Apple", que apresenta a melhor eficiência ofensiva de toda a NBA.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, oferecemos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e ligas fantasy, e acesso a salas de chat exclusivas.
Siga-nos no X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e WhatsApp.
Na mais recente edição do podcast “The BIG Number”,
e destacaram um dos motivos pelos quais os New York Knicks têm actualmente o melhor ataque da NBA, com uma extraordinária eficiência ofensiva de 121.6 pontos por cada 100 posses de bola: o sucesso das situações de bloqueio directo entre Jalen Brunson e Karl-Anthony Tows.De acordo com a dupla do podcast da Yahoo Sports, o pick & roll entre Brunson e Kat gera 1.25 pontos por posse de bola, valor que sobe para 1.314 pontos em qualquer jogada dos Knicks que inclua, em algum momento, um bloqueio directo entre o base e o poste.
Este foi o mote que nos levou a analisar os vídeos dos jogos dos Knicks, focando-nos especificamente no 2-man game entre Brunson e Towns e em tudo o que essa combinação oferece à equipa de Tom Thibodeau.
Bloqueio directo
Comecemos pelo básico. Karl-Anthony Towns é imponente, e os seus bloqueios são autênticas paredes que Brunson utiliza para se libertar do defensor directo. Muitas vezes, o lançamento de três pontos está disponível para o base, que esta época está a lançar com uma eficiência de 42.6% a partir do drible.
Se o lançamento não for opção, o desfazer de Towns em direção ao cesto é uma excelente alternativa. O #32 é um poste rápido a rolar e oferece boas linhas de passe para finalizar na área pintada.
Caso a defesa seja sugada para o pintado pelo rolar de KAT para o cesto, abre-se espaço para os atiradores no perímetro.
Se a defesa optar pela troca no bloqueio, Brunson explora o mismatch com penetrações em drible, podendo finalizar debaixo do cesto ou no mid-range. O base também é capaz de ler as rotações defensivas excessivas e encontrar colegas livres.
Ameaça de três pontos de KAT
Aqui surge uma nova dimensão no jogo de bloqueio directo com Karl-Anthony Towns. O auto-intitulado “melhor big lançador da história da NBA” não só é um sniper de três pontos, como está a lançar um máximo de carreira de 45.0% esta temporada. Desfazer do bloqueio directo para fora da linha dos 7,25 metros [pick & pop] é mais uma arma eficaz do ataque de New York.
Com esta ameaça adicional, os defensores de Towns enfrentam uma decisão complicada quando Brunson sai com vantagem de um bloqueio. Vejam como Wendell Carter Jr. abre uma linha de penetração ao cesto, preocupado com a ameaça do triplo de Towns.
Deixar Towns com espaço faz com que alguns defensores antecipem rotações, abrindo oportunidades para cortes. Notem a reação de Tyrese Haliburton e Kyle Kuzma ao tentarem chegar rapidamente a Towns após o pick & pop, deixando cortes livres que Brunson não hesita em explorar.
O sucesso do bloqueio directo entre Jalen Brunson e Karl-Anthony Towns é um reflexo da versatilidade ofensiva dos New York Knicks. Com Brunson a comandar o ataque e Towns a oferecer múltiplas opções de finalização, a dupla torna-se um quebra-cabeças constante para as defesas adversárias. Se a equipa de Thibodeau continuar a capitalizar esta dinâmica, o ataque dos Knicks tem tudo para se manter entre os melhores da liga e ser uma peça-chave nas ambições de sucesso nos playoffs.
Subscrevam a fabulosa newsletter do Tom,
, e vejam ou ouçam o podcast “The Big Number”. Este foi o tal episódio que serviu de inspiração para este artigo:
Mais artigos destes por favor.
Muito obrigado pelo conteúdo e um feliz natal para toda a comunidade Bola Laranja.