🏀 Análise ao jogo 1 das Finais da NBA (VÍDEO)
Os Denver Nuggets receberam e bateram os Miami Heat por 104-93, mas há muito para destacar nos 48 minutos que abriram a eliminatória.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações/newsletters gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos exclusivos para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
Os Denver Nuggets mantiveram a tradição e continuam invictos nos playoffs, depois de baterem os Miami Heat no jogo 1 das Finais da NBA por 104-93, com grandes exibições de Nikola Jokić e Jamal Murray.
Quem olhar apenas para a boxscore, não terá noção da enorme diferença entre os dois conjuntos nos primeiros 36 minutos de jogo, durante os quais os anfitriões tiveram uma vantagem que chegou a 24 pontos.
O último período equilibrou as contas graças a algum relaxamento dos Nuggets, mas sobretudo uma aposta dos Heat numa defesa zona, com um elemento surpresa, que causou problemas ao ataque de Denver.
O que vimos, então, neste jogo inaugural entre as equipas de Nikola Jokić e Jimmy Butler?
Jokić destruiu a defesa de Miami na 1.ª parte
Ao intervalo, o poste sérvio somava já 10 assistências e nunca precisou de ser especialmente agressivo a procurar o seu lançamento - os Nuggets chegaram a liderar 24-16 sem que Jokić tivesse, sequer, lançado ao cesto.
O maestro de Sombor tomou sempre as melhores decisões e, nos 24 minutos iniciais, perante o sistema de trocas dos Heat, as melhores decisões passaram por encontrar os colegas de equipa em posição de tirar vantagem de mismatches.
Aaron Gordon aproveitou a diferença de centímetros nas posições interiores, Jamal Murray e Michael Porter Jr. beneficiaram da gravidade de Jokić a criar na zona dos cotovelos da área restrictiva, e nas poucas situações em que sofreu 2x1 o sérvio encontrou atiradores abertos.
No final do Q3, Nikola Jokić tinha marcado ou assistido 69 dos 84 pontos dos Nuggets. Os Heat tinham 63 pontos no total. Jokić terminou a partida com 27 pontos, 10 ressaltos e 14 assistências, tornando-se o segundo jogador a assinar um triplo-duplo na estreia nas finais da NBA (Jason Kidd, 2002).