🏀 A única esperança portuguesa na ACB
Depois da saída de Rúben Prey do Joventut e da dispensa de Diogo Brito pelo promovido Lleida, Travante Williams é o único luso que poderá manter a representação nacional na principal liga espanhola.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além da newsletter de fim-de-semana e de outras publicações gratuitas, oferecemos conteúdos premium, como a rubrica áudio Queta Report, a secção de artigos de Análise vídeo, participação em Q&As mensais e acesso a salas de chat exclusivas.
Siga-nos no X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp.
🇵🇹 Travante Williams de saída do Manresa, mas de olho na ACB
De possíveis três para apenas um… ou mesmo nenhum. A liga ACB, principal campeonato espanhol considerado o melhor do mundo exceptuando a NBA, pode perder toda a representação portuguesa em 2024-25.
Rúben Prey, o 15.º português da história a jogar na ACB, foi anunciado em junho como reforço da universidade de St. John’s e vai rumar à NCAA, enquanto Diogo Brito abandonou o Lleida, após a promoção ao topo do basquetebol espanhol, e já foi oficializado pelo Ourense, da Primera FEB. No emblema da antiga LEB Oro, segundo escalão do país vizinho, Brito será colega de Rafael Lisboa e treinado pelo ex-selecionador nacional Moncho López.
A única esperança de Portugal manter representação na ACB é Travante Williams, extremo internacional luso que festeja 31 anos esta segunda-feira. “Toni Toni”, que esta época se juntou ao restrito lote de portugueses com passagem pela ACB, está de saída do Manresa, numa decisão que gerou insatisfação entre os adeptos do clube, mas quer continuar a jogar na principal liga espanhola, como confessou em entrevista à Federação Portuguesa de Basquetebol.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Down Goes TNT -
📝 How an NBA sixth man built a $600M empire - Baxter Holmes (ESPN)
📝 The WNBA is finally getting the love it always deserved -
(SB Nation)📼 How I prepare for the season (part 1) - D’Angelo Russell
📼 DO NOT Underrate Cameron Boozer | Prospect Analysis - Ben Pfeifer
🧮 Sopa de números
Tudo sobre o novo acordo de direitos televisivos da NBA.
📱 Post da semana
📸 Bate-chapas
Três talentos geracionais na mesma foto.
🗓️ Marcado na pedra
1 de agosto de 1936 | Vinte e duas nações marcaram presença no primeiro torneio olímpico de basquetebol, nos Jogos Olímpicos de Berlim.
☕ Conversa de café
Episódio especial do podcast Bola ao Ar, em dose dupla, com os nossos amigos do Cefé Belgrado, sobre a última época da NBA, de que forma se olha no Brasil para um português na liga norte-americana, e os Jogos Olímpicos de 2024.