🏀 A razão da subida dos Lakers no Oeste
Mesmo sem contar com o contributo de LeBron James, lesionado, os Los Angeles Lakers têm a melhor defesa da NBA desde o «trade deadline» e apontam a uma presença nos playoffs que parecia improvável.
🚨 Como as nossas newsletters são muito longas para as caixas de e-mail, é recomendável abrir num navegador (clique no título) ou na app da Substack, disponível para iOS e Android (link em baixo).
📼 Lakers nos playoffs? Só há uma forma
São sete vitórias nas últimas dez partidas para uma equipa que perdeu LeBron James por lesão no meio desse caminho, mas que não parou de vencer. E fê-lo do lado defensivo, tornando-se a melhor defesa da liga após a trade deadline.
Os Los Angeles Lakers estão em posição de play-in e com boas chances de chegarem aos playoffs. A boa defesa da equipa orientada por Darvin Ham nas últimas semanas explica a subida na classificação, mesmo sem contar com LeBron James, e o António Dias mostra porquê.
📏 Será que o tamanho importa?
Interessará mesmo esgrimir argumentos para listar os melhores jogadores de sempre? Será isto assim tão importante quando há uma panóplia de temas muito mais fracturantes a gravitar à nossa volta: a crise na habitação; a inflação; a guerra; ou, e de uma vez por todas, aferir se o tamanho importa.
O Diogo Santos quis confirmar se o tamanho é ou não importante para definir quem são os melhores jogadores da NBA.
👑 Quetalândia: Playoffs da G League praticamente garantidos
Os Stockton Kings continuam num excelente momento e somam, nesta altura, cinco vitórias consecutivas e um registo global de 19V-6D, que os coloca na liderança da conferência Oeste da G League. Esta semana, os californianos jogaram apenas um dos dois jogos agendados frente aos Westchester Knicks, uma vez que o último foi adiado devido ao mau tempo em Sacramento e Stockton, que provocou uma fuga no telhado do pavilhão.
Para Neemias Queta, o único jogo da semana foi de confirmação da capacidade all-around do português, já que somou 16 pontos, 5 ressaltos, 6 assistências, 2 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento, naquele que foi o 8.º jogo oficial da época (Showcase Cup + Regular Season) com 5 ou mais assistências. Com 7 jogos por disputar na fase regular, os Kings têm 5.5 jogos de vantagem sobre as primeiras equipas fora dos lugares de playoffs, o que deixa praticamente assegurada a qualificação para a fase a eliminar da temporada.
Em Sacramento, Neemias recebeu por estes dias a visita de uma larga comitiva de portugueses - jornalistas, influencers e vencedores de um passatempo promovido por uma marca ligada ao internacional luso - e, numa sessão de perguntas e respostas nas redes sociais, reiterou a vontade de se fixar em definitivo na liga norte-americana.
"Onde me vejo daqui a dois anos? Vejo-me a jogar na NBA, a evoluir de maneira a encontrar um lugar constante numa rotação e a usufruir disso para deixar o meu nome marcado na NBA." - Neemias Queta
É já esta semana que vamos viajar para os EUA para ver jogar Neemias Queta e confirmar a evolução que o primeiro português de sempre na NBA tem registado ao longo destes dois anos. Fiquem atentos aos conteúdos que vamos partilhar aqui no Substack, entre as newsletter gratuitas e os conteúdos para assinantes pagos, como o que publicámos há dias sobre as duas estatísticas avançadas de Neemias de que ninguém fala e que podem ser decisivas na continuidade do poste de 2,13 metros na melhor liga do mundo.
Próximos jogos de Neemias Queta & links YouTube
11/12 março, 01h00: South Bay Lakers vs. Stockton Kings
13/14 março, 01h00: Salt Lake City Stars vs. Stockton Kings
18/19 março, 00h00: Stockton Kings vs. Sioux Falls Skyforce
19 março, 20h30: Stockton Kings vs. G League Ignite (NBA TV)
22/23 março, 02h00: Stockton Kings vs. Mexico City Capitanes (ESPN+)
24 março, 18h00: Stockton Kings vs. Mexico City Capitanes
🇵🇹 Beatriz Jordão homenageada em Iowa State e Clara Silva cobiçada por Tennessee
Na Senior Night, que marca o final da carreira universitária para atletas da NCAA, a equipa da universidade de Iowa State homenageou a portuguesa Beatriz Jordão, que anunciou a retirada do basquetebol por motivos clínicos no final de 2022.
A tentar conquistar minutos em UConn está a base Inês Bettencourt, que se sagrou campeã do torneio da conferência Big East. Também Sara Barata Guerreiro, apesar de lesionada, festejou o título do torneio da Horizon League por Cleveland State. Outras atletas lusas, como Teresa Faustino (Western Kentucky), Filipa Barros (California Baptist) e a própria Beatriz Jordão, podem também levantar o troféu das respectivas conferências este fim-de-semana.
Quem pode estar a caminho do basquetebol universitário dos EUA é Clara Silva, que está no radar da universidade de Tennessee.
Já não é a primeira vez que a poste portuguesa de 16 anos e 1,98 metros é observada in loco, depois de elementos de equipas técnicas de inúmeras universidades norte-americanas terem marcado presença no Campeonato da Europa de sub16 femininos que decorreu em Matosinhos, no verão passado, para ver Clara e não só.
As Lady Vols, que formaram lendas do jogo como Candace Parker e Tamika Catchings, estarão a planear uma viagem a Espanha para observar a internacional lusa Sub16 que atua no Unicaja e que recentemente foi eleita MVP da 17.ª jornada da LF2, o terceiro escalão sénior do país vizinho.
É precisamente de Espanha que chegou, nos últimos dias, a notícia da eleição dos portugueses Maria João Bettencourt (Jairis), Sofia da Silva (Gernika) e Diogo Brito (Lleida) como MVPs das partidas das respectivas equipas.
🧵 Ganhar o fio à meada
Muita actividade no #NBATwitter tuga, com o Lucas Niven, o António Dias e o Martim Pardal a tricotarem casaquinhos de malha para o inverno. Vá, o Martim fez só um cachecol, mas é tão bom que tinha que estar aqui.
📚 Mesa de cabeceira
Nas leituras de fim-de-semana,
é obrigatória.Outras sugestões:
📝 Greg Oden’s Long Walk Home - Mirin Fader (The Ringer)
📥 March hits different - Kelly Dwyer (
)📝 His time is now: You can see Kawhi Leonard, but he doesn't care - Nekias Duncan (BasketballNews.com)
📝 Why The Clippers Haven’t Looked Like Title Contenders This Season - Jackson Frank (UPROXX)
📼 Analysing the new Dallas Mavericks Offense - X's and Joe's Basketball
📼 The Lakers Have a Secret Weapon… - AlexHoops
📝 More Cowbell! How the Kings Rejoined the NBA Elite - Chris Herring (Sports Illustrated)
📝 Miami Is Running Out of Time to Heat Up - Zach Kram (The Ringer)
📝 Next Contract Series: James Harden - Keith Smith (Spotrac)
📼 Bobby Portis Opens Up About His Second Chance In Milwaukee, Learning From Giannis & Much More - JJ Redick (The Old Man and The Three)
📝 Andrew Bernstein: The Photographer Behind Iconic NBA Photos - Phil Mistry (PetaPixel)
🧮 Sopa de números
A medida de um verdadeiro MVP.
📱 Tweet da semana
¡Gracias, Pau!
📸 Bate-chapas
Guarda de honra para Kyrie Irving.
🗓️ Marcado na pedra
9 de março de 2000 | Wilt Chamberlain, que jogou uma temporada com os Harlem Globetrotters antes de se mudar para a NBA, viu o seu número 13 ser retirado pelos Globetrotters na Overbrook High School, em Philadelphia, a alma mater de Chamberlain. Wilt, o primeiro Globetrotter a ter seu número retirado, é uma das cinco pessoas com laços aos Globetrotters a serem introduzidas no Naismith Memorial Basketball Hall of Fame.
☕ Conversa de café
No videocast NBA na SportTV, as últimas sobre um Oeste que está ao rubro, dentro e fora de campo: as actividades extra-curriculares de Ja Morant, a lesão de Kevin Durant e a retirada de camisola de Pau Gasol.
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, os surpreendentes Sacramento Kings e a bonita homenagem dos Los Angeles Lakers a Pau Gasol.
Na primeira edição da semana, a boa fase dos New York Knicks e a polémica em torno de Ja Morant.
Um mimo a fechar, porque o basquetebol não é tudo na vida. 💓