🏀 A mensagem subliminar de Neemias Queta
Elogiado por colegas e jornalistas, o poste português mostrou no All-Star da G League que está pronto para ajudar uma equipa da NBA. E disse-o, para quem quisesse ouvir.
🚨 Como as nossas newsletters são muito longas para as caixas de e-mail, é recomendável abrir num navegador (clique no título) ou na app da Substack, disponível para iOS e Android.
🖋️ A Oeste, tudo de novo
Este ano, com o plantel saudável, juntar-se-ão a Jokić e Gordon: KCP por Barton, Jamal Murray por Monte Morris, MPJ por Jeff Green, Bruce Brown por Austin Rivers e Christian Braun por ‘Bones’ Hyland. Não sei bem se é possível descrever a dimensão do fosso de qualidade entre os dois lotes de jogadores. E da última vez que vimos os Nuggets com saúde, foram à final de conferência; esta equipa é bastante melhor.
A conferência Oeste está ao rubro e o Lucas Niven fez uma espécie de power ranking de 13 das 15 equipas do Oeste - desculpem, fãs de Houston Rockets e San Antonio Spurs -, para lançar o último terço da fase regular da temporada.
👑 Quetalândia: Neemias gigante no jogo All-Star da G League
Neemias Queta foi um dos protagonistas no jogo das estrelas da G League, o Next Up Game, no último fim-de-semana. Quando se esperava que a bola estivesse mais tempo nas mãos dos ballhandlers, como é habitual neste tipo de jogos, o internacional português foi um dos que mais brilhou entre a elite da liga de desenvolvimento da NBA.
Exibindo todo o seu arsenal ofensivo, para além de ser um dos (poucos) que também quis defender, o poste luso foi o melhor jogador da Team Scoot e só não foi MVP porque a sua equipa perdeu frente à Team Garza por 178-162.
No final do jogo, Neemias deixou uma mensagem subliminar.
I feel like it shows that I'm definitely ready to come up and help a team and at the same time it's a great opportunity for me to showcase my talents.
“Help «a» team”. Pela primeira vez, Neemias Queta não falou exclusivamente dos Sacramento Kings como parte integrante do seu futuro e disse que pode ajudar uma qualquer equipa da NBA. A cumprir o segundo e último ano de contrato two-way, todos os sinais indicam que há interesse dos Kings em manter Neemias, mas os californianos podem esperar até à offseason para tomar uma decisão definitiva.
Nessa entrevista (vídeo em baixo), falou ainda da oportunidade única que é estar no All-Star, revelou as conversas com o treinador Mike Brown e o GM Monte McNair, e partilhou a felicidade por ter conhecido Ticha Penicheiro.
Os elogios a Neemias surgiram dos vários elementos dos Sacramento Kings presentes em Salt Lake City, mas nenhum foi tão expansivo como o lituano Domantas Sabonis em entrevista ao jornalista português Miguel Candeias.
Na imprensa de Sacramento, o jogão de Queta foi destacado para questionar se não fará sentido converter o contrato two-way do internacional português para contrato standard, numa peça assinada por Frankie Cartoscelli, beat writer dos Kings.
The second-year big man has spent most of the 2022-23 season in the G-League, but games like today’s have you wondering how long it will take for the team to upgrade Queta to a full NBA contract–especially with Sacramento’s dire need of rebounding and rim protection.
De regresso a Sacramento, Neemias voltou a jogar pela equipa da G League, e somou 20 pontos, 9 ressaltos, 4 assistências, 2 roubos de bola e 3 desarmes de lançamento na vitória de Stockton sobre os Ontario Clippers. No final, recebeu um abraço em português.
E num artigo sobre ligas fantasy, no site The Athletic, Neemias foi elogiado pelo seu trabalho de pés digno de bailarino.
Queta has excellent athleticism and moves well on the court. His footwork down on the block would make Baryshnikov nod approvingly, while he is an able and willing runner in transition. He’s more of a rim-running/occupy-the-dunker’s-spot big man, so he won’t be making it rain from downtown. That’s OK because in the Quetaverse, we are just witnesses.
🎧 Kings conservadores no mercado
Depois de terem mexido pouco no trade deadline, o foco dos Sacramento Kings pode ser o mercado buyout. Nesta rubrica áudio exclusiva para a newsletter, falo da estratégia conservadora dos Kings na abordagem ao mercado, dos nomes que ainda podem ficar disponíveis para o reforço da rotação interior, e o impacto que essas decisões podem ter no futuro imediato de Neemias Queta.
Próximos jogos de Neemias Queta na G League:
28 fevereiro, 19h00: Stockton Kings vs. Cleveland Charge
2/3 março, 03h00: Stockton Kings vs. Texas Legends (ESPN+)
4/5 março, 01h00: Stockton Kings vs. Texas Legends
🇵🇹 Rúben Prey reafirma vontade de continuar no Joventut Badalona
Depois de conquistar o MVP do Next Generation Tournament da Grécia, Rúben Prey foi um dos 40 talentos mundiais convidados pela NBA para participar no Basketball Without Borders Global Camp, durante o fim-de-semana All-Star, em Salt Lake City.
Pascal Siakam, Lauri Markkanen e Jose Alvarado foram alguns dos jogadores da NBA que passaram pelo campus e deixaram palavras de incentivo aos prospects que estiveram sob o olhar atento de executivos e scouts das 30 equipas da liga.
Em declarações ao Mundo Deportivo, Prey mostrou-se feliz no Joventut e voltou a sublinhar que, para já, quer continuar o seu desenvolvimento no clube espanhol.
Sí, mi ilusión es abrirme camino en la Penya. No tengo ninguna queja del club, me apoyan en todo lo que hago, me han estado ayudando toda la temporada, están muy encima de mí para que mejore y estoy muy contento. Tengo que mejorar algún aspecto técnico, pero me veo como un ‘4’ o un ‘5’.
E, na opinião do scout
, que também marcou presença em Salt Lake City, o português de 18 anos é um dos europeus com potencial NBA.Prey has NBA potential and could carve out a role as a rim protector and rebounding specialist, but he’ll need to get stronger and add to his offensive game.
Fora de campo, o fim-de-semana All-Star foi de (re)encontro para vários portugueses de destaque no basquetebol nacional. Carlos Barroca, Ticha Penicheiro, Mery Andrade, Inês Vieira, Rúben Prey e Neemias Queta juntaram-se em Salt Lake City para uma fotografia que transborda talento em cada pixel.
📼 Scoot Henderson, rei do pintado
Novo vídeo no canal de YouTube do Borracha Laranja, em que Nuno Soares destaca a capacidade de finalizar na área restrictiva de Scoot Henderson, base dos G League Ignite que deve ser a 2.ª escolha do draft da NBA de 2023.
📚 Mesa de cabeceira
A versatilidade defensiva de Jaren Jackson Jr., por
.Outras sugestões:
📝 Preparing for the NBA's Victor Wembanyama revolution - Brian Windhorst e Jonathan Givony (ESPN)
📼 The Most Interesting Offense in the NBA - thunderxp
📝 The Best 3&D Wings Aren’t Who You Think -
()📝 Josh Green is the big X-Factor in the Mavericks’ playoff dreams - Jackson Frank (SBNation)
🧮 Sopa de números
Bar aberto em Los Angeles.
📱 Tweet da semana
Diana Taurasi em Paris 2024?
📸 Bate-chapas
Os Portland Trail Blazers, de Drew Eubanks, estão em queda no Oeste.
🗓️ Marcado na pedra
28 de fevereiro de 1967 | Wilt Chamberlain falhou o primeiro lançamento de campo num período de quatro jogos, durante a vitória da Philadelphia sobre Cincinnati por 127-107, e encerrou uma sequência recorde da NBA de 35 lançamentos de campo consecutivos.
☕ Conversa de café
Episódio especial de duas partes, com João Dinis e Ricardo Brito Reis.
Na primeira parte, a exibição de Neemias Queta no jogo All-Star da G-League e o futuro promissor de Rúben Prey, de apenas 18 anos, que também marcou presença em Salt Lake City.
Na segunda parte, o rescaldo dos concursos e do jogo All-Star, a chegada de Kevin Love aos Miami Heat e a confirmação de Russell Westbrook nos Los Angeles Clippers.