🏀 A discussão do prémio MVP está melhor dentro do que fora do campo
Nikola Jokić, Joel Embiid e Giannis Antetokounmpo são os três candidatos a uma distinção que, esta temporada, tem merecido debate acalorado e, por vezes, cego.
🚨 Como as nossas newsletters são muito longas para as caixas de e-mail, é recomendável abrir num navegador (clique no título) ou na app da Substack, disponível para iOS e Android (link em baixo).
🖋️ A toxicidade do debate de MVP
Os fãs do Embiid não param de dizer mal da defesa do Jokić, os fãs de Giannis questionam-se porque é que ele é imune a ‘voter fatigue’ e os fãs de Jokić ficam defensivos e disparam para todos os lados.
A incerteza na corrida ao prémio de MVP tem tornado a discussão sobre o tema mais tóxica, este ano. O Pedro Quedas insurge-se contra os que preferem “vomitar veneno sem filtro” em vez de ficarem felizes pela emoção à volta de uma distinção que está longe de estar decidida.
👑 Quetalândia: Outra vez arroz?
A suspensão por um jogo de Trey Lyles e a doença de Richaun Holmes levaram à chamada de Neemias Queta à equipa principal dos Sacramento Kings. O poste esteve no banco nas partidas frente a Chicago Bulls e Brooklyn Nets, mas não foi utilizado pelo treinador Mike Brown e já voltou a Sacramento, para se juntar aos Stockton Kings, que têm um back-to-back este fim-de-semana.
A chamada de Neemias à “piscina dos grandes” foi mais do que justificada, depois de duas das melhores exibições da época na liga de desenvolvimento da NBA e que ajudaram a assegurar a qualificação para os playoffs, fase a que os Kings não vão desde 2018-19.
A primeira dessas exibições monstruosas (23 pontos, 14 ressaltos e 6 desarmes de lançamento na vitória sobre os South Bay Lakers) foi considerada uma das “Top Performances” da semana pela própria G League.
E a outra foi provavelmente a segunda melhor prestação individual da temporada do português depois dos 38 pontos e 18 ressaltos contra os Santa Cruz Warriors de James Wiseman, ainda na Showcase Cup. Desta vez foram 31 pontos (incluindo 8 afundanços) e 12 ressaltos no triunfo sobre os Salt Lake City Stars.
A semana dominante coroada com números de excelência mereceu um tweet especial de um Neemias Queta pouco dado a redes sociais.
E a agência que representa o português de 2,13 metros destacou a liderança de Queta numa métrica avançada da empresa de analytics Cerebro Sports.
De acordo com o site da Cerebro Sports, “o C-RAM exibe a qualidade do desempenho dos jogadores num formato rápido e fácil de ler, com pontuações que variam de 0 a 10+, e medalhas codificadas por cores concedidas em determinados limites de desempenho”. Mais detalhes sobre a fórmula aqui.
Ainda esta semana, Neemias foi tema de capa no jornal Record, com uma grande entrevista onde afirmou que o seu objectivo é estabelecer-se na NBA e “ser um jogador importante numa equipa que venha a ganhar títulos”. O treinador de Stockton, Bobby Jackson, também falou para o jornal desportivo e disse ter a certeza que o gigante português vai ficar na principal liga norte-americana.
A fase regular da G League termina na próxima semana e a equipa do internacional luso, que vem numa série de oito vitórias consecutivas, tem mais quatro jogos para manter a liderança da conferência Oeste. O Borracha Laranja já está nos EUA e vamos acompanhar alguns destes últimos jogos da fase regular e falar com o “nosso” Neemias.
Próximos jogos de Neemias Queta & links YouTube
18/19 março, 00h00: Stockton Kings vs. Sioux Falls Skyforce
19 março, 20h30: Stockton Kings vs. G League Ignite (NBA TV)
22/23 março, 02h00: Stockton Kings vs. Mexico City Capitanes (ESPN+)
24 março, 18h00: Stockton Kings vs. Mexico City Capitanes
🇵🇹 Pele de galinha, os primeiros pontos e Cristiano Ronaldo
Admito que antes de entrar no palco estava a fazer-me de forte, mas mal vi a quantidade de pessoas a assistir a pele de galinha atacou-me. Foi uma enorme mudança passar de poucas dezenas para 12,000 espetadores.
Com uma época de estreia na NCAA recheada de momentos para recordar, a base portuguesa Inês Bettencourt faz questão de nos contar como têm sido os últimos meses em UConn.
Na Europa, há outras portuguesas em plano de evidência pelo gene clutch. Maria João Bettencourt foi decisiva para manter vivas as esperanças das espanholas do Jairis de continuar na LF Endesa…
… e Raquel Laneiro marcou um game-winner para fechar mais uma enorme exibição na Islândia.
💎 As futuras estrelas da NBA estão aqui
O António Dias, o Nuno Soares e o Artur Freitas lançaram a 3.ª edição da DRAFT GEMS, revista digital mensal sobre os prospects que podem vir a ser as próximas estrelas da NBA. Desta vez, Scoot Henderson, Jalen Hood-Schifino, Jett Howard, Bilal Coulibaly e muitos outros. E o download, como sempre, é gratuito.
📚 Mesa de cabeceira
Mais uma masterclass de Ben Taylor (Thinking Basketball).
Outras sugestões:
📊 2023 NBA Draft Big Board - Swish Theory
📝 Is Jalen Williams Becoming the Co-Star SGA Needs? - Mat Issa (Opta Analyst)
📝 Scottie Barnes is one of the world’s best passers - Samson Folk (Raptors Republic)
📼 How Brook Lopez Turns Defense Into a Math Problem - AlexHoops
📼 The Rise of Jaden McDaniels - AlexHoops
📝 What should be the games-played minimum for NBA awards? - Nekias Duncan (Basketball News)
🧮 Sopa de números
Intangíveis.
📱 Tweet da semana
Segunda oportunidade para Ja Morant.
📸 Bate-chapas
Precisas de um mapa, Joe?
🗓️ Marcado na pedra
25 de março de 1973 | Os Philadelphia 76ers registaram a pior marca da história da NBA com 9 vitórias e 73 derrotas. Roy Rubin (4-47) e Kevin Loughery (5-26) dividiram as tarefas de treinador de Philly nessa temporada.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, os melhores matchups para os playoffs no Este e o que se passa com os Boston Celtics.
Na primeira edição da semana, os melhores matchups nos playoffs no Oeste e a corrida ao prémio de MVP: Joel Embiid e Giannis Antetokounmpo ainda têm uma palavra a dizer?