🏀 2022, o ano de Neemias
Virámos a página no calendário e deixámos 2021 para trás. Nas memórias, o momento em que os Sacramento Kings anunciaram a 39.ª escolha do draft da NBA. Se 2021 foi o ano em que tivemos um português na melhor liga de basquetebol do mundo, 2022 promete ser o ano em que Neemias Queta vai mostrar todo o seu valor.
Que seja um ano em grande para Neemias, porque isso significa que será um Feliz Ano Novo para todos os amantes do jogo!
🏀 Quetalândia: Neemias Queta no All-Star Game? Nim.
Está a decorrer uma campanha espontânea no Twitter para levar o português Neemias Queta ao All-Star da NBA. Votar faz sentido? Sim. O poste luso vai ao jogo das estrelas? Claro que não.
Os votos do público contam 50% para os resultados finais. A esses, serão acrescentados os votos dos jogadores (25%) e dos ‘media’ (25%), portanto o português não tem hipóteses de ser escolhido.
Então por que razão devemos votar no Neemias? Porque o jogador nascido em Lisboa colocou Portugal no mapa pela primeira vez em 76 anos de NBA e o mínimo que podemos fazer por ele é colocá-lo na lista de atletas mais votados.
A contagem de votos do público terá três momentos de divulgação: 6, 13 e 20 de janeiro. Os votos contam a dobrar nos dias 7, 13, 17 e 20 de janeiro, e a votação termina a 22 de janeiro.
É possível votar no Neemias todos os dias, no site da NBA ou no Twitter. Cada tweet com as hashtags #NeemiasQueta e #NBAAIIStar conta como voto, assim como todos os retweets.
📋 O futuro dos Orlando Magic passa por Franz Wagner
As lesões e as muitas ausências no protocolo da covid-19 dos Orlando Magic abriram espaço e deram mais responsabilidades ao rookie Franz Wagner. O António Dias mostra como o alemão está a aproveitar as oportunidades para se afirmar como um dos melhores estreantes da época.
A orquestra de Wagner - Borracha Laranja — borrachalaranja.pt
🎧 Diário de Bordo | Draft '22 - episódio #6
Na mais recente edição da sua rubrica áudio, o Nuno Soares faz resoluções para 2022 para três prospects: Paolo Banchero, Chet Holmgren e Jabari Smith.
🏆 Faz de Contas
NBA Fantasy, por Márcio Martins
Com o número de jogadores em protocolo sanitário a atingir a casa das centenas, os plantéis e as rotações das equipas estão mais imprevisíveis do que nunca. No meio de tantas ausências, alguns jogadores secundários têm aproveitado para fazer os melhores números das suas carreiras. Números que, provavelmente, não manterão quando (ou se) as equipas voltarem a ter toda a gente disponível. Por isso, este pode ser o melhor momento para os trocar e conseguir o máximo retorno por eles. Aqui ficam alguns que vale a pena considerar trocar:
Kemba Walker
Depois de uma semana estratosférica, Walker regressou à Terra no último jogo. Por isso, podem já ir tarde para conseguir o máximo retorno por ele, mas é de tentar. Afinal, ele nunca mais vai estar tão bem cotado como agora.
Tyrese Haliburton
Os números de Haliburton eram bons antes desta vaga de covid-19 e continuarão a ser bons depois. Mas não serão tão bons como agora. Mas se algum dos vossos adversários numa liga acreditar que sim, podem conseguir alguma truta por ele.
Patty Mills
Outro que tinha bons números antes e que, no papel de sexto homem, continuará a ter bons números ao longo da época. Mas não com a regularidade com que os estava a fazer agora. Harden já regressou e Mills já viu a sua produção baixar nos últimos dois jogos, por isso, se o quiserem trocar é agora.
Franz Wagner
O caso de Wagner não é tão óbvio como os anteriores. Numa equipa dos Magic em reconstrução total e a pensar no draft, o rookie vai ter amplas oportunidades e minutos até ao final da época (e quanto mais avança a temporada, mais poderá ter). Mas não continuará a marcar 30 pontos por noite. E, como sabemos, os rookies muitas vezes quebram no final da temporada. Por isso, esta pode ser a melhor oportunidade de o trocar por alguém mais seguro.
🛏️ Sugestões de fim-de-semana
Esta semana, uma análise de Matt Powers (The Stepien) sobre os melhores postes da classe de rookies de 2022, um documentário do New York Times sobre Lusia Harris, a única mulher a ser escolhida no draft da NBA e uma thread de Todd Whitehead (Synergy Basketball) com os melhores artigos de 2021.
A Taxonomy of Rim Protectors - The Stepien — www.thestepien.com
📱 Tweet da semana
Um recado, em jeito de brincadeira, de Carmelo Anthony para LeBron James.
🗓️ Marcado na pedra
6 de janeiro de 1951 | Os Indianapolis Olympians venceram os Rochester Royals, por 75-73, após seis prolongamentos, naquele que foi o jogo mais longo da história da NBA.
🎧 O que vai acontecer na NBA em 2022?
No episódio desta semana do podcast Bola ao Ar, o João Dinis e o Ricardo Brito Reis olham para a sua bola de cristal e tentam desvendar o que vai acontecer na NBA em 2022, com destaque para os Golden State Warriors, o treinador Gregg Popovich, o «general manager» LeBron James, a maldição de Trae Young, e o futuro de Jaylen Brown e Kyrie Irving.
"Bola ao Ar" - s3e14 - Previsões e presságios para 2022 — borrachalaranja.pt
📽️ O melhor de 2021: um sonho português tornado realidade
No ano em que o primeiro português de sempre foi escolhido no draft da NBA, o documentário ‘Dream Big: Neemias Queta‘ apresentou o basquetebolista em todo o seu percurso e as dificuldades por que passou até chegar à NBA.
«Dream Big», o documentário que mostra o sonho de Neemias Queta (VÍDEO) — borrachalaranja.pt